Wishlist #16 - Board Games - Night Parade of a Hundred Yokai

2 de janeiro de 2023

Recentemente descobri o jogo Night Parade of a Hundred Yokai numa das minhas andanças pelo YouTube, grupos de Facebook e por lojas online dedicadas a jogos de tabuleiro. É um projeto bastante interessante de um autor nacional, e é aquele tipo de jogo bastante estratégico, super competitivo, bonitinho e que diverte bastante, mas que não teve o hype que merecia, tanto que mesmo com expansões custa menos do que muita coisa famosa que encontramos no mercado.
Já fiquei apaixonada por esses meeples com carinhas felizes e já penso em passar na frente de um bando que tá na fila por aqui...

Night Parade of a Hundred Yokai
Editora/Fabricante: Conclave
Criador: Luís Brüeh
Idade recomendada: 14+
Jogadores: 1-4
Descrição: O rei Enma não está em lugar nenhum. Com seu terrível castelo em Mount Fire, clãs assimétricos de semideuses há muito esquecidos criarão exércitos e lutarão para conquistar os corações nas ilhas do Japão.
Escolha entre 4 facções assimétricas e selecione para convocar novos yokai, fazendo o desfile noturno mais eficiente. A cada rodada, ative um de seus desfiles para enviar meeples para assombrar as ilhas, se movimentar e lutar um contra o outro. Assim que uma ilha tiver um certo número de yokai, os habitantes construirão um santuário para acalmá-los, enviando seus meeples de volta à sua área de jogador. Depois que um jogador recebe 5 de seus santuários em jogo, os jogadores restantes recebem o último turno, o jogo termina e os pontos de vitória são marcados com base em cartões ocultos para decidir o vencedor.


Expansões

Moonlight Whispers
Há lendas, mesmo entre os Yokai, de seres tão únicos e poderosos que mesmo o próprio Rei Yokai não seria capaz de controlá-las ou bani-las. Os Daiyokai, cujos nomes não poderiam nunca ser ditos em voz alta, são criaturas enigmáticas. Mas, cuidado, pois eles tem seus próprios propósitos e não são leais a ninguém.



Kami Rising
Night Parade of a Hundred Yokai é um evento turbulento quando todos os tipos de seres sobrenaturais são libertados do mundo espiritual para marchar pelo reino dos mortais em um espetáculo massivo de caos absoluto.
A Expansão para Night Parade of a Hundred Yokai Kami Rising traz 2 Novos Clãs assimétricos: Kotengu e Inugami e novas Habilidades: Banir e Invocar.

Resumo do Mês - Dezembro

1 de janeiro de 2023

Dezembro é o mês do desespero, né? E 2022 foi literalmente o ano do surto. Que ano ruim, Brasil, meudeusdocéu.
E aqui em casa é assim: Correria com as coisas de Natal, correria pra colocar as pendências do blog em dia, correria em casa com as crianças de férias, socorro. Mas, posso dizer que agora que terminei a bendita fisioterapia, consegui fazer o impossível nos 49' do segundo tempo, mesmo que pra isso a casa tenha ficado meio revirada. Ainda consegui zerar Super Mario World numa sessão de nostalgia feat. puro ódio, liberando as 96 benditas saídas do jogo. Mas fazer o que, né? Prioridades... Grazadeus que metade dos livros que resenhei eram curtos e pude ler em poucas horas, alguns até ouvi o audiobook pra ajudar, então já me adiantou bastante tempo. O calhamaço do Stephen King que eu achei que levaria anos pra terminar até que terminei mais rápido do que pensei.
Espero que 2023 seja um ano de renovação, reconstrução e muitas conquistas pra todo mundo. Só desejo coisas boas pra gente.

Caixa de Correio #129 - Dezembro

31 de dezembro de 2022

Mais um mês de loucura passou e com ele o ano chega ao fim. Nem acredito que o blog tá prestes a comemorar 11 anos de vida, e quando olho pra trás e vejo esse pedação que já caminhei, nem consigo acreditar. Mês de natal, eu aproveitei pra me dar presentes e não poderia ficar mais feliz.
Não vou me alongar muito porque faltam 3 minutos pra virada e nem sei o que tô fazendo aqui em vez de ir curtir.

