Título: Alma? - O Protetorado da Sombrinha #1
Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina
Gênero: Steampunk/Sobrenatural/Romance
Ano: 2013
Páginas: 308
Nota: ★★★☆☆
Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?
Resenha: Alma? é um romance estilo Steampunk que se passa da Inglaterra vitoriana do século XIX, em meio a fantasmas, vampiros, lobisomens e todos os tipos de parafernálias a vapor, e traz como protagonista a Srta. Alexia Tarabotti, uma moça que, sempre acompanhada de sua fiel sombrinha, tenta se esquivar da sociedade evitando envergonhar a família por ser descendente do falecido pai italiano (para seu infortúnio e desgosto), ter herdado todas as características dele, como seu protuberante nariz, e aos 26 anos de idade, ser considerada uma solteirona encalhada por ainda não ter encontrado alguém digno de ser seu marido naquela cidade e sentir que há uma lacuna em sua vida que ainda não foi preenchida por algo que ela desconhece mas sente falta... E como se tudo isso não bastasse, Alexia ainda tem um "dom" muito interessante... Ela é uma preternatural, cuja espécie nomeada pelo DAS (sigla para Departamento de Arquivos Sobrenaturais, um tipo de setor do governo que mantém esses seres na linha), está entre o natural e o sobrenatural: nasceu totalmente sem alma e consegue neutralizar os poderes dos seres sobrenaturais que estão a solta e que só existem devido a abundância de almas que os humanos que estão perambulando por aí possuem. Essa condição é conhecida pelos seres sobrenaturais, que inclusive a temem, mas é mantida em segredo dos humanos, pois seria muito inconveniente e constrangedor sair por aí falando que não possui alma, mesmo que os humanos saibam da existência dos seres sobrenaturais e alguns até consentem em fornecer sangue para os vampiros necessitados...
E a história começa quando a srta. Tarabotti se vê presente em uma festa e é atacada sem consentimento por um vampiro desprovido de informações a respeito de sua condição, e acaba sendo espetado por sua sombrinha e morto sem um pingo de dignidade. Esse comportamento só pode significar uma coisa: algo está errado. Principalmente quando outros vampiros e lobisomens começam a desaparecer misteriosamente, o que leva o DAS a considerar que investigações devam ser realizadas com a ajuda da Srta. Tarabotti e sua inseparável sombrinha, claro.
E durante essa jornada, a Srta Tarabotti, em companhia de Lorde Maccon, o lobisomem que comanda o DAS, parte em busca de respostas, pois não é comum que vampiros saiam de suas colmeias para atacarem qualquer um, quebrando as regras impostas. E logo de imediato, fica muito evidente que esses dois possuem uma química praticamente perfeita, o que pode ser a salvação de Alexia para seu grande problema...
O mundo que a autora criou pra servir como pano de fundo para "Alma?" é brilhante e genial, e a própria narrativa, carregada de palavras nada usuais e até mesmo arcaicas, combina perfeitamente com a época em que a história se passa. Para quem não sabe, o gênero Steampunk traz histórias que se passam em épocas passadas, mas trazendo a tecnologia já bem avançada, e mesmo que difícil de acreditar que realmente existiram, as explicações são bem convincentes, o que torna tudo bastante crível. Vide os filmes "De Volta Para o Futuro", "A Máquina do Tempo", "As Loucas Aventuras de James West" e afins...
Termos desconhecidos foram muito bem detalhados, todos os personagens foram muito bem construídos, desde a própria Alexia, passando por Floote, o mordomo que está sempre a disposição dela e Lorde Akeldama, um vampiro mui afeminado e muito querido.
Gostei da diagramação, a revisão está impecável, as paginas amareladas contribuem para a leitura e a fonte tem um tamanho agradável. A capa também condiz com a descrição da personagem e retrata uma Londres misteriosa, que parece acobertar segredos...
Mesmo com o humor negro e típico dos ingleses e a escrita super refinada da autora (que até resolvi satirizar nessa resenha mesmo pra dar uma descontraída de leve), o livro não superou minhas expectativas. A história é muito boa e original, sim, mas achei que os capítulos se estenderam muito e não sou fã de capítulos muito grandes, pois fico com aquela sensação de que não posso dar uma pausa quando quero. Alma? não foi um livro que me prendeu. Li mas não fiquei necessitada de continuar devorando cada página incessantemente e até demorei pra ler mais do que o normal, pois lia e parecia que não saia do lugar. Acho que cada um absorve a leitura de um jeito diferente e talvez o momento da vida possa ter alguma influência, não sei... Muitos irão gostar bastante e aproveitar melhor, pois é um livro que vale a pena ser lido, com certeza. Eu gostei, mas nada que tenha me feito ficar empolgada.
