Título: A Linhagem
Autor: Camila Dornas
Editora: Novo Século (Selo Novos Talentos)
Gênero: Romance, Literatura Nacional
Ano: 2013
Páginas: 336
Nota: ★★★☆☆
Sinopse: Londres do século XVIII. A capital da Inglaterra era um dos mais importantes centros do mundo. Vestidos pomposos, elegância e boas maneiras. Um tempo onde as posses e a reputação regiam a sociedade. A igreja possuía poder absoluto e condenava aqueles os quais pesava a suspeita de bruxaria – a arte oculta temida e repudiada pelo senso comum. Nesse cenário intimidador, surge uma mulher especial, com dons inimagináveis. E um destino grandioso...
Resenha: O livro A Linhagem se passa na antiga Inglaterra do século XVIII (?) e conta a história de Evangeline Bennet, uma moça que perdeu a mãe quando ainda era criança e foi criada por seu pai, Julian, um homem super tirano, violento, antiquado e cruel. Ela tem uma irmã que vive a atormentando, Margareth, com quem não tem a menor afinidade. Somente Morgana, sua dama de companhia, é quem foi a única pessoa mais próxima de uma mãe que Evangeline poderia ter, e por isso, as duas tem uma relação de cumplicidade e amor incondicional que ultrapassa todas as barreiras.
Evangeline não é uma moça comum... Além de linda, o que atrái olhares de vários homens, ainda possui poderes sobrenaturais: ela controla os quatro elementos da natureza, fogo, água, terra e ar. Sempre que quer levantar o astral ou recuperar suas forças, ela corre para a floresta para sentir e absorver a boa energia do lugar. Mas por receio de ser condenada como bruxa e ser queimada numa fogueira, a moça esconde que possui esse talento de todos. Só seu pai e seus amigos, Genevieve e Albert, sabiam desse segredo.
Como era costume na época, os casamentos eram arranjados pelos pais dos futuros noivos, e para horror de Evangeline, Julian acaba por arranjar um casamento para a filha com Hector, o primo do rei. Julian só queria se ver livre da filha e aproveitou a oportunidade. Mas o que se esperava, era que Evangeline concordasse com tudo de cabeça baixa, e vivesse submissa ao marido, mas não é o que acontece... Evangeline tem o espírito livre, tem a personalidade forte, enfrenta quem quer que seja sem se preocupar com as consequências, vive discutindo com o pai para defender seus interesses e é decidida em suas escolhas. Eis que surge Henry, o cocheiro, e inconformada pelo casamento arranjado, ela acaba encontrando conforto e segurança nele, e daí surge um romance intenso, porém proibido.
Então, a fim de tentar acabar com o casamento e ficar livre para viver com Henry, Evangeline tenta descobrir algo de errado que Hector poderia ter feito, porém, ela descobre que os segredos que ele possui são terríveis...
Ela descobre que não é a única a possuir o dom da magia e aprende muito mais sobre isso, descobre sobre sua verdadeira linhagem, e ainda passa a correr contra o tempo pois há uma enorme conspiração no ar...
Quando vi a capa de "A Linhagem" pela primeira vez, achei muito bonita pois a impressão que dá é a de leveza e liberdade, e é isso que Evangeline quer. Mas ao olhar a capa de perto, pude notar alguns defeitos de montagem que ficaram meio grosseiros, como o recorte e o sombreado exagerado.
A narrativa é muito boa e flui muito bem, os cenários foram muito detalhados, as páginas são amareladas e o tamanho da fonte é ótimo, mas além de ter encontrado alguns erros de ortografia que passaram despercebidos na revisão, de ter percebido que muitas características e pensamentos de personagens se repetiram por muitas vezes, ter encontrado duas mesóclises que não entendi o que estavam fazendo alí (pois acho que os personagens devem manter um padrão de fala, e se falam de forma simples o tempo todo e no mesmo parágrafo aparecerem do nada com um "dar-te-ei", por exemplo, foi triste) e ter notado várias frases de efeito que não se encaixaram no lugar onde estão, fiquei encucada com alguns pontos, pois a história se passa no século XVIII (?) mas em momento algum eu fui convencida de que realmente se passava nessa época. Por mais que eles vivam a luz de velas, usem anáguas e espartilhos, andem por aí a cavalo ou em carruagens, as personagens vão ao banheiro, ao toalete, tomam banho de banheira, enfeitam a casa com persianas e etc... Oi? Essas coisas não existiram nessa época! Só vieram no século seguinte. Até o termo "nanossegundo" foi usado, e duas vezes, então, todo esse anacronismo fez eu me desconcentrar da história. Acho que faltou pesquisa para que se tornasse crível.
