Nick e Charlie: Uma novela de Heartstopper - Alice Oseman (Audiolivro)

26 de junho de 2023

Título:
Nick e Charlie: Uma novela de Heartstopper
Autora: Alice Oseman
Narração: João Victor Granja e Vitor Mello
Editora: Seguinte
Gênero: Jovem Adulto/Romance
Ano: 2023
Duração: 1h 50min (168 páginas)
Nota:★★★☆☆
Sinopse: Nesta novela da série best-seller Hearstopper, Nick e Charlie vão precisar superar um dos maiores desafios de seu relacionamento.
Todo mundo sabe que Nick e Charlie são inseparáveis. Entre tardes jogando videogame, noites de filmes e conversas infinitas, não há nada que possa abalar o sentimento que um tem pelo outro.
Com a partida de Nick para a universidade se aproximando, Charlie fica cada vez mais inseguro, afinal todos dizem que o primeiro amor quase nunca dura para sempre… Será que o relacionamento deles é capaz de sobreviver à distância? Ou os garotos só estão adiando o inevitável?

Resenha: Nick e Charlie é uma novelinha do universo Heartstopper, da autora Alice Oseman e publicado pela Seguinte aqui no Brasil. Diferente dos outros livros da série, Charlie e Nick não é uma HQ, e me arrisco a dizer que a leitura extra não é obrigatória, a não ser que a pessoa realmente goste de Heartstopper e tenha ficado com curiosidade em saber como os personagens estão dois anos depois do desfecho do último volume, De Mãos Dadas. Aqui vamos acompanhar uma situação específica entre o casal que estava super bem, até a ideia de um namoro a distância surgir, já que Nick está prestes a ir para a universidade. Charlie passa a ter crises de insegurança e não sabe como lidar com a situação. Por mais que se amem e sejam inseparáveis, como pode um relacionamento sobreviver à distância?

O livro é narrado em primeira pessoa e é dividido em seis partes que se alternam entre os pontos de vista dos dois. Minha experiência foi com o audiobook, então antes de falar sobre a história, vou falar sobre a narração, da qual eu só tenho elogios. As vozes dos narradores João Victor Granja (Nick) e Vitor Mello (Charlie) são fluídas e gostosas de ouvir, combinam bem com os personagens e suas personalidades, eles variam a intensidade da voz de acordo com a emoção dos personagens e tornam a experiência de ouvir a história muito mais imersiva e interessante. Eles são os mesmos que dublaram os atores no seriado na Netflix e a escolha para a narração do audiobook não poderia ser mais acertada. O trabalho de narração em si já merece 10 estrelas, mas é uma pena que não possa avaliar a história como um todo da mesma forma.

O problema pra mim foi eu simplesmente não conseguir acreditar que as discussões dos personagens fossem algo vindo de adolescentes, tanto pela complexidade dos diálogos quanto pela forma como os sentimentos foram expostos. Fiquei com a sensação de que todo o surto de Charlie por não ficar feliz com a ida de Nick pra longe foi algo que a autora quis inserir pra tentar mostrar um ponto que parece ter a ver com a forma leve dela lidar com assuntos mais delicados e como passa isso pro papel, mas, levando em consideração o que aconteceu nos outros livros, aquilo não me parecia legítimo, não senti que era algo que os personagens diriam.
Digo isso porque a rotina deles como casal é bastante detalhada, com informações do que fazem, como fazem, e como ficam felizes por estarem juntos, logo eu imaginei que uma situação que os tirasse dessa zona de conforto pudesse ser resolvida de outra forma que não envolvesse pensamentos reprimidos e um surto com direito a tratamento de silêncio e tudo. Talvez pra leitores mais jovens essa questão da imaturidade devido a idade possa ser algo normal, mas sabe quando a única reação para um xilique gratuito é revirar os olhos? Foi exatamente isso que fiz quando me dei conta que o problema central era esse.
Obs.: Cheguei a lembrar do meu primeiro namoradinho e da vez que eu precisei viajar sem ele: a viagem ia durar uma semana e eu chorei o tempo inteiro, morta de saudade, como se fosse morrer. Eu tinha 13 anos.



Sei que Charlie é mais frágil, as questões de saúde mental que ele enfrentou ainda são motivo de preocupação pra Nick, ele continua sendo bem novo pra ter certos tipos de entendimento, a exposição na internet e os comentários maldosos dos outros acabam com a alegria e a autoestima de qualquer um, ter uma crise de insegurança não é algo que se possa controlar, mas acho que 2 anos de convivência e total cumplicidade é tempo mais que suficiente pra lidar com algo que já era esperado pra qualquer estudante terminando o ensino médio, no caso a ida pra universidade. Enquanto Nick estava super confiante e bem resolvido com seu namoro e com os estudos, Charlie estava lá, com a cabeça cheia de caraminholas, com medo do namoro não resistir e sofrendo por algo que nem aconteceu.

A sensação que tive no final foi a de ter ouvido uma fanfic bem fraquinha, pois por mais que a autora fale como ninguém sobre os dilemas e as frustrações na adolescência, seus medos e inseguranças e a forma deles lidarem com alguns traumas. A situação aqui só existiu por não ter havido um simples diálogo, principalmente quando os personagens expõe sentimentos e conversam entre si como adultos com bastante frequência. Não faz muito sentido pra mim.

A experiência de acompanhar esse casal fofo por mais um tempinho através de um conto curto é animadora e desperta a curiosidade, e como gostei muito de Heartstopper eu queria saber mais sobre os protagonistas, mas ao final achei que não acrescentou nada de relevante à história original e é tudo muito bobo e desnecessário. Ainda quero acompanhar a série, mas não sei se vou ter a mesma animações para esses extras.

Nenhum comentário

Postar um comentário