Título: Destino
Autor: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Gênero: Distopia/Juvenil/Romance
Ano: 2011
Páginas: 240
Nota: ★★★★☆
Sinopse: Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade. Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.
Resenha: Imagine viver num mundo onde o governo - nesse livro intitulado Sociedade - decide todos os passos de sua vida... Tudo mesmo: desde o que você come, com o que trabalha, com quem se casa, quantos filhos terá e até quando irá morrer... É nesse mundo que Cassia vive e, pra ela, isso é o mais correto e justo pois só assim as pessoas podem aproveitar suas vidas e viver plenamente.
Cassia acabou de completar 17 anos, e nessa fase da vida, ela e o restante dos jovens que também completaram essa idade, aguardam ansiosos pelo "Banquete do Par", pois é nele que a Sociedade irá anunciar, depois de minuciosas avaliações de personalidade à genéticas, quem é compatível com quem.
Ela fica aliviada quando o rosto de Xander, seu melhor amigo desde a infância, aparece no telão, pois assim, não correria o risco de se casar e constituir família com algum estranho, por mais que eles combinassem perfeitamente...
Cassia, assim como todos os outros jovens, recebe o "cartão de instruções" agora que seu par já foi definido a fim de saber mais sobre ele e seus gostos,
Ela passa a querer investigar e saber mais por qual motivo houve esse "erro" e acaba se surpreendendo a medida que vai descobrindo as coisas e, por curiosidade, se aproximando de Ky (sempre às escondidas) a fim de conhecê-lo melhor, desafiando a Sociedade com a ideia de "poder escolher", coisa que ninguém nunca teve.
Enfim, comecei a ler Destino sem muitas expectativas depois de ler várias resenhas dizendo que a história é mediana e não é lá grandes coisas, mas esse livro conseguiu me prender e me agradar. A narrativa não foi cansativa, foi sempre direta e objetiva, mesmo que Cassia às vezes se demonstrasse um pouco songa ou injusta com Xander quando se aproximava de Ky.
Apesar de Xander ter sido descrito como melhor amigo, perfeito, companheiro para todas as horas e marido ideal, não foi tão bem trabalhado como eu gostaria que tivesse sido, afinal, ele foi o par escolhido e gostei do rapaz! Ky já é cheio de mistérios com essa história de aberração
Mas entendi que a autora quis criar esse triângulo amoroso "morno" a fim de abordar uma personagem, a princípio completamente sem graça e submissa (o que pra mim justifica suas atitudes muitas vezes previsíveis e imaturas), que enfim vai desafiar a Sociedade partindo da ideia "e se eu pudesse escolher?"
Acabei dando um voto de confiança para Cassia se mostrar mais "adulta" no próximo livro, afinal, a menina vivia como escrava da Sociedade e depois do erro é que começou a se descobrir e ter vários questionamentos proibidos, inclusive amorosos...
Outra coisa que não posso deixar de comentar, é a questão da Sociedade controlar a vida das pessoas de forma que qualquer deslize seja motivo para as casas serem invadidas e as pessoas inocentes serem agredidas e presas só para mostrar quem é que manda. Isso me assusta! o_O
Como se trata do primeiro volume da trilogia, esse livro, ao meu ver, foi mais uma introdução do que está por vir, então acredito que o que deixou a desejar será esclarecido nos próximos.
Eu gostei bastante do livro e logo logo vou ler a continuação: Travessia.
Comprei os dois da coleção e deve estar pra chegar, to curioso pra ler pois gosto muito de Distopias
ResponderExcluir. Um beijo
http://tematoa.blogspot.com.br/
Tenho esse livro na minha estante a 1 ano mas ainda não li =/ preciso conseguir um tempinho para ele, parabéns pela resenha!!!
ResponderExcluirOi Flavinha!
ResponderExcluirGostei muito do que disse sobre o livro, parece ser muito bom.
Li algumas opiniões negativas em relação ao próximo, espero que não, pois a saga tem tudo pra dar certo.
Bjos!
Cida
http://www.moonlightbooks.net/
Tive o mesmo sentimento de ser uma introdução. Espero que nos próximos alguns pontos soltos sejam esclarecidos :) Parabéns pela resenha!