Enfim, a história é bacana, até tem umas cenas mui calientes (talvez para ilustrar a química perfeita entre Evangeline e Henry), e vale a pena ser lida. Pra quem gosta de romances de época, com toque de mistério e magia, vai curtir, mas não sei se o leitor vai aproveitar a leitura se se atentar a esses detalhes que apontei como falhos.
Finalmente a resenha que estava esperando! Rsrs
ResponderExcluirEu curto romances contemporâneos de época, mas não sei se leria A Linhagem... Como você já sabe, Flávia, eu não curti a capa. Enquanto você achou libertadora e linda, achei brega ao extremo!!!
E essa coisa toda de anacronismo também afasta o leitor, né?
Você não escreve sobre um período histórico sem propriedade.
Beijos,
Vinícius - Livros & Rabiscos
Eu gosto muito de livros com temáticas mais antigas porém como você ressaltou é preciso pesquisar muito. Mesmo detalhes pequenos podem significar uma falha do autor e criar certo descrédito. Eu também gostei da capa a princípio mas teria que ter uma edição comigo pra avaliar de pertinho ^^
ResponderExcluirAcho importante incentivar a literatura nacional e acho que mesmo com pontos falhos daria uma chance ao livro :)
desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br
Eu também acho que essa capa da ideia de liberdade. Tem tudo a ver ^^
ResponderExcluirEu gosto dessa capa apesar dos defeitinhos. Achava que esse livro era mais só época e menos magia. Esses negócios de elementos aí, eu fico com um pé atrás. Mas acho que daria uma chance, talvez a história me cative ou não.
ResponderExcluirBjs, Ju - Céu de Letras
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFlávia, eu já resenhei esse livro e tive uma visão um pouco diferente. Fique analisando e só vejo uma resposta, eu o li em e-book. Mas os detalhes que vc citou eu não achei "estranho". Enfim, opinião é opinião. rsrs
ResponderExcluirAtentei realmente para essas coisas que não existiam no século XVIII, mas eu deixei pra lá pq estava interessada no romance, e talvez tenha pecado por não atentar tanto. E incrível, no e-book eu encontrei apenas dois erros ortográficos.
Beijos, linda.
clicandolivros.blogspot.com
Parabéns pela resenha Flávia! Estou ansiosa para ler A Linhagem! Beijo!
ResponderExcluirEsses dias tu comentou lá no grupo sobre o livro. E fiquei pensando mais tarde a respeito.
ResponderExcluirCaramba você tem que manjar do português para escrever uma história de época e usar as palavras adequadas.
Ou então, seja simples use o português que sabe sem misturar tudo, porque sinceramente, não tem como ler.
Não é um livro que me atraí não. Mas creio que aqueles que gostam é um prato cheio ;)
Beijão no coração ♥
www.intheskyblog.blogspot.com
Oi, Flavia.
ResponderExcluirEssas falhas de pesquisa me fariam desinteressar pela história imediatamente. Ainda bem que li sua resenha, assim nem perco meu tempo. Erros de ortografia e incoerências na linguagem dos personagens também são falhas que me incomodam. Enfim, não me interessei mesmo.
Ótima resenha como sempre.
Beijo.
http://navirj.blogspot.com.br/
A mesmo com os erros eu leria, acho que mesmo com defeitos ortográficos se a história for realmente boa pode nos fazer bem. Acho que a função do livro sim, é está perfeitamente correto em todos os sentidos, mais se a história for realmente boa desconsidero as falhas. Eu me interessei pela história, gostei de sua resenha você mostrou o lado bom e ruim do livro.
ResponderExcluirAté mais.
http://desventuras-em.blogspot.com.br/
Oi Flavia! Também li um livro que tinha palavras que não combinavam com o contexto,confesso que quebrou bastante o ritmo da leitura, eu estava super no clima e do nada algo sem nexo aparecia e eu ficava pensando onde eu estava. É ruim quando prejudica a leitura, espero que neste livro aqui eu consiga ficar tão presa ao enredo, que estes pontos não afetem o desenrolar da história.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
Não me interessei muito pelo livro, a capa até parece interessante.
ResponderExcluirhttp://enfimshakespeare.blogspot.com.br/
Me interessei pelo livro e adorei a temática :)
ResponderExcluirSem contar na capa que é linda!!
http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/
Oi Flavinha, recentemente li um livro que também tinham essas falhas na narrativa, se passava em uma época mas alguns acontecimentos não batiam com o período. Acredito que seja complica e arriscado escrever uma historia de época, exigi-se muita pesquisa e detalhamento. Ainda não li o livro, mas ainda assim quero ler, sou fã de romances. rsrs
ResponderExcluirAdorei a resenha.
Beijos
Jaque - Meus livros, meu mundo.
