Lore Olympus (vol. 4) - Rachel Smythe

5 de junho de 2024

Título: Lore Olympus - Histórias do Olimpo #4
Autora: Rachel Smythe
Editora: Suma
Gênero: Graphic Novel/Fantasia/Mitologia Grega
Ano: 2023
Páginas: 384
Nota:★★★★☆
Sinopse: Hades busca apoio na vida pessoal, Zeus faz pouco-caso dos seus sentimentos e Minte volta a ter comportamentos abusivos. Por mais que tente impor seus limites, o rei do Submundo continua sozinho e perdido.
Perséfone, igualmente isolada depois que seus colegas de faculdade se afastam por causa da sua relação com Hades, sequer encontra refúgio em casa, onde Apolo insiste em aparecer sem ser convidado. Como se não bastasse, Ares, o tempestuoso deus da guerra, está de volta para desenterrar sua história com a deusa da primavera, ameaçando trazer o passado da jovem à tona e arruinar ainda mais sua reputação.
Apesar de concordarem em ir devagar, Perséfone e Hades se veem irremediavelmente atraídos um pelo outro em meio ao caos, e não há como negar a força do destino.

Resenha: Dando continuidade ao livro anterior, o quarto volume da série Lore Olympus traz os episódios 76 a 102 do webcomic e alguns esboços inéditos das ilustrações que a autora não incluiu na história e que vieram com exclusividade no livro impresso.

Seguindo com a trama, Hades ainda mantém seu relacionamento com Minte, a ninfa, mas ela não consegue se livrar do seu comportamento abusivo e destrutivo, levando a Hades a reconsiderar essa decisão. Ele e Perséfone estão indo devagar agora que decidiram ser amigos, e eles continuam mantendo o relacionamento profissional no trabalho. Essas questões levam Hades a buscar apoio emocional pra poder lidar melhor com a situação pela qual está passando, mas seu irmão, Zeus, não dá a mínima e ele acaba encontrando consolo na própria Perséfone. O problema é que ela não anda muito bem, tanto pela questão de Apolo continuar perseguindo-a por acreditar que eles devem ficar juntos, quanto pelo incidente com Hades e o papparazzi que fotografou os dois lá no início da história e fez surgir muitos boatos sensacionalistas pelo Olimpo. A "lição" que ele deu no pobre fez com que Perséfone ficasse isolada na faculdade porque todos estão evitando-a por medo de Hades, e ela se sente péssima com essa rejeição e passa a exigir que ele repare o mal que fez.
Assim, quando eles passam momentos juntos, fica claro que, devagarinho, eles estão evoluindo e estreitando o que têm enquanto levam essa amizade, além de falarem sobre algumas situações do passado que explicam algumas coisas e aprofundam melhor quem eles são de verdade.



Depois de se manter tão passiva diante dos outros e continuar lidando com as consequências do que Apolo lhe fez, gradualmente (e finalmente) Perséfone começa a retomar o controle da sua vida, mas é revoltante ver as situações pelas quais ela passa até que tome coragem para se impor e enfrentar quem ela não quer por perto.

Talvez o problema maior do livro seja o ritmo dos acontecimentos e algumas cenas que não tem muita importância, como se estivessem alí só pra preencher espaço. Por mais que a história retrate a ideia do que acontece quando alguém sofre um abuso e como ela lida e se molda a partir disso, as coisas acontecem devagar demais e parece que não avança, seja pela passividade e ingenuidade de Perséfone ou em relação a Hades que prefere reprimir seus sentimentos e seguir o oposto do que seu coração manda. Ele está tentando ser alguém melhor mas, além de ser a personificação da melancolia, parece que o caminho pra isso é mais longo do que ele imaginava.



Os toques de bom humor e algumas outras abordagens enriqueceram a história, como a relação entre Hades e Hera, a dinâmica do casamento falido entre Hera e Zeus, a fofocaiada que não tem fim no Olimpo, as histórias de fundo que falam de outros deuses, e Ares que apareceu pra causar.