O livro é o primeiro de uma série, e eu pretendo, sim, continuar lendo, pois Alexia é sarcástica, ácida e às vezes não se dá o devido valor, e até cheguei a me identificar com ela. Espero que quando eu tiver a oportunidade de ler os outros livros que ainda serão lançados, eu fique mais animada com a leitura.
poxa pena que ele não ganhou tantas estrelas quanto eu esperava que vc daria ;w;
ResponderExcluirhusaahuashuashu ok fico só esperando suas resenhas para ter certeza se vou ler ou não um livro xp
Oh que legal essa resenha quero ler sim o livro !!
ResponderExcluirbjs
Submersa de Palavras
Oi, Alma? foi um livro que não me chamou a atenção, sinceramente. Não achei a capa tão interessante, e a sinopse não me agradou. Apesar de querer viajar no gênero Steampunk, não vai ser com esse que vou iniciar.
ResponderExcluirBeijos
Lucas
ondeviveafantasia.blogspot.com.br
Hellou Flavia!
ResponderExcluirAgora fiquei encucado, porque falaram que esse livro é a minha cara o.O
Apesar de você não ter amado o livro, ainda quero ler, pra tirar a prova!
Sobre o gênero: só você explicou o que é. Ai fiquei meio WTF, lembrando de uma resenha daqui de um livro que se passava lá nos séculos passados, mas tinha termos atuais hahaha ~leia-se A Linhagem
Uma coisa que eu não gostei foi a capa, pq se a menina tem 26 anos, pq essa cara de véia? ai ai
Tá na listinha de desejos *-*
Beijos
Amiga querida, eu mandei um email para você sobre a encomenda.
ResponderExcluirQuando puder entra em contato comigo. Leia o que eu te disse lá.
Tenho umas idéias para te passar agora.
beijinhos
foi um livro que não me chamou muita atenção. Simplesmente não consigo explica como funciona, mas normalmente quando leio um título, gosto de me sentir atraído, e Alma? não fez isso. Mas eu gostei da capa, muito be elaborada. ótima resenha XD
ResponderExcluirBjss!
Quero ler esse livro, tirando a sua resenha as outras que li sempre deram nota máxima, por isso imagino que seja gostoso de ler, pois como você disse ela é sarcástica, adoro isso.
ResponderExcluirO que mais me chama atenção pra ler esse livro é que tem lobisomem. Adoro muito os lobos. E dizem muito sobre essa personagem, que ela tem uma personalidade bem autentica. Parabéns pela resenha. Bjs
ResponderExcluirMaurício
http://www.sonhosresenhas.blogspot.com
E acaba de ser atacada por um vampiro que é contra as leis de etiqueta .. HAUHUAHUSHAU' curti haha
ResponderExcluirÓtima resenha, e só tres estrelas? pow .. hahaha
Até mais parceira
www.tenerdificando.com.br
Oi Oi Flavia!
ResponderExcluirAinda me pertgunto porque a sombrinha é tão citada na estória, enfim é um livro que pretendo ler, mas sem muitas expectativas, porque me parece ser um pouco estranho. Adorei tua resenha, me deixou ainda mais intrigada entre ler ou não ler eis a questão, de toda forma não sei dispensar livros sem tnetar ler primeiro, e se este chegar até minahs mãos em algum momento, realmente irei ler e verei no que dá.
Beijos da Lua =*
www.tyciahadiresenhas.blogspot.com
Oi, Flavinha.
ResponderExcluirGostei do gênero, parece uma história inteligente. Bem, não sei se eu o leria, pois gosto de livros que me prendem - tive que ficar em pé para conseguir concluir a leitura de um dos capítulos de Em Chamas, pois estava dormindo sentada e, mesmo assim, não queria parar. Você é corajosa por não ter gostado muito do livro e ainda querer continuar lendo a série. Boa sorte!
Beijos,
Isie Fernandes - de Dai para Isie
Oie,
ResponderExcluirnossa vc é a primeira que vejo que não gostou desse livro, mas isso dos capitulos não me afeta, eu não leio por capítulos nem nada parecido.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oi Flávia, adorei ver seu ponto de vista, tenho lido resenhas bem positivas sobre o livro, mas particularmente não tinha me chamado a atenção, então vendo pelo seu ponto de vista posso perceber o porque. Mas admiro sua vontade de continuar lendo a sério, também sou assim e as pessoas não entendem, UHAUAH.
ResponderExcluirBeijão
Michelle Boyd
Little Things
Oi Flávia! Como vai?
ResponderExcluirPasso sempre por aqui e adoro as suas resenhas!
Adoro a forma como você expõe a sua opinião, como coloca o seu ponto de vista! As suas resenhas são ótimas, e eu adoro passar por aqui sempre que vejo que tem coisa nova através do FB!
E tem mais uma coisinha que me faz adorar passar por aqui... O ROSA! shIUAHSIUAHS...