#fui

Livros:
  • Lore Olympus vol.1 - Rachel Smythe
  • O Livro das Respostas - Carol Bolt
  • A Longa Marcha - Stephen King
  • Vermelho, Branco e Sangue Azul (ed. colecionador) - Casey McQuiston
  • Caderno de Exercícios para Praticar a Lei da Atração - Slavica Bogdanov
  • Caderno de Exercícios para se Organizar Melhor e Viver sem Estresse - Christel Petitcollin

Jogos de Tabuleiro:
  • Everdell - Bellfair
  • Robinson Crusoe
  • Flamecraft (Deluxe Edition)
  • Salem 1692 (Cidades Sombrias #2)
  • Bristol 1350 (Cidades Sombrias #4)
  • Munchkin 9 - Jurássico Sarcástico

Top 10 #10 - Melhores Leituras de 2022

30 de dezembro de 2022


Esse ano eu lembrei da lista, então bora lá.
Já adianto que, apesar de não ter lido a quantidade de livros que eu gostaria, li uma variedade de gêneros até razoável. Teve livro divertido, emocionante, nostálgico, de revirar os olhos de preguiça, e dessa vez vou listar na ordem, do último pro primeiro lugar. Teve livro 4 estrelas na lista, sim, mas não é porque não favoritei o livro que o bendito não seja bom. Teve livro que recebi esse ano mas vou ler agora em janeiro. Talvez tenha perdido alguma coisa que não entrou nessa lista por ter empurrado pra frente? É possível, mas se merecer, entra na do ano que vem (prometo não esquecer, eu espero).

Review - Flamecraft (Edição Deluxe)

29 de dezembro de 2022


Título:
Flamecraft (Edição Deluxe)
Editora/Fabricante: Galápagos
Criador: Manny Vega
Idade recomendada: 14+
Jogadores: 1-5
Nota:★★★★★
Descrição: Seja bem-vindo à Flamecraft, um mundo onde dragõezinhos artesãos e humanos convivem em harmonia!
No mundo fantasioso de Flamecraft, humanos e pequenos dragões convivem pacificamente, usando suas diferentes habilidades para se ajudarem. Nesse mundo, dragões artesãos, versões menores e magicamente talentosas de seus primos maiores (e destrutivos), são procurados pelos lojistas para que possam encantar os clientes e ajudar com os negócios!
Os jogadores assumem o papel de Guardachamas, pessoas com habilidade de conversar com dragões e responsáveis por alocar os dragões nos diferentes comércios da cidade, assim construindo sua reputação. Como os dragões possuem diferentes especialidades (pão, carne, ferro, cristal, planta e poção), jogadores precisam ser inteligentes na alocação de seus amigos répteis!
Durante uma partida, os jogadores visitam lojas para ganhar itens e favores de um dos dragões lá, e usam os itens coletados para encantar as lojas, ganhando reputação e os favores de todos os dragões da loja – faça os combos mais criativos e corra atrás de objetivos secretos para ganhar mais reputação ainda!
Um jogo estratégico, mas que é fácil de aprender e mais fácil ainda de se apaixonar! Ganhe o jogo ao ser nomeado Mestre do Ofício Ígneo – o Guardachama com a melhor reputação da cidade!

Flamecraft é um jogo com temática de fantasia, onde dragões e humanos trabalham juntos e convivem em harmonia. O objetivo é ser o melhor "Guardachamas", um tipo de treinador de dragões, com a maior reputação e, pra isso, é necessário alocar os dragões artesãos nas lojas disponíveis da cidade, e fazer uma boa gestão de recursos para fazer as melhores combinações que rendem recompensas e que vão somar mais pontos.

