Explicações, observações e indicações para iniciar o "Desafio das Décadas" no The Sims 4

27 de outubro de 2021

Não sei se alguém por aqui gosta de jogos de simulação, mas aposto que todo mundo conhece ou já jogou The Sims, né verdade?
Antes de começar, deixa eu contar a história do início: Eu já fui a louca do The Sims. Conheci o jogo desde o lançamento do primeiro, aquele quadradão em 2D lá nos anos 2000. Na época eu tinha uns 16 anos e zero preocupações na vida. Desde então fui acompanhando a evolução desse jogo que é um vício só: já tive comunidade grande no finado Orkut (a The Sims 2 Brasil) onde eu escrevia vários guias e tutoriais de tudo o que o jogo oferecia, criava desafios, traduzia vários mods, já fui convidada pela Eletronic Arts junto com outros donos de comunidades e portais grandes pra conhecer o The Sims 3 lá na sede deles antes mesmo de ser lançado (e viajei lá pra São Paulo, e além de ter virado um caco, fiquei com a bunda quadrada porque fui e voltei no mesmo dia, de ônibus), já fui colunista da PontoPackage (uma revista online sobre o universo do The Sims que, infelizmente, não existe mais), e, de brinde, fiz amizades que duram até hoje, quase 20 anos depois. Só não levei isso pra frente porque os filhos foram nascendo, a vida adulta foi ficando cada vez mais pesada, as tarefas de casa e de trabalho não tiveram fim nunca mais, e eu acabei não podendo investir meu tempo curto nisso, mesmo que eu tivesse vontade.

Importante: Já adianto que o post é enorme, então peço que leia só se tiver paciência e interesse no desafio.

Com o lançamento do The Sims 4, em 2014, eu já não jogava mais há alguns anos, e quando tentei jogar pra experimentar, eu achei tudo tão diferente do que eu estava acostumada nos The Sims anteriores que desanimei e fiquei bem alheia às novidades. Quem passou a gostar e a jogar sempre foram minhas filhas, Marina e Vitória. Mas, eis que descobri a existência do tal desafio, e a vontade de voltar a jogar de novo bateu.

Então lá fui eu procurar saber que desafio é esse, como funciona, o que precisa, e confesso que fiquei um tanto perdida, pois os posts em português que encontrei de algumas pessoas que decidiram fazer tem adaptações, mudanças de regras, explicações longas ou confusas demais, ou curtas e sem maiores detalhes pra algumas situações específicas. Procurei o post original num fórum do jogo e, combinando com outras postagens e alguns vídeos que encontrei no YouTube, resolvi voltar a jogar só pra fazer o bendito desafio.

♥ O Desafio

O Desafio das Décadas foi originalmente criado por ZombieCleo, e teve algumas adaptações de Kekeru_Naruse, que inclui tarefas e dá nomes às épocas e, no site da LalaSims (em português), podemos encontrar maiores explicações e detalhes sobre os motivos de algumas coisas serem permitidas e outras não, tudo isso pra tentar tornar o desafio mais compreensível e realista. 
O desafio consiste em passar pelas décadas de 1890 até 2010, criando uma linha do tempo histórica de acordo com eventos marcantes que aconteceram nos EUA e no mundo até a atualidade, e isso inclui respeitar, da forma mais fiel que o The Sims permitir, costumes, tradições, culturas e limitações a medida que novas gerações vão nascendo, crescendo e envelhecendo, assim como a forma que foram evoluindo com o tempo.


♥ A História

Você pode imaginar uma história pra contextualizar esse novo início de vida dos Sims. Eu já criei meu casal de Sims e a casa deles, imaginando que são imigrantes italianos que vieram pra "Terra da Liberdade" em busca de oportunidades, melhores condições de vida, e pra garantir que a linhagem continue existindo.
Giancarlo é um carpinteiro bem ranzinza, e fica furioso por qualquer motivo. Matilde é um doce de pessoa que cuida do lar, gosta de cozinhar, praticar jardinagem e sonha com uma família enorme e feliz. A casinha deles:





♥ Observações e Adaptações

Eu quero deixar essa minha peripécia experiência registrada junto com a agonia que tenho certeza que vou passar, mas não quero criar outro blog e muito menos um canal pra fazer isso, vou tentar postar meu progresso aqui no blog da forma mais organizada possível. Se você aí joga, achou a ideia legal e quiser fazer ou acompanhar, ótimo, vem compartilhar dessa peleja comigo, caso contrário ignore, por obséquio.

Vou fazer outra postagem com as orientações básicas pra começar, seguida das décadas e suas regras, pra deixar tudo organizado e direto ao ponto. Preferi fazer uma pequena adaptação nesse desafio por questão de lógica e proporção: O marco que define a passagem do tempo no desafio original é o primeiro herdeiro chegar à fase jovem adulto, e quando o filho dele chegar nessa fase se passa outra década, e assim por diante. Mas se a ideia é viver uma década e um jovem adulto está na faixa dos 18~24 anos (ou coisa do tipo), não faz muito sentido pra mim essa idade representar 10 anos. E como é um tanto complicado ficar controlando os dias certinho (e no meio do desespero com a casa revirada e cheia de crianças esgoelando sem parar, eu sei que vou ficar enlouquecida e esquecer) preferi considerar uma década baseado na expectativa de vida dos Sims até virarem adolescentes, o que leva cerca de 23 dias + o tempo da gravidez. Na expansão das Estações, cada estação tem duração de 7 dias, então a década, pra mim, vai passar a cada ciclo de 4 estações, o que corresponde a 28 dias de jogo. Assim o tempo fica "fechado" e dá pra controlar direitinho sem fugir muito do que corresponde.
Fazendo dessa forma é bem provável que não haja tempo suficiente para que os filhos do casal cresçam e se casem pra terem filhos na primeira década jogada, mas lembre-se que você é livre pra criar a família já com filhos ou contar as décadas da forma como preferir.