Parabéns! Blog lindo... De super bom gosto... E resenhas maravilhosas!
Beijocas!
Fabíola Carvalhais.
Flávia,
ResponderExcluirao ler sua resenha eu me interessei pelo livro por causa da descrição da personagem principal.
Vou incluí-lo em minha listinha, rs
Um beijo e uma linda semana!
Jhosy
http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/
Hey
ResponderExcluirAcho que essa foi a única resenha 'não tão positiva' que li. HAHA
Eu logo estranho quando está todo mundo elogiando, sério!
Eu nunca li nada desse gênero, apesar de ser apaixonada por 'De Volta Para o Futuro', e realmente é difícil de acreditar apesar de toda tentativa para ser convincente...
Mas ainda assim eu ainda não sei se quero ler Alma?
Parabéns pela resenha
bjundas
Nana - Obsession Valley
Eu estava louca para alguma resenha de "Alma?"... Desde que vi a capa pela primeira vez. Fico contente - e ainda mais animada - por saber que o livro é de fato bom! Apesar de ser um tanto maçante com relação a leitura. Uma pena... Mas isso não diminuiu minha vontade de lê-lo.
ResponderExcluirAdorei sua resenha, Flávia! :)
Beijocas.
http://artesaliteraria.blogspot.com.br
Oi Flávia,
ResponderExcluirEstou muito curiosa sobre "Alma?" desde que saiu a notícia da sua publicação pela editora Valentina. Adorei a capa e a sinopse também já me chamou a atenção: steampunk e sobrenatural me parecem uma ótima combinação.
Já li mais umas 2 resenhas desse livro e elas foram bastante positivas, até mesmo você, apesar de afirmar que não se empolgou muito com a história, também o elogiou (bom, talvez não tenha sido seu momento de lê-lo). Então já vou colocá-lo na minha lista de compras.
Beijos
^-^
http://vagandoentreestantes.blogspot.com
A ideia central do livro me deixa bastante curiosa, é criativo e novo! É a primeira resenha que vejo que não se animou tanto com a trama, mas é normal. Também não gosto muito de capítulos longos demais, as vezes ficam extremamente entediantes! Mas a história me chama muita atenção e tenho muita curiosidade de ler, ainda mais porque gosto de histórias que se passam em outras épocas. É meio louco de se pensar pessoas com dons sobrenaturais antigamente.
ResponderExcluirAbraços,
Raquel.
Olá,bom esta é a primeira resenha com a qual eu leio que fala sobre não ter achado a leitura tudo isso(hahahahaha).
ResponderExcluirMas o que vale a sua sinceridade sobre ela,como você disse para uns sera um ótimo livro.E eu esto louca para ler este(hahaha).Sim gosto muito de livros que tragam o sobrenatural(fantástica) na escrita.E o bom é que ate o momento não tive a oportunidade de ler algo do gênero que tenha se passado a seculos atras(hahahaha).Sendo assim,então estou sim,muito ansiosa para ler este livro!
Parabéns pela Resenha!!!!
Beijokas Ana Zuky
fiquei curiosa em ler, espero ganhar o sorteio =)
ResponderExcluirOi Flávia. Parabéns pela resenha!
ResponderExcluirConfesso que da primeira vez que li a sinopse de Alma? não tinha me interessado pelo livro. Mas li várias resenhas positivas e fiquei curiosa sobre o livro.
Achei bastante interessante a Alexia ser um preternatural e ter um poder diferente e gostei do fato de os seres sobrenaturais viverem normalmente com os humanos sem terem que esconder a sua identidade.
Também não sou muito fã de capítulos longos, acho que cansa a leitura.
Com certeza vou ler o livro!
Eu não sei o porquê?
ResponderExcluirMas, eu li a resenha em outro blog, e ao contrário do que fora avaliado aqui, eu gostei!
É fascinante leitura sobrenatural, porque você nunca sabe como irá terminar, e se irá deixar algo no ar.
Eu quero este livro para mim.
Fiquei bastante interessada pelo livro, mas confesso que esperava que você fosse dar mais estrelas pra ele...
ResponderExcluirBem, ainda quero muito lê-lo!!
Eu queria muito ganhar esse livro porque steampunk é um gênero que está chegando agora e tem tudo para conquistar um bando de fãs. Apesar de vc não ter ficado tão empolgada eu tenho muita vontade de ler ^.^
ResponderExcluirNunca li nenhum Steampunk, gostei de Alma? porque mistura muitos seres sobrenaturais, quero saber no que isso vai dar hahaha. O que me fez gostar do livro também foi a Alexia, to cansada dessas personagens principais água e sal. Que capa linda gente, to admirando até agora hahaha. Adorei a resenha, beijos
ResponderExcluirMuito interessante esse livro, adorei a mistura do sobrenatural com o antigo, ficou bem bacana. Gosto de livros com esse tema e esse foi bem chamativo. Boa a história dele.