Aqui temos cartinhas de dragões artesãos (que são alocados nas lojas e dão habilidades para o jogador de acordo com o tipo de dragão), dragões de elite (que podem ser adquiridos ao coletar recompensas e ativados durante a partida ou ao final do jogo para dar mais pontos ao jogador), companheiros (uma espécie de bichinho de estimação opcional que pode ser usado uma vez e dá uma única vantagem ao ser ativado), encantamentos (baralho roxo pra partidas iniciantes, e baralho dourado pra partidas um pouco mais avançadas) e as cartas de loja, que é onde os dragões vão pra coletar recursos e disponibilizam suas habilidades. Todas as cartas de dragões e lojas possuem ilustrações únicas, e cada dragão tem seu próprio nome que tem a ver com seu tipo, porém, a habilidade de acordo com o tipo de dragão sempre será a mesma, ou seja, dragões de pão, como o "Docinho de Coco" ou a "Carolina", sempre vão dar a habilidade de comprar um novo dragão artesão; dragões de poção, como a "Jasmin", ou o "Pingado", permitem trocar os dragões alocados de lugar; dragões de planta permitem ganhar pontos de reputação ao dar um recurso pra outro jogador; dragões de cristal permitem que o jogador pegue 3 recursos diferentes além dos já coletados na loja visitada; e dragões de carne permitem que o jogador aloque um dragão em alguma loja da cidade. Os dragões de elite também tem nomes diferentes, e já adianto que não tenho maturidade nenhuma com os nomes desses dragõezinhos fofos.


A mecânica do jogo é bastante simples e consiste em visitar as lojas e escolher a ação desejada (coletar ou encantar) para formar os melhores combos antes dos adversários e seguir na trilha de reputação marcando pontos. Durante as rodadas, quando o baralho de compras de encantamento ou o baralho de compras de dragões artesãos acaba, o último turno é ativado e o jogo chega ao fim (e aqui eu tenho que confessar que deixava de comprar cartas ou encantar lojas pra prolongar o jogo por mais um tempinho numa tentativa de fazer mais alguns pontos).

Os tipos de lojas e dragões se dividem em pão, planta, poção, ferro, carne e cristal (e atenção para os nomes peculiares e bem engraçados das lojas e dos dragões). Ao visitar uma loja de pão, por exemplo, e o jogador quiser fazer a ação de coletar, ele coleta pão e guarda para depois usar como pagamento em algum encantamento ou pra ativar a habilidade de algum dragão de elite específico. A medida que mais dragões de um determinado tipo forem sendo alocados nas lojas, ou se a loja for encantada, o jogador também coleta a quantidade de itens que aparecem em todas as cartas alocadas alí, logo, quanto mais cartas forem dispostas na loja, mais itens o jogador poderá coletar, desde que não ultrapasse o limite de 7 itens de cada tipo e 6 cartas de dragões artesãos na mão (os de elite não tem limite). Quando uma loja for preenchida com 3 cartas de dragões, uma nova loja aleatória da pilha de compras é inaugurada na cidade dando mais possibilidades aos jogadores de coletar recursos, recompensas e ganhar mais pontos.

Um ponto interessante que destaco aqui é que, como os recursos dos outros jogadores ficam visíveis pra todos, é possível ter uma ideia do que ele está planejando fazer com relação aos encantamentos, e é possível montar uma estratégia pra atrapalhar o coitado ou partir pra um plano B caso a gente perceba que não teremos os itens suficientes para fazer o tal encantamento a tempo. Isso só não acontece com os dragões de elite, que ficam fechados na mão do jogador com objetivos específicos, logo ele pode sair ativando esses dragões ao cumprirem o que eles pedem, fazendo um bando de pontos no meio ou no final do jogo que ninguém esperava, e aqui podemos ter grandes reviravoltas na pontuação, e quem estava lá na frente pode ficar pra trás, #xatiado.


Apesar da temática de dragões e encantamentos, o jogo em si poderia ter qualquer outro tema sem interferir na mecânica ou na jogabilidade, pois basicamente vamos coletar recursos, alocar personagens, usar alguma habilidade pra ter alguma vantagem e somar pontos. Essa edição deluxe (que é o dobro do preço da outra) traz o mesmo tabuleiro de neoprene, mas é ainda mais bonita devido aos componentes de madeira, plástico e metal, mas não acho que muda a experiência durante o jogo se comparado a edição standart. O insert também é todo organizado pra cada coisinha ser guardada no devido espaço e ainda vem uma bolsinha de tecido pra guardar as moedinhas, bem pesadas por sinal. Acredito que a diversão vai ser a mesma e só faz diferença pra quem realmente é colecionador e gosta desse tipo de detalhes que deixam o jogo mais "rico".


O manual do jogo é super bem organizado, e as informações vem de forma bem clara e com alguns exemplos pra ensinar como jogar direitinho. Cada jogador tem uma carta de referência com o resumo do que pode ser feito no seu turno. É possível que no meio da partida apareça uma carta com algum comando referente a ativação de habilidades que possa gerar alguma dúvida ou confusão, mas o manual já traz a explicação de cada habilidade de dragão ou loja especial, basta procurar o nome da carta na lista para entender e saber o que fazer.