Eu já havia lido algumas resenhas do livro, porém nenhuma delas focava nesse ponto (os erros encontrados, e que podem atrapalhar a leitura), mas mesmo com esses que você encontrou e expôs muito bem, ainda mantive minha vontade de ler esse livro.
ResponderExcluirMuito boa resenha... Parabéns
Oi Flá... Estou lendo esse capítulo e também fiquei me pergunta sobre o 'banheiro', mas principalmente sobre as 'persianas', tipo LOL... Eram cortinas de pano grosso naquela época, haha.
ResponderExcluirAdorei a resenha.
Beijos,
http://www.segredosentreamigas.com/
Atirou bem no meio quando disse que não tinha toalete nesta época entre outas coisas, eu estou lendo um livro (nacional) em que estas características são essenciais.
ResponderExcluirhttp://leituramagnifica.blogspot.com.br/
Olá Flavia!
ResponderExcluirEu adoro livros nacionais e histórias de época. Me empolguei toda com a sinopse, mas quando vc apontou os "defeitinhos" do livro, confesso minha empolgação deu uma esfriada...
É bem aquilo que conversávamos outro dia: pra se fazer um bom livro com história de época, tem que se fazer uma pesquisa muito completa ;)
Ótima resenha!
Beijos, bom domingo =*
@morenalilica
Doce Insensatez
Oi Flavia, amei sua resenha...
ResponderExcluirÉ vc tem razão quanto a capa, estou lendo o livro, mais a história não me prendeu ainda :(
Olha, não tinha percebido isto da capa, até vc comentar na resenha!!
beijos mila
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
Oi Fla.
ResponderExcluirCheguei !
Eu não posso dizer que não lerei, até porque pode ser um bom livro. Por ser um livro de estreia, 3 estrelas estão o suficiente. Melhor que ser falsa e hipócrita só por ser um livro de parceria #indiretasSouza
Beijooka
Flavia, realmente, acho q erros como os q a autora cometeu poderiam ter sido evitados com um pouco de pesquisa. Mas acho q pelo oq vc falou a historia vale a pena :D
ResponderExcluirParabéns pela resenha, como sempre super sincera e direta
beijos
http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/
Eu li esse livro e me incomodei com esse tipo de coisa também, além de outras... Creio que foi um erro da autora, mas são com os erros que se apredem e creio que no futuro ela pode usar esses erros para criar outro livro, desta vez sem falhas. Já resenhei esse livro lá no blog também...
ResponderExcluirmemorias-de-leitura.blogspot.com
Eu acho que se a história me prender acho que eu deixo passar esses ''detalhes'' mas quando a gente já se vê reparando nisso não tem jeito né, uma peninha.
ResponderExcluirMichelle Boyd
The Little Things
Amei o Blog, tudo muito lindo!
ResponderExcluirDicas ótimas de leitura...obrigada.
eu acho que os pequenos detalhes fora de epoca me incomodariam, mas td bem quem sabe eu leia um dia né :)
ResponderExcluirOie,
ResponderExcluiracho que vou gostar do livro sim, apesar do que você disse, parece ser bem interessante.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oi Camila!
ResponderExcluirAcabei de ler uma resenha que bate no mesmo ponto que a tua,onde o livro não convence com relação a época devido aos diálogos dos personagens e tal.Acredito que isso tb me incomodaria.
Bjos
http://www.roubandolivros.com
Quem seria Camila?
Excluiro_O
Camila é estudante de letras, esse foi seu primeiro livro, com apenas 17 anos.
ExcluirOi Flávia,
ResponderExcluirEu adoro esses romances históricos e envolvendo magia, melhor ainda! Mas esses problemas que você comentou, erros de revisão, mistura entre linguagem de época e moderna e a falta de pesquisa histórica me deixaram com "os dois pés atrás", rsrs. Porque são esses detalhes que deixam a narrativa mais crível por mais ficcional que ela seja.
Acho que só vou ler esse livro se encontrá-lo em promoção numa livraria ou pegar emprestado com alguém.
beijos.
^-^
PS: Meu blog (antes "Entre Livros e Rabiscos") mudou de nome e endereço, agora é "Vagando entre Estantes":
http://vagandoentreestantes.blogspot.com
Bom, independente dos problemas citados o enredo é bastante interessante, e eu leria esse livro sim. Mas o que chamou minha atenção é o fato de que Evangeline domina os quatro elementos. Não é muita coisa pra uma pessoa só?
ResponderExcluirO que é mesóclises?
Bye da Pah
Livros Estrelas
Oi!
ResponderExcluirNossa, até fiquei um pouco receoso agora. Sou um pouco detalhista e acredito que inevitavelmente observarei esses pontos. Sobre a capa, diferentemente de você, eu achei feia. O que me faz querer ler muito o livro, é a sinopse.