ResponderExcluirGosto muito de leitura fantasia, e o mundo que ela criou, misturando tantos seres sobrenaturais me chamou atenção,gosto de humor negro e sarcástico nos personagens. Bjs
ResponderExcluirPrimeira resenha que leio que a pessoa não ficou completamente vidrada na história.
ResponderExcluirAdoro o clima vitoriano e a mocinha forte e sarcástica que esse livro parece ter.
Apesar de ter vampiros e lobisomens não passa a impressão de ser mais do mesmo.
Eu gostei deste livro... Preciso ganhá-lo na promoção! Let's go! ;D
ResponderExcluirGabi (http://abrindooslivros.blogspot.com/)
Tenho muita vontade de ler esse livro, gostei muito da resenha e ja vi varios comentarios positivos sobre ele
ResponderExcluirNossa sinceramente??!! Nunca imaginava que esse livro falava de vampiros, lobisomens e tudo mais. Achei que se tratava de um romance. rsrs...
ResponderExcluirMas mesmo assim ainda continuo curiosa pra ler.
Muito boa a sua resenha, achei que ele ganharia mais estrelas, mas foi classificado como um livro bom.
Bjokass
Eu sou doida para ler algum livro da Valentina, adoro a capa deste!!!
ResponderExcluirEsta coisa de 'sociedade vitoriana' e personagem sem alma me deixa muito curiosa.
Vanessa
Blog do Balaio
Amo histórias de vampiros. Tenho uma estante apenas para minha coleção de livros de vampiros! Quero muito ler este! E tê-los na minha estante aumentando a minha coleção! *--*
ResponderExcluirValentina brilhando mais uma vez!!! O sobrenatural me deixa sempre com vontade de ler algo novo!
ResponderExcluirTó querendo demais ler esse livro, e esse Lorde Maccon deve ser uma delicia!!!!
ResponderExcluirFiquei curiosa com o estilo Steampunk.
ResponderExcluirMesmo não sendo fã de fantasia, esse livro me deixou com muita vontade de ler. Primeiro a época, que dá um brilho à leitura. Segundo, a mocinha nada convencional e ainda sem alma, rsrs… Por fim essa leitura de época com requintes da modernidade, alterando a realidade e imergindo o leitor numa viagem literal! E depois o mix com lobisomens e vampiros, acho que vou ficar tensa na leitua do livro.
Seres sobrenaturais vivendo em paz entre nós? Me despertou muita curiosidade. Adoro livros sobrenaturais. Adorei sua resenha, me deixou bastante ansiosa para lê-lo.
ResponderExcluirBeijos, Blog Admirando os Livros.
Já li muitas resenhas sobre este livro e fiquei muito curiosa,com uma vontade imensa de ler.Quero muito desvendá-lo e descobrir como é até o final.
ResponderExcluirNossa, adoro Steampunk e coisas sobrenaturais, amei esse livro desde a primeira vez que vi, o enredo da história é cativante, parece ser do tipo que você começa mas não tem hora pra parar *--* encantada com a história da Alexia Tarabotti, quero muito ler!
ResponderExcluirNunca li nada do gênero, apesar de ter curiosidade ainda não tive oportunidade.
ResponderExcluirSabe vou colocar esse livro na minha lista de leituras só porque fiquei com curiosidade de conhecer a Alexia, espero poder comprar ele logo :3
Alguns pontos negativos citados me deixou bem pensativa, pois livro que se arrasta, capítulos grandes, acaba desestimulando o leitor. Quando a leitura parece não avançar por mais a gente leia, o livro se torna cansativo. No entanto, como você mencionou, a estória é boa, então acho que vale a pena dar uma chance.
ResponderExcluirBeijos
Da Imaginação a Escrita
Queria muito ler esse livro, já li muitas críticas positivas sobre ele, e sinceramente eu não ligo se o capítulo é longo ou não, acho que sou a única pessoa que para o de ler quando quer no meio de uma frase e não liga se o capítulo vai acabar ou não .-. Só não gostei muito da capa, tipo ela parece um personagem do The Sims (oi?) ou sei lá... Mas, tirando tudo isso eu estou super ansiosa para ler esse livro e assim que tiver dinheiro, vou comprá-lo imediatamente!
ResponderExcluirBjos!
Amei essa capa. É linda demais. E quando eu soube que é um livro que é ambientado em Londres antiga me empolguei mais ainda. E saber que a diagramação é boa e páginas amarelas, melhor ainda. Tenho certeza que também irei me apaixonar pela Alexia. E eu que nunca li nenhum livro desse genero literário. Gostei, eu quero.
ResponderExcluirBeijos
adriana