ResponderExcluirBeijos,
http://paraisocaotico.blogspot.com.br/
Nossa, esse livro parece ser realmente muito bom. Gostei demais da capa >.< E daqui também :)
ResponderExcluirVisita-me?
;*
Eu amei a sua resenha! Fiquei com muita vontade de ler o livro. Achei a história super criativa! Gostei, mesmo! (:
ResponderExcluirhttp://chicklitobsession.blogspot.com.br/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDigo e repito que adoro esse estilo de livro! ^^
ResponderExcluirEstou lendo "Delírio" agora que segue essa mesma linha ,e estou amando,adorei sua resenha,pretendo ler esse depois! :)
strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br
As capas da série chamam atenção e te desperta curiosidade. Todas as resenhas que eu li falaram coisas boas sobre esse livro, então deve ser ótimo, não é? rsrs.
ResponderExcluirTava tendo uma promoção na Submarino, os 2 primeiros livros estavam por 26 reais! Não sei se eles ainda estão em promoção...
Beijokas :*
http://myllokasecret.blogspot.com.br/
Desde quando lançou esse livro tenho muita vontade de ler, mas ainda me falta oportunidade.
ResponderExcluirhttp://enfimshakespeare.blogspot.com.br/
pelo que ja me disserma é bom mesmo esse livro
ResponderExcluirhttp://garotoonerd.blogspot.com.br
Eu gostei da capa! ^^ Quero ler esse e os próximos também. Achei criativo.
ResponderExcluirUm beijinho. <3
Seguindo aqui.
agarotaqueamaler.blogspot.com.br
Oi!!!
ResponderExcluirLembra de mim, o Vinícius do Jovem, Tolo, Feliz?
Vim aqui avisar que o blog mudou de nome e link.
Agora atendemos por Livros e Rabiscos e somos acessados pelo endereço www.livroserabiscos.com
Espero que continue acompanhando as novidades e visitando!!
Beijos...
Oi, O livro parece bem interessante e futurista, ter sua vida toda ja preparada pelo governo até prece que futuro daqueles que acreditam nessa bobagens acontecendo. Mas enfim, o mistério do erro do garoto escolhido para a personagem principal, é empolgante. Fazer tudo escondido.. realmente me chamou bastante atenção, com certeza vem um romance ai!!!
ResponderExcluirUal, essa história parece d+. Gostei muito dessa proposta, vou ler o quanto antes.
ResponderExcluirFiquei bem curiosa sobre o livro. Depois de "Jogos Vorazes" estou com uma fixação enorme em livros distópicos. haha...
ResponderExcluirGostei bastante da sua resenha, me fez querer ler o livro logo. :D
Beijos!
http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/
Pouco após o lançamento do livro recebi um email da Saraiva Indica,mostrando esse livro e outros,lembro que cheguei a achar a capa bem interessante por ser uma menina dentro de uma bolha,mas acabei deixando pra lá e preferindo comprar antes que eu vá. Mas,não havia esquecido o livro.. lembrava as vezes da capa,mas esquecia totalmente o nome direitinho.. e quando vejo aqui a promoção me deparo com o livro que um dia tanto quis e havia esquecido o nome.. essa foi a primeira vez que li a resenha/sinopse.. e parece ser curioso pelo ponto de vista dessa 'Sociedade' e ser tudo tão futurístico..admito só que fiquei com meio 'pulga atrás da orelha após ler' pq não sei se é daqueles livros que são bons,ruins ou medianos.. mas,pelo menos é uma triologia,então espero não me decepcionar :)
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirEstou com muita vontade de ler este livro, assim que tiver a oportunidade irei dar uma chance a ele.
Bjins
www.dicasoutravessuras.blogspot.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu nunca li esse livro, mas vi que tava numa super promoção no Submarino ou nas Americanas, não lembro bem, juntamente com Travessia. Existe alguma lei que manda as personagens principais (ou a mocinha do triângulo amoroso) ser sem sal? Isso de um par perfeito lembra um pouco Delírio, em que seu par é escolhido também, apesar de eu achar que Destino surgiu antes, então fica parecido.