A arte dispensa maiores comentários. As ilustrações são lindíssimas, a escolha das cores foi certeira, os personagens são expressivos e transmitem muito bem o que estão sentindo. É super satisfatório acompanhar uma história onde a autora consegue evidenciar a personalidade dos personagens através de gestos e expressões, além de combinar questões da atualidade e a modernidade tecnológica com a mitologia grega e a adaptação dos deuses.

O volume 4 de Lore Olympus traz uma história mais leve, e mesmo que aborde assuntos delicados, ainda consegue ser divertido e empolgante. Curiosa pelo próximo livro.

Novidades de Junho - Suma

4 de junho de 2024

Lore Olympus - Histórias do Olimpo #4 - Rachel Smythe (11/06/2024)
Hades busca apoio na vida pessoal, mas Zeus faz pouco-caso dos seus sentimentos e Minte volta a ter comportamentos abusivos. Por mais que tente impor seus limites, o rei do Submundo continua sozinho e perdido.
Perséfone, igualmente isolada depois que seus colegas de faculdade se afastam por causa da sua relação com Hades, sequer encontra refúgio em casa, onde Apolo insiste em aparecer sem ser convidado. Como se não bastasse, Ares, o tempestuoso deus da guerra, está de volta para desenterrar sua história com a deusa da primavera, ameaçando trazer o passado da jovem à tona e arruinar ainda mais sua reputação.
Apesar de concordarem em ir devagar, Perséfone e Hades se veem irremediavelmente atraídos um pelo outro em meio ao caos, e não há como negar a força do destino.
Ganhador dos prêmios Eisner e Harvey e finalista do prêmio Hugo, Lore Olympus é fenômeno absoluto na plataforma Webtoon e reúne fãs no mundo todo. O quarto volume da série reúne os episódios 76 ao 102 do webcomic, além de conteúdo exclusivo e inédito.

A Ascensão do Dragão - Uma história ilustrada da dinastia Targaryen #1 - Linda Antonsson, George R. R. Martin e Elio M. García Jr. (18/06/2024)
Durante os séculos em que os Targaryen ocuparam o Trono de Ferro, seus dragões comandaram os céus. A jornada da única família de senhores de dragões que sobreviveu à Destruição de Valíria é o retrato de uma política tortuosa forjada por atos nobres e covardes, alianças e traições. Como no épico romance Fogo & Sangue, A Ascensão do Dragão retoma o surgimento dos Targaryen e sua chegada ao poder, desde a conquista de Westeros por Aegon Targaryen até a infame Dança dos Dragões -- a sangrenta guerra civil que quase destruiu de uma vez por todas seu reinado.

Quem Vai te Ouvir Gritar - Uma Antologia de Horror Negro - Vários autores (25/06/2024)
Um policial começa a enxergar, no lugar dos faróis dos carros, olhos enormes que lhe dizem quem deve ser parado no trânsito. Dois passageiros fazem uma viagem de ônibus que os deixa presos em uma estrada no Alabama, onde grandes perturbações os aguardam. Uma jovem mergulha nas profundezas da Terra em busca do demônio que matou seus pais. Esses são apenas alguns dos mundos presentes em Quem vai te ouvir gritar, antologia de contos editada por Jordan Peele e John Joseph Adams.
Todas as histórias reunidas neste volume surpreendem pela vivacidade imaginativa de seus universos e, ao mesmo tempo, chocam e incomodam por serem profundamente baseadas na realidade brutal do racismo e da desigualdade social.
Com introdução de Peele e uma lista admirável de escritores (incluindo N. K. Jemisin, P. Djèlí Clark, Nnedi Okorafor, Nalo Hopkinson e muitos outros), a coletânea é uma aula sobre terror que reformula e ressignifica os conceitos de horror e medo. 

