The Sims 4 - Desafio das Décadas - 1900

2 de novembro de 2021



O início da década:

Depois de passar a década com 5 filhos debaixo do braço e grávida do sexto, Matilde teve o Pablo, mais um hominho pra me fazer passar raiva feat. desespero. Mas, por enquanto, tava dando pra manter tudo sob controle.

A Casa:



Com os 9mil que consegui economizar ganhando dinheiro com a carpintaria e com a venda de legumes, a casa foi reformada mas não mudei muita coisa. Destruir a casinha do lado de fora foi a primeira coisa que fiz. Depois tirei todas as "rachaduras" das paredes, coloquei papel de parede nos cômodos e substitui portas e janelas pra ficar tudo branquinho e a casa ficar com um ar mais "limpo". Troquei a lareira, coloquei um sofá estofado, e, claro, também aumentei a casa construindo um terceiro quarto, senão não teria lugar pra acomodar todo mundo. Como os quartos são pequenos, o que salvou foram os beliches.

O Trabalho:

Como trabalhar fora passou a ser permitido pra homens, fiz Giancarlo entrar na carreira de Jardineiro, aproveitado que ele já tinha a habilidade alta nessa área depois de ter passado a década cuidando da horta, mas, como o salário é pouco, ele continuou mexendo com carpintaria porque é um trabalho que rende um dinheiro bem bom. Federico começou a aprender a mexer na mesa de carpintaria do pai pra já poder aprender a por a mão na massa desde cedo.

A vida e a saga da família:

Federico foi o primeiro a virar adolescente, o que significa que já estava na hora de procurar uma pretendente. Então, segui minha própria dica de ocupar as casas vazias com outras famílias e ele conheceu a Amélie. Amélie faz parte de uma família de imigrantes franceses, os Le Feur. Além dos pais, ela tem um irmão mais velho (Claude) e uma irmã mais nova (Delphine).
Agora com energia elétrica na iluminação e o banheiro dentro de casa, talvez as coisas fiquem menos caóticas... Talvez...



Outra coisa importante: Giancarlo e Federico foram passar uns momentos de pai e filho em Oasis Springs pescando. Numa dessas, Federico pescou a famigerada semente da Planta-Vaca e dei um jeito de plantar a bendita no fundão do lote. Já tenho que preparar a simulação da Guerra na próxima década mas é um saco ter que ficar alimentando essa planta toda hora pra não deixar ela morrer.

A gente sabe que nessa vida tem jeito pra tudo, menos pra morte, e a bendita chegou pro Giancarlo... O homem deixou a esposa com 6 filhos e partiu desta pra melhor. O chororô na casa durou dias e a tarefa de provedor da família ficou por conta de Federico.



Com todos os filhos indo pra escola juntos, Matilde acabou passando um bom tempo sozinha em casa. Ela aproveitou esse tempo pra fazer bordados, cuidar do jardim, fazer algumas pinturas pra se distrair e poder lidar com a morte de Giancarlo, além de aprender umas receitas novas e estudar livros de Herbologia para aprender a fazer remédios caseiros. Não sei se a falta de fazer exercícios somado a comilança desse povo tem alguma coisa a ver, mas quanto mais o tempo passa, mais gordos ficam. Daqui a pouco tão que nem eu.

Não consegui fazer o mod de casamento e gravidez na adolescência funcionar de jeito nenhum, configurei direitinho mas a opção com essas interações não apareciam. Então, Federico continuou o namoro com Amélie e tive que esperar que eles virassem jovens adultos pra se casarem.

E foi assim que Matilde e os filhos terminaram a década:

Federico entrou na carreira Militar, continuou o legado do pai trabalhando como carpinteiro, se casou com Amélie e ficou na casa pra ajudar a mãe e os irmãos mais novos. Eles tiveram duas filhinhas gêmeas que são a cara da mãe, a Amabella e a Isadore, e no final da década ela entrou em trabalho de parto e, antes da virada, nasceu o Bernard.