Como a vida dessa família começa no final do século 19, vale lembrar que haviam limitações de materiais utilizados nas construções, falta de encanamento dentro de casa (dá pra imaginar a merda devido às condições sanitárias precárias, socorro) e as pessoas nem tinham energia elétrica em casa, o que influencia nas regras do desafio, então podemos ver que as coisas não vão ser tão fáceis assim porque Sims não podem ter lâmpadas, não podem usar celular, computadores, máquina de lavar, e nem ter rádio ou televisão (não é a toa que antigamente um casal tinha 300 filhos). Embora não seja obrigatório, acho legal respeitar os estilos de vestimenta para melhorar a imersão na época, então baixei um monte de conteúdo personalizado pra poder deixar os Sims com a aparência o mais próxima possível de como era.

Eventualmente eles vão encontrar e serem visitados por outros Sims com roupas e comportamentos que não existiam, mas essa parte a gente tem que ignorar e concentrar somente na família principal, senão o trabalho que vai dar pra trocar a roupa e reformar as casas de todos os Sims do jogo vai fazer qualquer um desistir. O mais fácil é mudar as roupas dos demais Sims quando passarem a fazer parte do núcleo familiar principal. Você também pode criar outras famílias para ocupar algumas das casas vazias espalhadas pelo mundo, e quem sabe, no futuro, seus filhos venham a conhecer os filhos que essas famílias tiverem...

Alguns eventos terão que ser adaptados de forma a simular determinadas situações, como é o caso da obrigatoriedade de se ir à igreja ou participar das Guerras e, consequentemente, as prováveis mortes dos Sims que forem obrigados a "lutar". Nesse segundo caso, a forma ideal de tentar matar o Sim de forma aleatória é usando a Planta-Vaca, já que, ao tentar pegar o bolo na boca dela, o Sim tem chances de ser comido ou não, podendo escapar com vida. O calendário de feriados e eventos do jogo vai auxiliar nessas questões com as configurações certas pra cada década, assim podemos ver o lembrete e simular algumas tradições e costumes da época.

Uma das adaptações que resolvi fazer foi a seguinte: De acordo com as regras, podemos começar o desafio com um Sim só, com um casal (casado) já formado, e esse casal já pode começar com um ou mais filhos, mas como a ideia é formar gerações a partir desse casal, não achei interessante começar com filhos e nem começar sendo solteiro pra perder anos da vida até conhecer uma mulher, então, pra mim, o ideal é começar com um casal, de preferência Jovens Adultos. Como era comum que os casamentos fossem arranjados entre as famílias, também não vejo muito sentido em começar a jogar com uma mulher solteira pois não era permitido que mulheres morassem sozinhas, quem dirá sair zanzando pela cidade procurando um marido.
No final do século 19 já existiam apartamentos, mas somente homens solteiros podiam morar sozinhos em um. Assim, como vou começar o desafio com um casal, morar em apartamento está fora de cogitação. O ditado "quem casa quer casa" já tá valendo desde então.
Observação mui importante: As regras do desafio não expressam a opinião dos criadores e muito menos a minha. As questões sobre casamento, falta de direitos femininos, sexualidade, trabalho, estudos e afins são um absurdo total, mas também são uma forma de mostrar como a sociedade era antigamente e como evoluiu gradualmente com as conquistas dos direitos civis. Caso seja algo que não agrade e te cause incômodo, ignore a regra e faça a adaptação que achar necessária.


♥ Dicas Espertas

Dica esperta 1: Como o normal era se casar e ter filhos na adolescência, e também ser comum a casa ficar cheia de Enzos e Valentinas pipocando até no teto (pelo menos até os filhos se casarem pra irem embora e liberarem espaço), dois mods são bem importantes para que se consiga fazer isso no jogo, caso contrário os Sims ficam limitados a só conseguirem se casar e ter filhos quando forem Jovens Adultos. Com esses dois mods seu Sim consegue casar e ter filhos a partir da adolescência e alguns traços de personalidade, incluindo dinheiro, podem ser incluídos ou excluídos manualmente quando necessário.
- MC Command Center e MC WhoHoo (é só procurar pelo nome na lista e baixar a versão compatível com as expansões instaladas)

Dica esperta 2: Caso queira baixar conteúdo personalizado referente às épocas, recomendo fazer uma busca em portais como The Sims Resource, Mod the Sims e no Pinterest. Nesse último vai ter o link nas fotos com o site onde dá pra baixar o conteúdo desejado. No canal da Dida Santos ela deixou um link na descrição do vídeo com um pack cheio de roupas que podem ser usadas nas décadas de 1890 até 1910.

Dica esperta 3: Um canal bem legal que indico pra se inspirar em modelos de casas a serem construídas/reformadas é o MTSims. Lá tem uma playlist excelente com a casa inicial construída em 1980 e as reformas feitas nela até o ano de 2010 (e pelo que vi, as casas estão disponíveis na galeria dele no jogo). Foi na casa dele de 1890 que me baseei pra construir a casa dos meus Sims.


Até o próximo post!

3 comentários

  1. Eu amoooo The Sims! Que demais esse desafio, acho que vou fazer também hehe

    ResponderExcluir
  2. Li todos os posts mas nao entendi como joga inicialmente. Precisa instalar algum programa para o desafio iniciar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não precisa. Esse post aqui é uma introdução de como funciona e as adaptações que fiz. Vc cria o casal normalmente mas precisa seguir as regras de cada década que coloquei nesse post: http://www.livrosechocolate.com.br/2021/10/the-sims-4-desafio-das-decadas.html
      :)
      Faz, é bem legal!

      Excluir