Título: Vento Distante
Autor: Roseana Murray
Editora: Escrita Fina
Gênero: Literatura Nacional/Contos
Ano: 2010
Páginas: 83
Nota: ★★★★☆
Sinopse: Ventos - ora gélidos, ora cálidos: por vezes em forma de brisa, outra tantas como ventania - sopram e espalham palavras intensas e delicadas, que voam até encontrar seu porto nas páginas deste livro. E, desse encontro, surgem histórias que entrelaçam o bizarro e o belo.
São doze contos envolventes, cercados de uma atmosfera de terror sutil, que trazem memórias, reencontros, mistérios...
Resenha: "Vento Distante", de Roseana Murray, nos traz doze contos misteriosos e envolventes, com um leve toque de terror. Os contos são narrados em primeira pessoa, e na maioria das vezes se referindo a algum conhecido da narradora.
"Um Brinco de Ouro", é o primeiro conto, e nos traz a história de uma moça que via através de sonhos, um ser quase humano chamado Lumiel, de olhos amarelos como olhos de gato.
"Um Quadro na Parede", conta a história de uma mulher que alugou um casa antiga, localizada na montanha, para passar as férias com a família. Ela vai passar a noite na casa sozinha pois a família chegaria no dia seguinte, mas durante a noite, começa a ouvir vozes e sons de violino.
"No Quarto dos Irmãos", conta a história de duas irmãs curiosas pelo que os irmãos mais velhos andam fazendo escondido, e ficam ainda mais curiosas quando eles aparecem com uma caixa cheia de ossos.
"Na Chuva", conta a história de Ana, uma moça que não tem sossego devido aos pesadelos que seu pai tem com a primeira família que teve.
"Numa Aldeia Distante", é contada a história de uma mulher misteriosa que se casou com um viúvo, e ao tentar curar os aldeões infermos, os matava para se manter sempre jovem e bonita.
"Uma Árvore que Fala", conta a história de uma moça que, através de visões, via os antigos moradores da casa onde mora.
"Uma Carta", conta a história de Isa, que herdou uma cômoda antiga da tia, e após ter encontrado uma chave que abria uma das gavetas dessa cômoda, fica surpresa com o que encontra lá dentro...
"Antiquário", conta a história de uma mulher que comprou um relógio caríssimo que, em determinadas horas do dia, trazia à tona memórias esquecidas e coisas que ainda iriam acontecer.
"O Licoeiro" conta a história de uma mulher que encontrou um objeto que havia se perdido, de grande valor emocional, que acreditava pertencer à avó falecida.
"Caderno de Sentimentos" traz a história de uma moça que, quando criança, se divertia muito com a melhor amiga, mas perdeu tudo quando a família dela teve que se mudar... Anos depois ela volta ao sítio pra onde sempre viajava com essa amiga, e fica surpresa com o que encontra lá.
"Máquina de Ler Pensamentos" nos mostra os desejos de uma moça de voltar no tempo quando soube de uma notícia que tal máquina estaria sendo inventada.
"À Luz de Velas" nos mostra uma menina que perde o sono e começa a escrever uma história fantástica sobre universos paralelos.
Sabem quando nossos avós nos contavam aquelas lendas assustadoras da roça? É bem nesse estilo... Confesso que não sou a maior fã de livros em forma de contos, mas esse me conquistou de maneira surpreendente. A escrita flui muito bem e realmente prende a atenção dando aquela nostalgia.
O livro é bem fininho e os contos bem curtinhos, e isso dá aquela sensação de querer saber mais detalhes sobre o que nos foi contado. Alguns inclusive dariam uma história ótima pra um livro inteiro!
A capa é linda. É fosca com o detalhe em verniz imitando o vento. A diagramação é muito boa e a cada começo de um novo conto há a ilustração de uma árvore. Ao final, há o desenho de folhinhas levadas pelo vento. Muito caprichado!
Pra quem gosta de contos, ou gostava de ouvir as lendas de antigamente, vai curtir esse livro!
Eu confesso que também não sou muito fã de contos não, mas acho que é bom para distrair né?! Para ir lendo sem pressa, um dia um conto outro dia outro.
ResponderExcluirxoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br
Sou muito fã de contos, acho que não tem maneira melhor de expressar uma ideia que não formaria um livro e a maioria deixa um gostinho de "quero mais" que todo mundo adora. E também amo terror, mesmo que seja leve. Estou com um exemplar de "Ruas Estranhas" em casa, mas que ainda não li; porém, nunca tinha ouvido falar nesse livro (a gente nunca ouve falar nos contos, principalmente quando são nacionais), mas me chamou atenção e vou procurar lê-lo com certeza ^^
ResponderExcluirhttp://queridos-sapiens.blogspot.com.br/
Olá gosto de contos e achei a capa maneira e também curto livros rapidos
ResponderExcluirbjos e parabéns pela resenha
bjos
Um livro que parece ter todos os ingredientes para uma ótima leitura: contos recheados de mistérios, atmosfera de terror... e a capa é linda!
ResponderExcluirGostei muito, quero ler ;)
Beijinhos
Renata
Escuta Essa
A única coisa que não gosto em livros de contos é que eles sempre acabam na melhor parte e deixam a gente querendo bem mais.
ResponderExcluirAdorei todos esses contos. Devem ser maravilhosamente assustadores.
Luiza Helena Vieira
Obsession Valley
Não conhecia o livro, mas fiquei mtuu interessada :) Achei a capa lindíssima *-*
ResponderExcluirhttp://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/
Dentre todos os contos deste livro, acho que eu mais fiquei interessado foi o da Arvore que Fala >3
ResponderExcluirAdorei a resenha Flavia ^^
David - Leitor Compulsivo
Este livro parece muito bom, deu vontade de ler!