Paola virou jovem adulta, e num jantar em família pra se comemorar o casamento do irmão, ela conheceu Claude, médico e irmão mais velho de Amélie. Foi amor a primeira vista. Eles se casaram e foram morar numa casa modesta em Willow Creek, e não demorou muito pra que Giovane nascesse.



Bibiana também virou jovem adulta mas ainda não conheceu nenhum pretendente até o final da década, mas ela adora visitar a irmã mais velha e as duas são melhores amigas.
Dom, Giuseppe e Pablo cresceram e agora são adolescentes. Logo eles vão começar a aprender a mexer na mesa de carpintaria do pai ou cultivar legumes na horta da família, mas por enquanto andam estudando e lendo muito.
Matilde está beirando a terceira idade, ajuda Amélie a cuidar dos três netos, adora bordar e de vez em quando é visitada pelo espírito de Giancarlo que não para de possuir objetos pela casa e deixar todo mundo apavorado. Mas, o que importa, é que a família aumentou muito e por mais que a vida não seja muito fácil dentro de uma casa entupida de gente e um banheiro só, as coisas estão caminhando. Com a venda de todos os móveis fabricados por Federico e o pai antes da morte, o saldo da família foi de aproximadamente 14mil, e isso é mais do que o suficiente pra próxima reforma.





PS.: A Planta-Vaca cresceu, e vamo simbora pra 1910... E a primeira Guerra Mundial.


Resumo do Mês - Outubro

1 de novembro de 2021


Depois de nem sei quantos anos, voltei a jogar The Sims, e dessa vez, tô experimentando o TS4 fazendo o famigerado Desafio das Décadas. Talvez não devesse "perder tempo" jogando por agora, ainda mais sabendo que tenho muita coisa pra estudar e uma pequena grande pilha de livros pendentes pra serem lidos e resenhados, mas eu tenho uma história tão antiga com The Sims, e isso acaba sendo uma válvula de escape que me faz esquecer tantos problemas, que resolvi arriscar e ver no que vai dar. Inclusive tô reaprendendo a jogar e me acostumando com a jogabilidade que é um tanto diferente dos anteriores.

Enfim, mesmo assim, até que tive um saldo positivo de leituras e resenhas e acredito que se eu conseguir cumprir o "cronograma" que fiz, eu consigo colocar tudo que preciso em dia aqui no blog, terminar o bendito desafio, e continuar estudando meu tarôzinho pra começar o ano livre.

Caixa de Correio #116 - Outubro

31 de outubro de 2021

Mais um mês chegando ao fim, mais rápido do que pensei. Esse mês não teve popinho e eu confesso que ando bem desanimada em seguir com a coleção. Mais lançamento do que o bolso de qualquer um pode aguentar, preços altíssimos por causa da alta do dólar, então por enquanto só vou esperar chegar os popinhos de HP que encomendei há uns dois meses mais ou menos e em último caso focar somente nessa coleção. No mais, teve livros (o da Intrínseca eu ganhei naqueles sorteios do Skoob, nem acreditei!!) e teve decks e eu AMEI. Espiem:

The Sims 4 - Desafio das Décadas - 1890

29 de outubro de 2021


O início da década:

Como eu preferi usar as 4 estações como contagem de tempo pra década, e esse tempo não é suficiente pra que o primeiro herdeiro da família cresça e se case, a década passou com os filhos ainda crianças. Mas pelo menos a segunda geração já estava ali.
Recomendo não criar os Sims já adultos para que não se tornem idosos ao final desse tempo, e assim dá pra aproveitar mais. Outra recomendação é, mesmo que você não vá jogar com eles, criar outras famílias com filhos e distribuir pela vizinhança, assim os Sims da sua família podem ir visitá-los quando puder sair sozinho. Mais tarde, conhecer Sims adolescentes para um futuro casório vai ser uma saga (ainda mais se você for respeitar a regra sobre casamento da mesma etnia)... Então fica a dica.