Com relação a rejogabilidade, pra ser bem sincera, não achei que há tanta assim, e as diferenças pra cada partida vão ser bem sutis. Além da possibilidade de se jogar sozinho (o que ainda não testei), o jogo traz 2 baralhos de encantamento para escolhemos um deles de acordo com o nível de dificuldade e uma boa variedade de lojas. A ideia de separar os encantamentos é interessante, mas acabei não percebendo muita diferença entre os encantamentos a não ser pelas moedas. Algumas cartas do baralho dourado proibem o uso de moedas como coringas, e outras cobram a moeda junto com outros itens para realizar o tal encantamento em alguns deles, enquanto no baralho roxo o uso das moedas em substituição a algum item para comprar aquele encantamento é livre, e nenhum encantamento obriga o jogador a pagar alguma moeda. O problema aqui é que as moedas são recompensas que o jogador ganha por alocar um dragão em algum espaço vazio na loja que dá esse recurso, logo, se um jogador alocou o dragão alí e ganhou a moeda, outro jogador não poderá realizar essa ação naquele local e terá que tentar conseguir a bendita moeda em outra loja que ainda tenha essa recompensa disponível, e isso acaba gerando uma pequena disputa.


As cartas de loja também promovem essa rejogabilidade já que não são todas que entram na jogada, e cada partida vai trazer lojas diferentes, com opções e habilidades diferentes, mas o diferencial está nas lojas especiais cujos símbolos são ícones de dragões ou moedas. Essas lojam em particular não podem ser encantadas e tem uma que nem aceita que dragões sejam alocados, o que limita o ganho de pontos, mas permitem que os jogadores coletem dragões ou moedas sem depender da alocação e da recompensa. Então, além de precisar de uma certa estratégia, também é preciso um pouco de sorte pras melhores cartas de lojas saírem ao embaralhar.

Enfim, Flamecraft é um jogo lindo de viver (principalmente essa edição deluxe), seja pela arte ou pelos componentes de excelente qualidade, super colorido e muito divertido. Uma partida dura em média 1hr (ou pouco mais). A classificação dele é de 14+ por conta da legislação brasileira, mas meu filho de 8 anos entendeu direitinho logo na primeira partida, e jogamos tranquilamente. Não tem nada impróprio pra crianças pequenas nesse jogo.

Apesar de ser fácil de entender e aprender, devido a quantidade de ações que podem ser feitas e que podem confundir um pouco numa primeira jogada, não acho que seja um jogo de entrada indicado pra quem está iniciando no hobbie. Acho que Flamecraft é um jogo intermediário que requer um pouquinho de planejamento e até de malícia pra se dar bem, mas pra quem gosta de jogos competitivos que envolvem alocação de personagens, gestão de recursos e combinação de itens pra pontuar e que podem bloquear (e atrapalhar muito) os outros jogadores, é jogo mais do que recomendado. Mal chegou e já é um dos favoritos na mesa aqui de casa.

Conto de Fadas - Stephen King

28 de dezembro de 2022

Título:
 Conto de Fadas
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Gênero: Fantasia
Ano: 2022
Páginas: 624
Nota:★★★★☆
Sinopse: Aos dezessete anos de idade, Charlie Reade parece ser um garoto comum: pratica esportes, é um filho atencioso e aluno de desempenho razoável. Suas lembranças, entretanto, não são feitas apenas de momentos felizes. Após perder a mãe em um grave acidente quando tinha apenas dez anos, Charlie precisou aprender a cuidar de si e do pai, que, enlutado com a perda da esposa, buscou refúgio na bebida.
Certo dia, ao pedalar pela rua de casa, Charlie atende um pedido de socorro vindo do quintal de um dos vizinhos: Howard Bowditch. O homem recluso e rabugento, que amedrontava as crianças do bairro, cai de uma escada e se machuca gravemente. O chamado por ajuda veio de Radar, a fiel pastor alemão, tão idosa quanto seu dono.
Enquanto Bowditch se recupera, Charlie passa a ajudar o vizinho com tarefas domésticas e com o cuidado de Radar, e assim o rapaz faz duas grandes amizades. Quando Howard morre, Charlie se depara com uma fita cassete que revela um segredo inimaginável: um portal para outro mundo.