ResponderExcluirmaravilhosomundodetinta.blogspot.com.br
Hehe resenha ótima! Deu vontade de ler o livro, ah adoreei a capa dele tbm! :D
ResponderExcluirAchei interessante, deu-me curiosidade para entender o que é esse triangulo amoroso morno, kkk
ResponderExcluirtomara que eu os ganhe na promoção;
Sempre quis ler os livros dessa série, mas não comprei ainda :(
ResponderExcluirQueria ler!! tantos comentários bons!!
Beijos
Ann G. anngominho.blogspot.com
gostei
ResponderExcluiresses dias fiquei babando pelo livro na livraria, mas estava sem tempo($) rsrsrsr
ResponderExcluirgostei da resenha.
bjs.
Achei a temática desse livro bem diferente e criativa, por isso estou bem curiosa. Espero não me decepcionar e ter oportunidade de lê-lo em breve. :)
ResponderExcluirBeeeijos
Marina Oliveira
http://distribuindosonhos.blogspot.com
Meu deus, Já pensou se por um deslize vc fosse espancado 0_0 quero muito ler, estarei lendo em breve, sem contar que a capa dos livros são ótimas.
ResponderExcluirLivro fantástico, prende sua atenção do inicio ao fim, quero muito ler o segundo, distopia fantástica, vale muito a pena ler...
ResponderExcluirÉ realmente um livro muito interessante, até fiquei curiosa para ler... Abraços e valeu pelo comentário no meu blog.
ResponderExcluirhttp://www.ladomalucadeser.blogspot.com
Confesso que logo que este livro foi lançado eu não tive a menor vontade de ler ele, mas com o lançamento de Travessia minhas atenções se voltaram para ele e agora quero ter e ler os dois livros. Repensei em meu pré-julgamento, hehehe.
ResponderExcluirFaz um tempão que eu to de olho nesse livro
ResponderExcluirMas nunca tive oportunidade de ler
E amo distopias, ainda mais com essa capa
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com.br
Como não amar né ? Quero muito ler, todas as resenhas me fazem babar !!!!!
ResponderExcluirEu sou super fã de distopias. Não levava muita fé nesse livro, mas pelo que você disse na resenha a Cassia vai fazer o que as mulheres fizeram nos séculos XIX - XX, só que no futuro com problemas mais complexos. Espero que ela seja forte para lutar pelas escolhas que tem direito.
ResponderExcluirBjinhos
Se puder visita o Letras & Versos:
http://anna-gabby.blogspot.com/
Ainda não faz parte dos devorados pelos meus olhos.por isso não posso opinar sobre, mas estou participando
ResponderExcluirSempre foi apaixonada por fantasias e distopias, sempre tento ler o máximo de livros com esse gênero, e Destino e a sequência Travessia não são diferentes, adoro a capa e a história realmente me instiga a ler!
ResponderExcluirEu morro de vontade de ler o livro porque gosto quando os livros criam todo um mundo diferente com uma sociedade baseada numa tremenda ironia rs Foi assim com a série Feios de Scott Westerfeld... você passa a história toda vendo aquele humor subliminar, é muito legal.. fora que está mais do que na cara que ela vai criar um rebuliço danado se resolver ficar com a ''aberração'' xD
ResponderExcluirQuero muito ler este livro, sou fissurada em distopia!
ResponderExcluirNa verdade quero ler a trilogia, mas sei que por enquanto só há dois livros traduzidos aqui no Brasil, ainda estamos aguardando o último.
Já tinha visto outras resenhas sobre esse livro mais nunca parei para ler, achei ele diferente, e fiquei curiosa, achei interessante, acho q vale a pena ler.
ResponderExcluirAchei sua resenha mto boa.
Hoje em dia a vida das pessoas tb é controlada, só q de uma forma mas sútil..
ResponderExcluirEnfim, o livro parece ser bem legal!
bjs
Eu quero muito ler esse livro. Amei a resenha. A capa é linda e tudo chama a atenção, desde a sinopse!
ResponderExcluirBjs
Eunice Ely
Amor de livros
Gostei muito da sua resenha!
ResponderExcluirO livro parece ser muito legal.
Acho a capa muito fofa.
Bjs
Adorei a resenha, a algum tempo quero ler os livros dessa série porém ainda não tive oportunidade de comprá-los.