A Casa:

Como disse no post de explicações do desafio, construí a casa inicial do casal "Gallo" inspirada na casa feita pelo Márcio, do MTSims. Fiz algumas pequenas alterações por questão de espaço e gosto, mas achei que pra começar ficou excelente. Saldo inicial foi de 20mil.



A Casa é toda de madeira, tem 2 andares, 2 quartos, sala, copa, cozinha, um cômodo 2x2 para a banheira, a casinha do lado de fora com o vaso, e uma hortinha.

O Trabalho:

Como o Seu Giancarlo não poderia trabalhar fora e a Matilde não pode trabalhar de jeito nenhum, ele teria que tirar o sustento da família da terra, trabalhando em casa, e a horta foi importantíssima pois ele colhia legumes pra ter alimento em casa e vendia pra ter um dinheirinho e poder pagar as contas. Na primeira oportunidade eles compraram uma mesa de carpintaria e, mesmo que ele ainda cuidasse das plantas (o que ajudou a subir a habilidade de jardinagem dele), ele começou a criar esculturas e móveis de madeira (a habilidade de mecânica dele foi subindo a medida que fazia mais e mais itens), e o valor desses itens que ele vendia também ia subindo a medida que ele se aperfeiçoava, o que ajudou bastante em juntar dinheiro (tinha mesas que ele vendia a mais de 600) e ao final da década a família ja estava com um saldo positivo de mais de 9mil pra poder fazer a reforma na casa de 1900.

A vida e a saga da família na "Terra da Liberdade":

Com falta de energia elétrica e usando um sistema de encanamento precário, a sujeira e a bagunça na casa era um troço de outro mundo. Era pratos sujos em todo canto, comida azeda na geladeira, vaso e banheira quebrando toda hora, pilhas de roupas espalhadas pelo chão inteiro, e como Seu Giancarlo não faz tarefas domésticas, sobrava pra Matilde.

Diversão também é um problema estratosférico nessa época, pois não tem nada permitido que pudesse ser comprado pra aumentar a diversão desses dois, e isso fazia com que eles sempre ficassem tensos, estressados, tristes e, no caso do Giancarlo, furioso. Oooo homem chato. Ele reclama de cheio ruim e bagunça, e queria gritar com a mulher a todo momento. Esses modificadores de "mau humor" e tristeza impedem que eles obedeçam aos comandos, e se o abençoado do Giancarlo estivesse puto da cara, ele não trabalhava, e se não trabalhava não dava pra ganhar dinheiro e nem comida. Foi um de-ses-pe-ro. De vez em quando Matilde até fazia uns bordados pra se distrair, não não adiantava muito. A única forma realmente eficiente de se aumentar a diversão era partindo pras intimidades, mas como o "oba-oba" não é permitido, eles só podiam "tentar ter um bebê". E nessa gracinha, Matilde teve 5 filhos e ao fim da década estava grávida do sexto.

Em meados da década eles compraram um galinheiro pois percebi que algumas refeições pediam ovo como ingrediente. De vez em quando Giancarlo ia até o mercado da cidade comprar carne e leite, ou pescava algum peixe no lago da cidade, mas basicamente a família Gallo viveu sobreviveu de sopa de cogumelos, pão e salada de frutas. Matilde ajudava na horta regando as plantas e colhendo o que nascia, e ela acabou tomando gosto por jardinagem.

Gente, é difícil demais cozinhar só com ingredientes cultivados, ainda mais porque é preciso esperar o tempo de nascerem, e quando não se tem produtos suficientes eles tinham que comer o pimentão cru pra não morrerem de fome. É difícil jogar e ver os Sims nesse sofrimento, mas sei que uma hora essa fase difícil e terrível de sobrevivência chega ao fim e eles vão ter uma qualidade de vida bem melhor lá na frente.