Resenha: Charlie Reade é um jovem de dezessete anos que teve a infância e a adolescência bastante conturbada após perder a mãe num acidente de carro. Como se a morte da mãe já não fosse uma tragédia traumática o bastante, Charlie ainda teve que lidar com o pai que, desolado pela perda, acabou afogando as mágoas na bebida, se tornando alcóolatra. Toda a situação fez com que Charles amadurecesse muito cedo ao acabar sendo o responsável pelos cuidados com o pai passando por anos de muita luta.
Até que um dia Charlie escuta a cadela Radar uivando sem parar, numa tentativa de pedir ajuda para seu dono, o velho Howard Bowditch, que havia sofrido um acidente na escada de casa. Depois de ajudar Bowditch, Charlie se aproxima desse senhor recluso e rabugento para ajudá-lo nas tarefas de casa e com os cuidados de Radar enquanto ele se recuperava, e a amizade que surge entre eles vai mudar tudo na vida do garoto. Bowditch está rodeado de mistérios que desperta a curiosidade de Charlie, mas quando Bowditch morre é que o garoto descobre que o velho escondia um segredo que ninguém jamais poderia imaginar: um portal para outro mundo. 

A história pode ser dividida em três partes, onde a primeira tráz o contexto da relação do protagonista com o pai e as dificuldades pelas quais ele passou, e ainda assim mostrando o quanto Charlie não é um garoto perfeito, mesmo que seja bondoso, esforçado e leal aos seus valores; a segunda parte com o desenvolvimento da amizade entre ele, Bowditch e Radar; e a terceira parte onde ele entra no portal e embarca numa jornada cheia de aventuras e referências a diversos contos de fadas em suas versões mais sombrias.
O livro é narrado em primeira pessoa num ritmo bem lento, e vamos acompanhando o próprio Charlie contando essa história de vida, permitindo ao leitor ter uma experiência literária a la King, com descrições minuciosas a se perder de vista acerca dos mistérios da cidadezinha, da fantasia propriamente dita no mundo de Empis, e das camadas que envolvem os personagens, mostrando as questões referentes ao amadurecimento precoce de Charlie e seus dilemas, a amizade improvável com o velho implicante da vizinhança e com as responsabilidades que ele toma pra si mesmo.

Não vou negar que em diversos momentos eu não consegui enxergar Charlie como se fosse um garoto de dezessete anos, pois muitos de seus pensamentos e atitudes parecem não corresponder muito com a idade dele e ele parece ser bem mais velho (não sei se entra a questão do próprio autor parecer estar parado no tempo e não estar nada familiarizado com os "xóvens" de hoje em dia). Outra coisa é que, mesmo que haja uma explicação (que parece ter sido mais uma desculpa), não me soou muito convincente um adolescente como Charlie abrir mão de tudo pra cuidar de um velho chato que apavorava as crianças da rua, mas, tirando isso, acompanhá-lo nessa jornada do herói num mundo fantástico e cheio de perigos estando acompanhando de Radar foi até bem satisfatório. Tudo bem que nada tira da minha cabeça que o autor inseriu Radar na história pra atingir o ponto fraco dos leitores amantes de doguinhos, mas ainda assim ela é um ótimo exemplo de amizade leal e verdadeira que alguém pode ter na vida e fez toda a diferença aqui.

Acho que o livro tem partes um pouco cansativas e repetitivas, o que arrastou a leitura mais do que eu imaginei. Talvez, se fosse enxugado para que tivesse umas 400 páginas, a história poderia ser contada da mesma forma, porém com mais fluidez e agilidade. Eu gosto dos livros do King e, quando vejo algo que foge um pouco do seu terror clássico, fico animada e cheia de expectativas, porém, por mais interessante que tenha sido acompanhar Charlie nessa jornada e ter gostado muito da primeira parte do livro, a história não trouxe nada de inovador ou surpreendente, pelo menos pra mim.

Talvez pra quem ainda não conhece o estilo e a escrita de King, este não seja o melhor livro pra se começar, pois ele é bem diferente dos seus outros clássicos de terror e, mesmo que tenha toques de horror e suspense, está mais pra algo no estilo "contador de histórias", mas, pra quem gosta de fantasia com referências a se perder de vista, eu recomendo.