ResponderExcluirÓtima resenha adorei.
gostei da resenha, apesar de eu ter gostado mais do livro do que você, rs mas concordo no que diz respeito ao Xander... acho que ele não foi muito bem trabalhado, por isso não posso dizer se gosto ou não dele :/ e também não gostei muito do Ky, tão cheio de mistérios que eu até ficava impaciente! Mas depois ele foi melhorando, conforme se abria mais... Enfim, boa resenha, concordo com boa parte dela :)
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirNão li esse livro ainda, mas pela resenha ele parece bom ainda mais que tem uma continuação né. A unica coisa que acredito que eu não gostaria de viver em um mundo onde a gente não possa tomar nossas próprias decisões, ter que ficar a merce do que o governo vai programar para nossa vida.
Espero poder ler o livro. Beijão
Estou louca por este livro e Amei a resenha... me deixou com água na boca e vontade de querer saber mais!
ResponderExcluirBeijos Chrys
ainda não li este livro mas pelas resenhas deve ser o meu estilo de leitura, vou colocar na fila dos não lidos
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue bom que você gostou do livro, eu também já vi várias pessoas que acharam ele muito lento. Eu ainda tenho dúvidas se quero ou não lê-lo, afinal nunca li um livro com essa pegada futurista, que parece estar se tornando a nova modinha do momento, então não sei o que esperar dele. Uma coisa que odiei foram os nomes dos personagens... :/
ResponderExcluirMas tenho que admitir que a capa é linda demais, do Travessia mais ainda *-*
Achei interessante essa questão do governo decidir todos os passos da sua vida... O livro parece ser bom, gosto muito de distopias.
ResponderExcluirMuito bem escrita a sua resenha, bjs.
Este livro é para mim super interessante , pois ainda não li este , mas ele é bem parecido com os feios e os perfeitos que também é distopias , eu adorei os feios porque o outro não li ainda , sua resenha fala sobre uma sociedade perfeita , outras pessoas escolhendo seu futuro , você não tem escolha , ninguém discorda dessa posição.Estou começando adorar este tipo de assunto.
ResponderExcluirDesde que li a sinopse desse livro e depois do que se tratava essa trilogia, já me interessei de cara. Gosto bastante de distopias e essa me parece ser bem legal, apesar de uma protagonista meio "songa" como você disse. Outro ponto alto é a capa, achei simplesmente muito massa, pois além de bonita, tem tudo a ver com a história.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Vou ler com certeza depois dessa resenha *-*
ResponderExcluirhttp://variedadesdecoisasparagarotas.blogspot.com.br/
minha amg comprou e disse super bem desse livro mas ela n me empresta pq tem ciumes... ve se pode UAHSUHAUS preciso ler
ResponderExcluirHum, essa Sociedade mas parece Ditadura o.O #medo
ResponderExcluirApesar de parecer mesmo morninho pelo q li em outras resenhas e tb oela sua estou realmente curiosa p ler essa serie e ter minha propria opinião hihi
No começo da resenha o livro me lembrou 'Feios' e no final me lembrou 'Jogos Vorazes', não que a narrativa pareça, acho que não parece, mas pela ideia geral de começar a questionar aquilo que é imposto pela sociedade e o controle que ela tem sobre as pessoas! Com certeza, eu quero ler.
ResponderExcluirBeijos, Juh - Céu de Letras
Acho linda a capa! tenho mta vontade de ler pq os elogios sobre o livro sao mtos.
ResponderExcluirGostei da história é bem diferente!!!
ResponderExcluirGosto quando a personagem abre os olhos pra realidade e tenta mudar
e mudanças nunca são fáceis e isso chamou minha atenção em que ela é submetida a algo depois começa a questionar é algo que acontece em nossa realidade^^
Gostei!! Esta na minha lista
Gostei da sua resenha, achei a premissa batida. Eu até leria distopias, mas acho tão sem criatividade isso de sempre o governo mandar em tudo gente u.u Nunca tinha lido resenha e agora tenho certeza que não quero ler essa série !
ResponderExcluirBjs
Pensando seriamente em ler. Porque não gosto destas coisas já feitas da sociedade que a pessoa só precisa seguir. Eu tenho o direito de fazer o que eu quero desde que isso não machuque nem prejudique ninguem. Pensando seriamente me ler aqui.
ResponderExcluir