Os filhos foram nascendo e fazendo aquela escadinha: Primeiro nasceu o Federico, depois a Paola, em seguida veio a Bibiana, depois o Dom e o, até então caçulinha, Giuseppe. Matilde já estava no segundo trimestre da gravidez quando passamos pra 1900 e daqui a pouco vem mais uma criança pra descabelar a todos. O desespero de cuidar dessa tropa sem deixar ninguém morrer de fome enquanto não se podia nem dormir porque sempre tinha alguém esgoelando foi uma agonia. Essa quantidade de gente numa casa com um banheiro só foi surreal, e deparar com poças de xixi pelo chão de vez em quando e Sims exalando aquele cheirinho de podre pedindo um banho pelo amor de Cristo foi inevitável. Dá pra imaginar.

Quando criei o casal, Matilde era jovem adulta e Giancarlo era adulto. No final da década ele tinha se tornado idoso e vivia reclamando de dor nas costas ou cochilando na cadeira de balanço como o bom e velho ranzinza que ele é, mas Matilde ainda era jovem adulta, Federico, Paola e Bibiana eram crianças, e Dom e Giuseppe eram bebês. Como o Giuseppe não podia cuidar nem ensinar nada aos filhos, tudo ficava a cargo da Matilde, e as meninas ajudavam com as louças sujas e as roupas espalhadas pelo chão. Que antipatia desse homem, meudeus, que ódio.

Na foto abaixo a família está na mesa fabricada pelo próprio Giancarlo, e eu tinha acabado de reformar a casa porque a década tinha virado, por isso as portas brancas e o papel de parede.



No mais é isso. Foi um desafio enorme controlar e suprir as necessidades de todos esses Sims esfomeados, cansados e mijões ao mesmo tempo sem que eles morressem, mas entre mortos e feridos, salvaram-se todos. Até 1900!

The Sims 4 - Desafio das Décadas

28 de outubro de 2021



O Desafio das Décadas foi originalmente criado por ZombieCleo, e consiste em passar pelas décadas de 1890 até 2010, criando uma linha do tempo histórica de acordo com eventos marcantes que aconteceram nos EUA e no mundo até a atualidade, respeitando costumes, tradições, culturas e limitações a medida que novas gerações vão nascendo, crescendo e envelhecendo, assim como a forma que foram evoluindo com o tempo.

Já fiz uma postagem anterior explicando porque comecei a fazer esse desafio, e falando também sobre algumas adaptações que fiz pra iniciar. Lá tem orientações sobre a forma de contar o tempo que fez mais sentido pra mim (que é o que vou adotar pra mim, mas sinta-se livre pra contar da forma que fizer mais sentido pra você), e indicações dos mods que serão úteis nessa jornada.
Ao final das décadas eu volto fazendo a retrospectiva do que aconteceu com a família pra registrar o progresso.
Então, vamo lá:

Começando o Desafio
  • Crie um casal de Sims Jovens adultos, casados e da mesma etnia;
  • Eles podem morar em qualquer mundo e deverão comprar um lote vazio onde a casa inicial será construída;
  • O dinheiro inicial é $20.000;
  • Uma década corresponde a um ciclo completo de 4 estações (ou 28 dias);
  • O casal principal não pode se mudar da casa inicial, somente seus herdeiros à medida que forem se casando;
  • Reformas na casa só podem ser feitas a cada início de década;
  • Configure o calendário de eventos mantendo somente os feriados "Festival da Colheita" e "Festival de Inverno". Adicione o feriado "Espírito de Gratidão" em todos os Domingos para simular a missa e "Caçada aos Ovos" em qualquer dia da Primavera para simular a Páscoa. Decorações de feriado na casa não são permitidas. Com exceção de casamentos, qualquer outro festival ou evento não é permitido;
  • Cheats ou mods de edições de dinheiro e personalidade só podem ser usados em situações específicas, e haverá a informação sobre isso na década indicada;
  • Ao iniciar a década, não deixe de consultar as regras para não esquecer de cumprir o que se pede.
A casa inicial
- A casa deve ter paredes e pisos feitos somente de madeira, sem papel de parede;
- Móveis também devem ser de madeira (nada que seja de plástico é permitido);
- Cozinha sem eletrodomésticos, somente fogão e geladeira dos mais simples e antigos;
- A privada deve ser colocada do lado de fora da casa (construa uma "casinha");
- Chuveiros são proibidos, é permitido somente uma banheira de madeira;
- Sem eletricidade: Somente velas ou lampiões;
- É permitido criar galinhas e vacas;
- Traço do lote: Fora da rede;
Sobre as Guerras
- Para simular as Guerras, você irá precisar da Planta-Vaca;
- Como a primeira guerra só vai acontecer em 1910, temos até o início de 1900 para procurar a semente da planta no mundo e cultivá-la;
- Quando a planta já estiver adulta e os Sims tiverem que ser mandados pra Guerra, a forma de fazer com que o Sim "lute" e sobreviva ou não de forma aleatória, é fazer com que ele pegue o bolo/isca na boca da planta. Se ele for comido, significa que ele morreu na Guerra, caso contrário, ele sobreviveu;
- É preciso que o Sim tente pegar o bolo da boca da planta por pelo menos 2x, pois as chances do Sim ser engolido, de fato, e morrer só valem a partir da segunda tentativa. Na primeira vez ele sempre será cuspido então ele sempre vai sobreviver, o que iria estragar essa "simulação" de luta (caso prefira, escreva "vivo" e "morto" em dois pedacinhos de papel e sorteie, se ele sair vivo, ele sobreviveu, se sair morto, faça ele comer o bolo da planta até ser engolido);
- Sobreviver à Guerra tem consequências, e alguns traços de personalidade (que serão indicados nas regras da década específica) devem ser editados a fim de simular o "trauma";
- Caso não queira ter a Planta-vaca em casa, ela pode ser incluída num outro lote. Nesse caso, quando chegar a hora, basta reunir todos os Sims "convocados" e mudá-los pro lote onde a planta está e, assim, simular a luta.

♥ 1890 - A virada do séc. XIX
  • Proibido arranjar emprego ou seguir alguma carreira. Para ganhar dinheiro e sustentar a família somente o homem pode trabalhar em casa através da jardinagem, carpintaria, pesca ou pintura;
  • Com a falta de energia e encanamento, os Sims deverão pegar água num lago para abastecer a casa sempre que necessário;
  • Casamentos só são permitidos entre Sims da mesma etnia e gênero oposto;
  • O divórcio é proibido;
  • Nas intimidades, os Sims devem sempre "Tentar ter um bebê". Oba-oba não é permitido;
  • Todo bebê deve nascer em casa e deve ser alimentado exclusivamente pela amamentação;
  • Proibido adotar crianças;
  • As meninas que nascerem na família devem ter o traço de Criatividade;
  • Somente as mulheres devem cuidar das crianças e ensiná-las;
  • Mulheres devem fazer todas as tarefas domésticas e só é permitido lavar roupas na bacia (roupas lavadas devem ser penduradas no varal);
  • Homens não podem cuidar nem ensinar nada aos filhos, e não realizam tarefas domésticas a não ser reparar itens quebrados;
  • As filhas mulheres devem sair de casa com seus maridos ao se casarem, a partir da adolescência;
  • Apenas herdeiros do sexo masculino podem ter herança, se não houver meninos, o marido da filha que se casou primeiro se torna herdeiro;
  • Em caso de morte, é permitido que o viúvo se case novamente o mais rápido possível, mas a viúva só pode se casar novamente com um homem pobre e após um luto de 14 dias;
  • Viúvas podem conseguir dinheiro através de jardinagem e pintura.