Espero gostar da história e não me frustrar assim...
Parabéns pela resenha!
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
Oi Flávia!
ResponderExcluirEstava ansiosa para ler esse livro depois que li a sinopse pela primeira vez. Mas, depois desses problemas que você comentou, deslizes em relação à tecnologia inexistentes na época e na linguagem, fiquei uma pouco receosa de lê-lo. Se um dia esse livro ficar em promoção na submarino, quem sabe? Posso até comprá-lo.
Nossa. Eu tinha tantas expectativas boas para esse livro.
ResponderExcluirConfesso q caiu uns % do meu desejo, mas continuo querendo ler esse livro.
Por isso q eu, no livro q estou escrevendo, reviso várias e várias vezes cada capítulo para ver se não está exagerado ou fora de foco. A capa só dá para saber sobre esse grosseria quando eu tiver ele em mãos, mas até lá eu continuo acho linda.
Otima resenha e obrigado por não esconder nada Flavia-chan. Com certeza as pessoas já estaram preparados p/ alguns erros q venaham aparecer durante a leitura.
P. S. = nossa. Alguém te chamou de Camila nos comentarios. Rsrsrsrs...
Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br
tem que rir pra não chorar rsrsrs
ExcluirJá ouvi falar muito desse livro e vi em vários blogs, a capa é linda e concerteza a sua resenha ficou ótima, parabéns! Ainda vou procurar esse livro para ler, ouço muitos comentários bons.
ResponderExcluirhttp://vidradaemlivros.blogspot.com.br/
Me interessou primeiramente por causa da época em que se passa, adoro histórias ambientadas no passado *-*
ResponderExcluirE por ter um conteúdo um pouco mais hot também chama a atenção. Não conhecia o livro, mas gostei!
Bjs,
Kel
www.itcultura.com.br
Eu adoro livros assim de época e acho que leria esse, apesar de você falar que tem alguns erros, mais isso a gente ignora se a história é boa né rs
ResponderExcluirBeijos Flavia, e senti falta de comentar aqui haha
www.souseuastral.blogspot.com.br
Oiee
ResponderExcluirA capa realmente é bem bonita mas exagerada, achei a mesma coisa desde a primeira vez em que a vi. Odeio quando vejo erros nos livros, principalmente quando são em livros maravilhosos, e também é bem triste porque estraga o livro, por mais pequeno que seja o erro. Achei a história bem interessante, mas acho que não sou muito fã de livros de épocas antigas.
MilkMilks
DM
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Detesto estar lendo um livro e encontrar erros de ortografia, acho broxante... pior ainda se a história tem elementos contraditórios e algumas coisas não se encaixam... A história a princípio tem bons elementos para ser boa, apesar de não parecer nada de muita novidade... masssss, como adoro romances, é um livro que eu leria (ou lerei ainda, quem sabe...hehehe).
ResponderExcluirOi Flávia!
ResponderExcluirAdorei a resenha, até ampliou meus conhecimentos, pois não sabia o que era uma mesóclise e fui olhar no Google ;) Eu já não curtia essa capa por achar que o vestido utilizado não é da época proposta na sinopse, agora descobri que vários outros fatores destoam na narrativa. Uma pena, porque a proposta do livro é bem interessante.
Beijos... Elis Culceag.
* Arquivo Passional *
Oii Flavia!!
ResponderExcluirEu gostei muito da capa desse livro, ja vi de perto mas nao olhei atentamente, eh triste quando nao capricham ne?! capa tao bonita perde um pouco do brilho por algo besta.
Eu estava curiosa pra ler o livro, mas pelo que vc disse vou acabar me sentindo bastante incomodada, erros de grafia eu supero, mas erros quanto a época são mais complicados, e ter tudo de uma vez então rs, parece muito pra mim =P
Ótima resenha!!
bjoo
Olá, adorei a resenha de "A linhagem", essa livro parece ser bem interessante, vou providenciar, nem q seja em e-book!!!:D E estou aguardando uma visita sua no meu blog, vou deixar aqui novamente o meu link, é muito importante para mim q vc me siga, pois estou no começo e preciso de uma força, vc sabe como esse início é difícil, não sabe? ;)
ResponderExcluirAbraço e boas, leituras!link.http://amandatrindadepalavrasaovento.blogspot.com.br/
"Dar-te-ei"... Só eu que iria rir muito se lesse isso? kkk
ResponderExcluirQuero dar uma chance a esse livro, espero não me importar muito a essas falhas que você apontou, mas, qualquer coisa, volto para dizer o que achei.
Gostei bastante da resenha. =) Beijos
http://cartaen.blogspot.com.br/