Anota Aí #6 - Como Enviar Livros pelos Correios

20 de fevereiro de 2019


Já devo ter comentando em algum post passado sobre eu vender vários dos meus livros por falta de espaço, tempo, ânimo, coragem, dinheiro e tudo mais, e mesmo já tendo feito vários envios através de sorteios aqui no blog, eu nunca tinha parado pra pensar sobre os procedimentos dos correios, o custo que isso tem, e que várias pessoas têm dúvidas sobre como fazer envios de livros da forma mais econômica possível (o que não inclui o Sedex que é o olho da própria cara), afinal, em tempos de crise, o que a gente puder economizar é lucro. Então, depois de ver muita gente em grupos de vendas querendo comprar livros, reclamando de fretes acima de 10 reais, e afirmando com todas as letras que "envio módico custa só 6 reais" (o que não é verdade já que depende do peso do pacote), achei válido trazer o que aprendi com a experiência, já que o assunto, além de pertinente, tem tudo a ver com esse universo literário de compra e venda de livros, quanto custa o frete e afins. Assim, quem sabe, consigo esclarecer como funciona a cobrança dos Correios e tirar possíveis dúvidas sobre o assunto. Vamo lá?

Existem várias modalidades de envio, assim como serviços adicionais que podem ser contratados para um maior controle e segurança. Os que abordarei aqui serão as modalidades "Impresso" e "PAC" (embora exista o Sedex), e os serviços adicionais "Registro Módico" e "Seguro".

• Impresso

Antes de mais nada, é importante saber que o bendito Correio tem uma modalidade própria onde se encaixa o envio de livros, o chamado Impresso.

O que pode ser enviado como Impresso:
- Livros;
- Catálogos;
- Fascículos;
- Guias;
- Lista de preços;
- Revistas;
- Jornais;
- Publicações periódicas;
- Alternativos culturais;
- Formulários não preenchidos;
- Prospectos de propaganda;
- Propaganda política de partido ou de candidato;
- Divulgação de evento.

Existe uma tabela disponível no site deles indicando o valor fixo de acordo com o peso, independente do CEP de destino, e todos os envios feitos através dessa modalidade não podem ultrapassar 2kg. Não vou incluir o print da tabela aqui com os respectivos valores por motivo de "todo ano o valor do envio pode sofrer reajuste", e como não sei quando o post está sendo lido, é melhor consultar direto no site dos Correios.

Consulte a tabela do Impresso AQUI.

OBS.: Para evitar possíveis fraudes, os Correios podem abrir os pacotes que são levados já fechados para inspeção, caso achem necessário. Nesse caso, algumas agências implicantes exigem que você escreva no pacote "Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT". Algumas até dispõem de um carimbo com esse aviso para facilitar nossas vidas, mas não são todas. Se você levar aberto para eles verem que se trata de livros e embalar lá, não precisa escrever nada. Mesmo levando o pacote já fechado, não é sempre que fazem essa exigência, eu mesma nunca escrevi isso em nenhum livro que enviei, mas, caso peçam que você escreva esse aviso no pacote, o motivo é esse.

• Impresso Urgente

Ele funciona da mesma forma que o Impresso Normal, porém, apesar de ser um pouquinho mais caro, o prazo para entrega é menor. A tabela de valores se encontra na mesma página do Impresso Normal, indicada acima.

• PAC

Se por acaso o peso do pacote for superior a 2kg (e máximo de 30kg), o envio não pode ser feito através do Impresso e deve ser feito por PAC. Diferente do Impresso, o valor do envio feito por PAC vai depender não só do peso do pacote, mas das dimensões e do CEP de destino. É possível fazer a simulação do valor de envio pelo site dos Correios, mas é necessário ficar atento ao peso informado pois eles não são pesados de forma fracionada. Assim, se o pacote pesa 2,3kg, na simulação deve-se colocar 3kg redondo, pois o valor corresponde até aquele peso, a não a partir dele.
Todo envio feito por PAC deve ter a Nota Fiscal do produto (em caso de venda feita por empresas) ou a Declaração de Conteúdo (envio por Pessoa Física e que substitui a NF)

Para fazer a simulação, clique AQUI.

OBS.: Todos os envios por PAC já possuem o valor referente ao Registro Nacional (o código de rastreio para essa modalidade) embutido no preço final. A atualização do envio pelo site é feito em todas as etapas, assim, é possível acompanhar o registro dos locais por onde o pacote passa até chegar ao destinatário.

- Registro Módico

Vale lembrar que o valor da tabela de Impressos se trata apenas do envio de acordo com o peso. Não é obrigatório, mas caso seja necessário ter o código de rastreio para acompanhamento, é preciso contratar o serviço opcional de Registro Módico. Assim, para saber o valor certo que será pago para enviar o livro, basta somar o valor do Impresso + valor do Registro Módico.

O módico não é um tipo de envio, ele nada mais é do que aquela etiqueta com o código de rastreio que o atendente prega no pacote. Quando for enviar livros, basta falar que quer fazer o envio Impresso com Registro Módico.