♥ 1900 - A Era Eduardiana
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
  • Eletricidade passou a ser permitida somente para iluminação (sem lustres modernos, somente lâmpadas simples);
  • Remova o traço "Fora da Rede";
  • Banheiro/vaso pode ser passado pro interior da casa, porém chuveiros ainda não são permitidos
  • Papel de parede é permitido;
  • Móveis estofados são permitidos;
  • Homens podem trabalhar nas seguintes carreiras: Criminal, Médico, Entretenimento (como músico), Militar, Político, Cientista, Escritor, Negócios (até nível 6) ou Culinária (até nível 5); - Observação: No The Sims 4 não existe o entregador de jornal para se conseguir um emprego através dos classificados. Somente nesse caso é permitido usar o celular para conseguir emprego simulando o jornal.
  • Empregos de meio período não são permitidos;
  • Se tiver dinheiro suficiente, é permitido abrir um restaurante;
  • Mulheres ainda não podem trabalhar formalmente, mas podem conseguir dinheiro com pintura, jardinagem, bordado e arranjo de flores mesmo que sejam casadas;
  • Ao fim dessa década a Planta-vaca deve estar completamente crescida.

♥ 1910 - A Primeira Guerra Mundial
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
  • Todos os homens da família (incluindo os maridos das filhas) que sejam pelo menos jovens adultos são convocados para a Guerra;
  • É permitido aos homens casados "Tentar ter um bebê" antes da "partida";
  • Para simular a Guerra, faça com que o Sim tente pegar o bolo da Planta-vaca uma vez. Se forem comidos, é porque morreram na Guerra, se escaparem, são sobreviventes e podem voltar pra casa.
  • Os sobreviventes só podem trabalhar na carreira Militar (simulando que estão na Guerra) pelo menos até a idade adulta, e é permitido movê-los pra outro lote;
  • Como consequência do "trauma" desencadeado pela Guerra, todos os Sims do sexo masculino devem ter pelo menos um dos traços de personalidade a seguir: Soturno, Cabeça-quente, Desajeitado, Insano ou Preguiçoso;
  • Paredes pintadas e tapetes sem estampas são permitidos;

♥ 1920 - Os Direitos Femininos e a Lei Seca
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
  • As mulheres podem ser herdeiras e ao se casarem não são mais obrigadas a se mudar de casa;
  • As mulheres podem trabalhar como pintora ou musicista se não forem mães, ou se o marido não ganhar dinheiro o suficiente para pagar as contas;
  • O traço de Criatividade não é mais obrigatório para as meninas;
  • Homens podem cuidar das crianças e fazer pequenas tarefas domésticas;
  • Todas as iluminações estão liberadas;
  • Rádio permitido;
  • Bebidas alcoólicas estão proibidas;
  • Remova o feriado "Festival da Colheita" do calendário;

♥ 1930 - A Grande Depressão
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
  • Sims que trabalham devem perder seus empregos por pelo menos duas semanas;
  • Se o Sim tem um comércio, este deve ser fechado;
  • Para conseguir dinheiro, os Sims devem vasculhar o bairro durante essas duas semanas e vender o que for encontrado;
  • Contas só podem ser pagas após o corte da eletricidade na casa;
  • Sims que atingirem a fase adulta nessa época devem ter o traço de Soturno, Evasivo ou Maldoso;
  • Bebidas alcoólicas estão liberadas;
  • Adicione o feriado "Gostosuras ou Travessuras" às tradições para comemorar o Halloween no final do Outono.

♥ 1940 - A Segunda Guerra Mundial
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
  • Homens que entrem na década como Jovens adultos e Adultos devem ir pra Guerra no mesmo esquema anterior;
  • Sobreviventes da Guerra podem se mudar pra outro lote;
  • Adolescentes que se tornarem Jovens adultos durante essa década não vão pra Guerra e devem ingressar em alguma das carreiras permitidas somente após se tornarem Adultos;
  • Carreiras permitidas para homens adultos: Criminal, Médico, Entretenimento, Jardineiro, Militar, Político, Cientista, Escritor, Crítico, Culinária, Pintor, Detetive, Agente Secreto e Atleta;
  • Carreiras permitidas para mulheres: Atleta, Pintora, Culinária, Entretenimento;
  • Adolescentes podem conseguir trabalhos de meio período como Babá (somente mulheres), empregado de fast-food, Pescador (apenas homens), Salva-vidas, Artesanato e Atendente de loja;
  • Trabalhos autônomos como Veterinário e Dono de restaurante são permitidos
  • Sobreviventes da Guerra devem ter algum dos traços de personalidade a seguir: Soturno, Cabeça-quente, Desajeitado, Insano, Preguiçoso, Malvado ou Evasivo;
  • Deve haver um rádio na casa e alguém deve ouvir as notícias durante 1hr por dia;
  • Máquina de lavar e secadora são permitidas;
  • Deve haver um jardim na casa;
  • Sims podem fazer somente uma única refeição cozida por pessoa durante o dia. Qualquer outro alimento deve ser preparado fora do fogão com produtos da horta;
  • Relacionamentos interraciais passam a ser permitidos, mas o casamento ainda é proibido;
  • Decorações para comemorar os feriados são permitidas.
  • Bebês já podem nascer no hospital e serem alimentados com mamadeira.

