Capa livro x Capa filme

24 de março de 2012

Capas de livros com imagens dos filmes baseados neles...
Fico pensando... Acho que tem quem não se importe em ter um livro com a capa do filme...
Mas me pergunto: E quem não gosta? E quando o livro é de alguma coleção em que só o primeiro livro virou filme, a editora muda a capa pra do filme, recolhe todas as edições com a capa original obrigando quem "compra atrasado" engolir aquela capa e fica aquela coisa mais sem combinar?

Claro que existem MUITAS capas de filme, em que a grande maioria é ridícula, mas aqui, deixo alguns exemplos de algumas capas que odiei:

A Bússola de Ouro - Phillip Pullman
A Bússola Dourada
No caso do livro A Bússola de Ouro, por se tratar de uma trilogia, o segundo e terceiro livro não viraram filmes, e as capas continuaram as antigas, porém, a capa do primeiro livro, essa daí com o cabeção do urso nas geleiras, foi extinta e não se acha mais... Até em sebos é difícil. Então fica essa coisa mais nada a ver... a trilogia com o primeiro livro com essa capa de filme, e os outros normais.... Ridículo isso... estraga a coleção do leitor que se importa com esse tipo de coisa... Fiquei tão injuriada de não conseguir encontrar a trilogia fronteiras do universo com as capas combinando, que fui atrás das capas mais antigas ainda, em que o nome ainda era A Bússola Dourada... E foi até bom, pois o termo "daemon" original está lá, lindo, na edição antiga, em vez do "dimon" que inventaram sabe-se lá Deus por qual motivo... Frescura, só pode...


Água para Elefantes - Sara Gruen
Ainda bem que comprei Água para Elefantes pouco tempo depois de lançado, com a capa original, e numa promoção em que saiu por R$9,90! Achei totalmente NADA A VER essa capa do filme... E fora que a personagem Marlena no livro tem cabelo castanho, né? E essas madeixas loiras de Reese avacalharam o esquema... rsrsrs


Eu Sou A Lenda - Richard Matheson
Ainda não comprei esse livro por não ter encontrado o que tem essa capa preta... Amo Will Smith de paixão.. O homi é um gato! rsrsrs
Mas não tem nada a ver ele na capa do livro, sorry...


O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien
Já tenho a trilogia do Senhor dos Anéis com os 3 volumes separados, mas ainda pretendo comprar o volume único, com a capa original, claro, pra combinar!


Um Dia - David Nicholls
Quando comprei o livro "Um Dia", quase morri de desgosto, pois comprei achando que receberia o livro com a capa original, e recebi o bendito com a capa do filme... Pra mim foi a mesma coisa que comprar uma coisa e receber outra! Tentei trocar, mas de acordo com a loja, só tinham disponível a edição com capa do filme e a capa original não estava mais disponível. Até entrei em contato com a própria editora, questionando esse absurdo, mas o livro vai continuar sendo o da capa do filme mesmo, e eles não tem a ideia em mente de voltarem a disponibilizar a capa original...



Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden
Sinceramente, dependendo do livro até que não importo se a capa for a do filme, tipo Memórias de Uma Gueixa, por exemplo. Pelo menos a capa não faz nenhuma referência ao filme, com nomes dos atores e afins... Mas como tenho um gosto por capas originais, ainda vou comprar esse livro com a primeira capa... Afinal, além de ler, também gosto de colecionar.




Acho que as editoras dão uma baita mancada em lançar esses livros com capas de filmes e retirar de circulação os livros com as capas antigas. Deveriam nos dar opção pra escolher, afinal, cada um tem seu gosto... E eu prefiro comprar o livro usado mas com a capa que eu quero, do que novo com capa de filme horrorosa....

10 comentários

  1. Nossa senhora, quanta capa linda! kkk'
    Todas são maravilhosas, mas geralmente eu gosto mais das capas originais mesmo, trazem mais da história narrada, contém mais significação.
    Mas o livro "Memórias de uma Gueixa" as duas capas são igualmente maravilhosas.
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://linhasdeencanto.blogspot.com/
    @Julymg2

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!
    Mas prefiro as capas dos livros, exceto "Eu sou a lenda"!!!
    Amo a capa do livro "Senhor dos anéis"!!!

    Beijinhos
    Chrys
    http://todaaliteraturadomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Detesto TO-DAS as capas que são trocadas por imagens dos filmes. Nunca compraria.

    A do Eu Sou a Lenda ainda é pior, pois o filme nada tem tem a ver com a história do livro, nem o final, nem "a lenda" que ele se torna.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, Wic.
    Filme baseado em livro, com mudança demais, é outra coisa que me irrita do fundo do coração.

    ResponderExcluir
  5. E o pior é quando as melhoras coisas dos livros são gravadas, mas vão para as cenas deletadas das adaptações :/ !!!

    ResponderExcluir
  6. Desta vez eu prefiro as capas dos filmes, são mais bonitas e bem elaboradas '-' Parece que eles capricham mais rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Devo admitir que tem capas que ficam lidas na versão filme como A História de uma gueixa, mas sempre prefiro a capa original, pois com a capa do filme da a imprensam de que você imagina os personagens exatamente como os da capa não dá muita liberdade pra imaginação e o original é sempre melhor.

    ResponderExcluir
  8. Eu não tenho preconceito com a capa de filme, contanto que não seja tão feia. Tenho os Água para Elefantes e Um Dia com a capa do filme, e ado eles aauhauaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Para mim capa de filmes tira a originalidade do livro. :(

    ResponderExcluir
  10. Na maioria das vezes, concordo que aquela edição "capa do filme" pode estragar a essência do livro, mas felizmente nem sempre é assim.
    Eu por exemplo prefiro a capa do filme d'O Senhor dos Anéis do que a original: acho mais elaborada, um tom mais épico, do que ter somente um personagem ali – apesar de que o desenho em si é bem bonito e remete às capas das edições antigas.
    Outras capas, tipo A Garota no Trem, da Paula Hawkins, nem mudam muito o significado, não ficam muito ruins - prefiro a capa do filme.
    Mas por exemplo em Garota Exemplar, achei totalmente sem graça, assim como em Lugares Escuros, os dois da Gillian Flynn. Prefiro mil vezes a capa original, e ainda digo a mesma coisa para Objetos Cortantes, apesar de gostar muito da atuação da Amy Adams e daquela atriz que atua como a mãe da protagonista, felizmente eles fizeram só uma jacket.

    ResponderExcluir