ResponderExcluirAdoro os livros da Escrita Fina, a diagramação é sempre muito bem feita, e as capas são lindas! *-*
Bjus, adorei a resenha!
Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/
Parece ser muito bom o livro.
ResponderExcluirGostei da sinopse e a capa do livro
Muito perfeito!
Gostei
beijos
Oi Flavia! Não sou fã de contos, mas desde a primeira vez que vi este livro fiquei com vontade de ler, bom saber que fala de lendas.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
Adorei o livro. Sou fã de contos, mas vivo no dilema de odiá-los e amá-los pois muitas vezes os contos são tão bons que dava um bom livro inteiro. Obrigada Flavia por mostrar livros q muitas pessoas nunca ouviram falar. Histórias da roça? Eu morro de medo. Rsrsrs...
ResponderExcluirBjs!!!
Http://peregrinodanoite.blogspot.com
Olá!
ResponderExcluirAchei o livro bem interessante, e adorei sua resenha, mas não curto muito livros que reúnam contos. Prefiro obras com enredos mais sólidos e histórias mais consistentes. Mesmo assim, gostei... vou pesquisar mais. ;)
Um abraço!
http://universoliterario.blogspot.com.br
achei o livro interessante, mas nao sou fã de terror nao viu
ResponderExcluirhusahuashu sou medrosa demais
Foi por esse livro que eu me apaixonei pela capa né? Rs. Ainda quero muito, apesar de não curti contos, acho que a capa vale a pena, UHSAHUSHUA.
ResponderExcluirBeijo!
Eu adoro contos, e a temática do livro em geral é muito boa. Além dessa capa lindíssima. Adorei, realmente. Ah, e sua resenha ficou muito bem escrita.
ResponderExcluirBeijos.
Amor, Ana.
P.S.: Adorei o blog, estou seguindo.
http://quemprecisaviver.blogspot.com.br/
Olá, tudo bem!
ResponderExcluirTem selinho pra você lá no Vem ler comigo!
http://vemlercomigovem.blogspot.com.br/2012/09/selinho-e-meme.html#more
Beijos
Eu simplesmente adoro livros de contos e desde que vi este na sua caixinha de correio já fiquei bem interessada, esta capa parece mesmo ser linda. Gostaria muito de ler este livro.
ResponderExcluirVanessa - Blog do Balaio
Adorei o livro Flavia! Vou procurar para ler, hehe.
ResponderExcluirNão gostava de contos até ultimamente, quando percebi que eles são mais fáceis e leves.
Adorei a temática e a capa do livro.
Bjos.
http://alanahomrich.blogspot.com.br/
Parece legal, apesar de eu não ser muito fã de contos.
ResponderExcluirDeixa a estante esvaziar mais que eu penso no que está por vir :)
Beijos
http://secretsentreamigas.blogspot.com.br
Oi Fla!
ResponderExcluirEu odeio contos (rsrs), por isso este livro não é muito interessante para mim, mas gostei da resenha! Ótima, como sempre! Até deu um pouquinho - um POUQUINHO - de vontade de ler!
Beijos,
Vinícius - Livros e Rabiscos
Dificilmente leio livros de contos, mas gostei do estilo desse. As vezes é bom degustar uma história rápida, pra satisfazer uma vontade de "final"...
ResponderExcluirBejinhos da Anna
Delírios Lúcidos
Olá
ResponderExcluirNunca me chamou atenção livros de contos, mas depois que li essa resenha mudei de ideia e fiquei louca par ler esse livro, vou ver se acho para comprar e matar a curiosidade.
Beijão
http://lilicasg.blogspot.com.br/
Vc ta brava com o sub por causa da coleção do Harry? acabei comprando.. kkk eu sou doido.. comprei por 70,00 acho que saiu... os 7 livros.. aoskaos não gostei mas quero ter em casa .:D fã é froids...
ResponderExcluirrsrsrs fico brava nao só pela coleção do hp, mas por tudo que compro e no outro dia o preço cai ahahahaha
ExcluirSub maledeto!
Mas alguns livros tb eu pego em cada promo boa que compensa! srsrsrs
ótimo resenha, adorei flávia.
ResponderExcluirLove Livros
Adorei sua resenha linda, fiquei com vontade de ler!
ResponderExcluirUm beijo.
http://livrodagarota.blogspot.com.br/
Esses contos parecem ser cheios de mistérios, o que me agrada bastante! Com certeza daria uma chance para ele ^^
ResponderExcluirJéssica - Strawberry de livros e filmes
Adorei,muito bacana essa resenha.beijos
ResponderExcluirGostei. Adoro histórias de terror. A vantagem de contos é que a gente pode ler sem compromisso de terminar logo enquanto lê outro. Eu gosto
ResponderExcluirBeijo.
Eu adoro livros de contos, mas sempre acabo frustrada com aqueles que deixam um "gostinho de quero mais", heheh. E esse livro parece ótimo, seus comentários me deixaram curiosa. Vento Distante vai direto pra minha lista de desejados.
ResponderExcluir^^
http://entrelivroserabiscos.blogspot.com.br/
Eu vi a capa ja fiquei com vontade de ler. E descubro que sao contos. É muita emoçao so pra mim *-----*
ResponderExcluirA capa é muito incrivel. *----* eu quero ler.... E os contos parecem que são muito bons...
ResponderExcluirAdoro ler contos é uma leitura rápida e empolgante !!!!
ResponderExcluirFaz tempo que não leio um livro com vários contos e parece que são bem interessantes ^^
ResponderExcluirA capa é muito linda e meio assustadora com aquela corda para se enforcar...