Com textos de: 
Jordan Peele, N. K. Jemisin, Rebecca Roanhorse, Cadwell Turnbull, Lesley Nneka Arimah, Violet Allen, Erin E. Adams, Tananarive Due, Justin C. Key, Ezra Claytan Daniels, Nnedi Okorafor, L. D. Lewis, Nalo Hopkinson, Maurice Broaddus, Rion Amilcar Scott, Nicole D. Sconiers, Chesya Burke, Terence Taylor, P. Djèlí Clark e Tochi Onyebuchi. 


Novidades de Junho - Paralela

3 de junho de 2024

Os Caçadores do Coração Perdido - Jo Segura (11/06/2024)
Corrie Mejía é uma arqueóloga famosa por sua capacidade de trabalho e seu temperamento forte, e ela tem um sonho: liderar uma expedição na selva mexicana em busca dos restos mortais do guerreiro asteca Chimalli, que ela acredita ser seu ancestral. Mas receber um convite para participar de uma escavação com esse objetivo, com todas as despesas pagas, parece bom demais para ser verdade -- e é.
Como a maior especialista do mundo em Chimalli, Corrie sabe que deveria liderar a expedição, e não se subordinar ao insuportável (e absurdamente sexy) Ford Matthews, seu ex-colega de faculdade e maior concorrente. Com a vida pessoal em frangalhos, no entanto, ele também não está nem um pouco animado em trabalhar com sua nêmesis.
Quando a escavação começa, porém, fica claro que os dois terão que trabalhar juntos: há um ladrão por ali, e Corrie e Ford precisam manter em segredo suas descobertas -- e a química inegável entre eles. Em meio a traficantes de artefatos, autoridades mexicanas e mentiras do passado, essa expedição só pode ter um final explosivo.

Maame - Jessica George (25/06/2024)
Aos 25 anos, Maddie está esperando que sua vida comece para valer. Enquanto observa colegas que moram sozinhas, namoram e tomam os primeiros passos de suas carreiras, a maior parte do seu dia a dia é dedicada ao cuidado do pai, que sofre de doença de Parkinson. Quando finalmente tem a chance de viver novas experiências, ela se aventura e encara as alegrias e desafios de amadurecer e se encontrar.

Novidade de Junho - Seguinte

2 de junho de 2024

O Rei Aurora - Artefatos de Ouranos #2 - Nisha J. Tuli (18/06/2024)
Lor se libertou do Rei Sol, mas agora está nas mãos de Nadir, o Príncipe Aurora. Convencido de que ela está escondendo alguma coisa, Nadir não vai medir esforços até ouvir cada um dos segredos de Lor, mas ela não pretende confessá-los tão facilmente. Afinal, Nadir é filho do homem que a manteve aprisionada por anos sem motivo.
Até que os dois precisam unir forças para encontrar um dos artefatos sagrados de Ouranos. Mesmo sabendo que não pode confiar no príncipe, Lor aceita trabalhar ao lado de Nadir, já que o objeto é uma peça importante para conquistar a vingança que ela tanto deseja.
Com o Rei Sol determinado a reconquistá-la, Lor se vê em uma corrida contra o tempo, e ela sabe que nenhum lugar é seguro. Pelo menos não até que ela destrua o Rei Aurora -- mas ela logo se dá conta de que há muito mais em jogo do que imagina.



Resumo do Mês - Maio

1 de junho de 2024

Esse mês eu até consegui fazer algumas coisas pro blog e adiantei algumas leituras que estavam na fila, mas ter voltado a trabalhar acabou consumindo meu tempo mais do que imaginei, pois a quantidade de cursos de aprimoramento que ando fazendo tá bem puxado, e não sobrou tempo de sentar em paz pra trazer o conteúdo pra cá. Capaz que esse mês eu consiga colocar o que preciso em dia, oremos...
Enquanto isso, o que teve:

Resenha

♥ Na Telinha

Wishlist de Board Game

Essa tá boa, viu...