Título: A Ascensão do Dragão - Uma história ilustrada da dinastia Targaryen - A Ascensão do Dragão #1
Autores: George R.R. Martin, Elio M. García Jr. e Linda Antonsson
Editora: Suma
Gênero: Fantasia Épica/ Ação/Aventura
Ano: 2024
Páginas: 352
Nota:★★★★★
Autores: George R.R. Martin, Elio M. García Jr. e Linda Antonsson
Editora: Suma
Gênero: Fantasia Épica/ Ação/Aventura
Ano: 2024
Páginas: 352
Nota:★★★★★
Sinopse: A Ascensão do Dragão é um guia excepcional sobre a casa mais poderosa de Westeros, com 180 ilustrações inéditas dos Targaryen, de seus dragões e das tradições dos Sete Reinos.
Durante os séculos em que os Targaryen ocuparam o Trono de Ferro, seus dragões comandaram os céus. A jornada da única família de senhores de dragões que sobreviveu à Destruição de Valíria é o retrato de uma política tortuosa forjada por atos nobres e covardes, alianças e traições. Como no épico romance Fogo & Sangue, A Ascensão do Dragão retoma o surgimento dos Targaryen e sua chegada ao poder, desde a conquista de Westeros por Aegon Targaryen até a infame Dança dos Dragões ― a sangrenta guerra civil que quase destruiu de uma vez por todas seu reinado.
Resenha: A Ascensão do Dragão é um guia e edição de colecionador do universo das Crônicas de Gelo e Fogo, que traz os detalhes mais importantes da história presente no livro Fogo & Sangue, com ilustrações belíssimas e inéditas de personagens, e cenas memoráveis dos acontecimentos que marcaram as primeiras gerações da casa Targaryen, desde a Conquista de Westeros por Aegon Targaryen e suas irmãs e esposas, Visenya e Rhaenys, como foram os reinados daqueles que herdaram o Trono de Ferro, até o ano de 136 DC, pouco depois da Dança dos Dragões e da coroação do rei Aegon III.
É muito interessante acompanhar esse universo criado por Martin e como ele consegue expandir a história para as demais casas de Westeros fazendo parecer fatos históricos. Os detalhes das intrigas políticas, do jogo de poder, das ambições e das traições, das batalhas sangrentas com direito a dragões gigantescos e muito fogo. Os personagens são muito complexos e muito bem construídos, é fácil entender as motivações de cada um deles dentro do contexto em que vivem por piores que sejam, só não vale se apegar muito porque, como todos sabem no que diz respeito aos livros do autor, a morte (inesperada ou não) é só mais um detalhe...
Mesmo que seja um resumo do livro Fogo & Sangue, é possível entender todos os acontecimentos, saber porque alguns personagens são chamados de nomes como "A Rainha que Nunca Foi", além de amarrar os fios para saber como tudo começou e por que está tomando determinada direção, sem perder nenhum detalhe.
Como o livro é bastante informativo, quase como uma enciclopédia com direito a árvore genealógica dos Targaryen, ele também faz um resumo das principais casas de Westeros para que o leitor possa entender as origens de cada casa, a localização no continente, porque elas ocupam a posição política que têm e por que se aliaram ou se tornaram inimigos de outras casas.
A leitura é fluída, a escrita prende a atenção como poucas prendem e é impossível não entrar num completo estado de imersão durante a leitura imaginando que, de alguma forma, tudo aquilo deve ter existido de verdade em algum momento da história da humanidade devido a riqueza de detalhes e forma de contar a história que o autor tem. Quem já conhece os livros sabe do que estou falando...
Pra quem quer se aprofundar nessas origens, pra quem está acompanhando a série na HBO e quer mais detalhes sobre os personagens (tanto os que aparecem quanto os que ficaram de fora) ou quer comparar a adaptação e tem interesse em acompanhar a trajetória dos Targaryen para saber o que acontece nos séculos que antecedem os acontecimentos de As Crônicas de Gelo e Fogo, é livro recomendadíssimo e item obrigatório pra quem é fã.
Nenhum comentário
Postar um comentário