♥ 1950 - A Guerra Coreana e a Ameaça Vermelha
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
  • O casal de filhos mais velhos que sejam jovens adultos e ainda não estiverem casados devem ir pra Guerra no mesmo esquema anterior (o homem é recrutado, a mulher vai como enfermeira voluntária);
  • É permitido ter uma televisão na casa (a mais barata disponível), mas os Sims só podem assistir de 6hs às 10hrs e das 18hs às 24hrs;
  • Carreira de Ator/Atriz é permitida, e Sims podem se tornar famosos;
  • Computador mais barato é permitido, mas só pode ser usado para escrita;
  • Chuveiros passam a ser permitidos nos banheiros;
  • Micro-ondas são permitidos;
  • É permitido decorar a casa com popart;
  • Adicione o feriado "Véspera de ano novo" no último dia do Inverno para comemorar o ano novo.

♥ 1960 - Direitos Civis, Movimento Paz & Amor e A Geração X
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
  • O controle de natalidade é permitido: O casal não precisa ficar condicionado ao "Tentar ter um bebê" pois o "Oba-oba" finalmente está liberado;
  • O casamento interracial está permitido;
  • Relacionamentos homoafetivos são permitidos, mas o casamento ainda é proibido;
  • Meditação e incensos são permitidos;
  • Carreira de Agente Secreto e Astronauta são permitidas;
  • Tv's de tubo são permitidas;
  • Em caso de gravidez, os Sims podem tirar folga para se dedicarem ao nascimento e aos cuidados com o bebê;
  • É permitido fazer tatuagens;
  • Homens podem fazer qualquer tarefa doméstica para manter a casa limpa e organizada;
  • Remova os feriados "Espírito de Gratidão"

♥ 1970 - Feminismo, Ambientalismo e o Fim da Guerra do Vietnã
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
  • O casal de filhos mais velhos que sejam jovens adultos deve ir pra Guerra novamente, no mesmo esquema anterior;
  • Sobrevivente devem ter pelo menos um dos seguintes traços: Soturno, Cabeça Quente, Desajeitado, Insano, Preguiçoso, Enjoado, Maldoso ou Evasivo;
  • Toda criança nascida nessa época deve ter um dos seguintes traços assim que liberados: Ativo, Seguro de Si, Amante do Ar Livre, Vegetariano ou Extrovertido;
  • O computador pode ser usado somente para escrita e jogos;
  • Divórcio é permitido;
  • Sims que saem de casa, casados ou não, podem morar em apartamentos;
  • Cafeteiras, máquinas de lavar louça e itens de plástico são permitidos;
  • É permitido trocar ou aprimorar os eletrodomésticos para modelos melhores;
  • É permitido trocar ou aprimorar pias, vasos e chuveiros para modelos melhores;
  • Festivais e eventos na cidade estão permitidos;