Registro Módico dá um pouco mais de segurança, pois é uma garantia de que o envio foi realizado. Ao consultar o código de rastreio, é possível verificar quando o envio foi feito, quando o carteiro saiu para entrega, e quando o objeto foi recebido pelo destinatário.

A tabela de serviços adicionais, incluindo o valor do Registro Módico, pode ser consultada AQUI.

OBS.: No site, os Correios não costumam atualizar o status de envio com os locais por onde o objeto passa na modalidade de Impresso, somente a postagem, a saída do carteiro e a entrega, logo, não se desespere consultando o status e ver que o pacote "não saiu do lugar", é assim mesmo que esse tipo de envio funciona e logo logo chega ao destino.

- Seguro

O seguro também não é um serviço obrigatório, mas é importante para garantir o recebimento do valor declarado do objeto em caso de extravio.
Para declarar o valor, é preciso preencher um formulário fornecido pelos Correios no ato do envio, assim como a Declaração de Conteúdo com seus dados e os dados do destinatário (a Declaração de Conteúdo substitui a Nota Fiscal nesse caso). O valor do seguro é de 2% sobre o valor declarado.

OBS.: Quando o objeto enviado sem seguro é extraviado, os Correios só reembolsam o valor pago pelo envio, desde que você tenha o comprovante. Quando o objeto possui seguro e é extraviado, basta abrir uma reclamação que os Correios fazem o reembolso do valor declarado + frete, e, claro, é preciso ter o comprovante.


♥ Outras dicas bem úteis

- Embrulhando os livros
Os Correios não aceitam embrulhos com anúncios, logomarcas (se você não for a própria empresa), coloridos ou rasurados. Quando for embalar os livros, dê preferência para envelopes ou papel pardo e liso. No caso de caixas, caso não queira comprar as próprias dos Correios (nem indico pois são muito caras), eles aceitam as comuns de papelão (essas encontradas em supermercado). Você pode desmontá-la e montá-la do avesso, ou cobri-la com papel pardo. Caso a caixa seja maior do que os livros, encha os espaços vazios com plastico bolha ou jornal amassado pra deixar tudo bem protegido e os livros não ficarem soltos e sambando lá dentro. A gente sabe como os Correios tratam as encomendas alheias...
Depois de embrulhar o livo em envelope ou papel, passe fita adesiva em todos os cantos laterais para evitar possíveis rasgos (só não passe a fita por cima da parte com os dados do remetente e do destinatário).

- Não sei o peso do livro. E agora?
Caso você não tenha uma balança de cozinha em sua casa ou não possa ir ao Correio só pra fazer uma simulação do frete pra saber o preço, uma dica é dar uma conferida nos dados técnicos do livro a ser enviado pelo site da Amazon. Basta pesquisar pelo livro e conferir lá embaixo em "Detalhes do produto" o peso dele. O peso informado já considera o peso da embalagem também (sim, a embalagem também faz diferença no peso e, consequentemente, no valor do envio).
Se você pretende fazer envio de livros com frequência, invista numa balancinha sem medo. No site do Submarino, por exemplo, tem várias e elas custam em média R$20,00.


Espero que com esse post eu tenha conseguido esclarecer as dúvidas sobre como fazer o envio de livros pelos Correios e, em caso de outras dúvidas pertinentes, é só deixar um comentário aqui embaixo!


PS.: Caso os links não direcionem para as respectivas páginas e peça um login nada a ver, acesse a home do site dos Correios e vá até a opção "Preços e Prazos", e alí é só selecionar a opção desejada para consultar e simular seu envio.




11 comentários

  1. Bom dia, tudo bem?
    Acompanho seu blog mas nunca comentei.
    Gostaria de saber se você tem no momento alguns livros para venda e se sim qual o titulo.
    No aguardo
    Obrigada
    Rosângela

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  2. Olá tudo bem adorei seu post me ajudou muito, eu queria lhe perguntar uma coisa talvez vocês possa me ajudar, quando se faz envio me parece que agora você precisa imprimir um documento para preencher com os dados da pessoa que vai receber o pacote, você sabe me dizer onde encontro esse documento? Porque revirei o site dos correios e não achei. Beijos

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    1. https://www.correios.com.br/enviar-e-receber/encomendas/prepare-seu-objeto/arquivos/FormulrioDeclaraodeContedoA5.pdf/view

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  3. Amei sua explicação. Vendo Apostilas em PDF e agora quero começar a vender o impresso. Fico na dúvida de como iniciar e de como saber quais serão meus custos.

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  4. Você sabe como funciona para enviar um livro do Brasil para os Estados Unidos? Que tipo de correspondência para um livro de +/- 1kg?

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    1. Também quero saber sobre isso. Você sabe se tem taxa sobre o livro?

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  5. Também estou a mesma dúvida do Rodrigo Maia. Quanto custa para enviar um livro para os Estados Unidos?

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  6. Gostei das dicas, mas não encontrei o peso dos livros a Amazon.

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  7. muito boas as dicas, muito obrigado. Resolvi me desapegar de alguns livros e coloquei à venda na internet, suas dicas me deram um norte de como proceder o envio.

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  8. Agradeço pelo conteúdo, me ajudou muito. O site dos Correios não é dos mais intuitivos kkk. Abraço!!

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