♥ 1980 - A Era Yuppie e a Geração Y (Os Millennials)
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
  • Toda criança nascida nessa época deve ter um dos seguintes traços assim que liberados: Seguro de Si, Glutão, Ambicioso, Materialista ou Esnobe.
  • Nova carreira permitida: Guru da Tecnologia;
  • Pelo menos um Sim da família deve estar na carreira de Negócios;
  • Horário para ver TV é restrito das 6hs às 14hrs;
  • Acampamentos são permitidos;
  • Tv's podem ser melhores e mais caras, mas as de tela plana ainda não são permitidas;
  • Video game é permitido;
  • Permitido usar pisos de mármore na reforma da casa;
  • Bebês devem nascer somente no hospital;
  • Adoção é permitido;

♥ 1990 - A Globalização e a Era da Internet
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
  • Todas as carreiras, profissões, trabalhos autônomos e trabalhos de meio período são permitidos;
  • Não há mais restrições de construção, mobília e eletrodomésticos;
  • Tv's de tela plana ainda não são permitidas;
  • Notebooks são permitidos e computadores não possuem mais restrição de uso;
  • O uso do celular está permitido;
  • Esteiras de yoga são permitidas;
  • Fones de ouvido são permitidos;
  • O feriado "Véspera de ano novo" deve ser removido;
  • Na última semana ou estação da década, a família teme o fim do mundo e deve se preparar para o famigerado bug do milênio na virada, construindo um bunker/porão no subsolo da casa;
  • A mobília do porão deve ser a mais barata, não é permitido usar computadores nesse período,  deve haver estoque de comida, pois os Sims devem permanecer lá embaixo nos últimos 3 dias da década sem ir à escola ou ao trabalho;
  • Bebês só podem nascer em casa se a família estiver no porão;

♥ 2000 - O Novo Milênio
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
  • O feriado "Véspera de ano novo" deve ser incluído novamente;
  • Tv de tela plana é permitida;
  • Aparelhos de ginástica são permitidos;
  • Robô aspirador é permitido;
  • Gestantes podem escolher ter o bebê em casa ou no hospital;
  • Homens podem tirar um dia de licença-paternidade;

♥ 2010 - A Geração Z e a Explosão da Tecnologia
Todas as regras anteriores continuam válidas, com as seguintes mudanças:
  • Sims do mesmo sexo finalmente podem se casar;
  • Carreira de Jornalismo deve ser evitada (a mídia impressa está deixando de existir);
  • Sims podem buscar fama através de redes sociais;
  • Não há mais restrições do que o Sim pode ou não fazer da vida;


Bom jogo!

Explicações, observações e indicações para iniciar o "Desafio das Décadas" no The Sims 4

27 de outubro de 2021

Não sei se alguém por aqui gosta de jogos de simulação, mas aposto que todo mundo conhece ou já jogou The Sims, né verdade?
Antes de começar, deixa eu contar a história do início: Eu já fui a louca do The Sims. Conheci o jogo desde o lançamento do primeiro, aquele quadradão em 2D lá nos anos 2000. Na época eu tinha uns 16 anos e zero preocupações na vida. Desde então fui acompanhando a evolução desse jogo que é um vício só: já tive comunidade grande no finado Orkut (a The Sims 2 Brasil) onde eu escrevia vários guias e tutoriais de tudo o que o jogo oferecia, criava desafios, traduzia vários mods, já fui convidada pela Eletronic Arts junto com outros donos de comunidades e portais grandes pra conhecer o The Sims 3 lá na sede deles antes mesmo de ser lançado (e viajei lá pra São Paulo, e além de ter virado um caco, fiquei com a bunda quadrada porque fui e voltei no mesmo dia, de ônibus), já fui colunista da PontoPackage (uma revista online sobre o universo do The Sims que, infelizmente, não existe mais), e, de brinde, fiz amizades que duram até hoje, quase 20 anos depois. Só não levei isso pra frente porque os filhos foram nascendo, a vida adulta foi ficando cada vez mais pesada, as tarefas de casa e de trabalho não tiveram fim nunca mais, e eu acabei não podendo investir meu tempo curto nisso, mesmo que eu tivesse vontade.

Importante: Já adianto que o post é enorme, então peço que leia só se tiver paciência e interesse no desafio.