Wishlist #31 - Board Games - Hegemony

11 de outubro de 2023

Hegemony é um jogo assimétrico que tem a ver com política e que aborda a temática das classes sociais num Estado fictício (mas que poderia muito bem representar a realidade). Na primeira vez que vi o anúncio nem me liguei do que se tratava mas depois que dei uma pesquisada mais aprofundada, achei super interessante. O jogo parece ser complexo devido às mecânicas, manual enorme e é um euro pesado, mas ainda assim fiquei super curiosa e já entrou pra lista.

Hegemony: Conduza sua clase à vitória
Editora/Fabricante: Galápagos
Criadores: Vangelis Bagiartakis e Varnavas Timotheou
Idade recomendada: 14+
Jogadores: 2-4
Descrição: Hegemony é um jogo de tabuleiro político-econômico assimétrico para 2-4 jogadores que o coloca no papel de um dos grupos socioeconômicos em um estado fictício: a classe trabalhadora, a classe média, a classe capitalista e o estado em si.
Embora os jogadores tenham seus próprios objetivos separados, todos eles são limitados por uma série de políticas que afetam a maioria de suas ações, como Tributação, Mercado de Trabalho, Comércio Exterior, etc. Votar nessas políticas e usar sua influência para alterá-las também é muito importante.
Por meio de um planejamento cuidadoso, ações estratégicas e manobras políticas, você fará o melhor para aumentar o poder de sua classe e cumprir sua agenda. Você será o único a liderar sua classe à vitória?
Existem muitas maneiras de alcançar a hegemonia - qual você escolherá?


Créditos da imagem: Unfiltered Gamer
Expansão

Incidentes Históricos
Mergulhe profundamente na história do mundo em Hegemony! Esteja na vanguarda da Revolução Francesa, Americana ou Russa, experimente os efeitos político-econômicos da Primeira e Segunda Guerras Mundiais, navegue em sua nação através da Crise Financeira Global e muito mais com o Modo de Eventos Históricos!
O baralho de Eventos Históricos consiste em 50 novas cartas exclusivas que darão sabor histórico aos seus jogos!

A Rainha Traidora - Danielle L. Jensen

9 de outubro de 2023

Título:
A Rainha Traidora - 
A Ponte Entre Reinos #2
Autora: Danielle L. Jensen
Editora: Seguinte
Gênero: Romance/Fantasia/New Adult
Ano: 2023
Páginas: 392
Nota:★★★★☆
Sinopse: Lara é uma rainha traidora. Ao compartilhar informações secretas sobre a defesa de Ithicana, a jovem não só quebrou a confiança de seu povo como possibilitou que a ponte fosse dominada pelo rei de Maridrina, seu pai. Em exílio, Lara se sente impotente diante de tanta morte e destruição, mas quando descobre que seu marido, Aren, foi capturado em batalha, ela decide fazer de tudo para se redimir -- e salvar o homem por quem se apaixonou perdidamente.
Arriscando a vida em mares revoltos, Lara volta para Ithicana com planos não só para libertar Aren, mas todo o Reino da Ponte. Para isso, ela pretende usar as armas mais letais que seu pai já criou: suas irmãs. Contudo, o palácio de Maridrina é praticamente impossível de invadir, e há peças demais nesse jogo em que inimigos e aliados trocam de lugar a todo momento. Para piorar, talvez seu maior adversário seja justamente o homem que ela está tentando libertar.

Resenha: A Rainha Traidora é o segundo volume de uma duologia (que pertence a série The Bridge Kingdom - que já conta com uma segunda duologia em andamento que conta a história de outros personagens, e um conto extra sobre Lara e Aren chamado The Calm Before the Storm) iniciada em A Ponte Entre Reinos, da autora Danielle L. Jensen, que conta a história de Lara Veliant, uma das filhas do rei de Maridrina, que passou a vida sendo treinada como uma assassina para se infiltrar em Ithicana, o reino inimigo, e matar o rei devido aos conflitos políticos relacionados ao controle de uma enorme ponte que existem entre os reinos. Lara se torna rainha de Ithicana quando se casa com o rei Aren mas, apesar de não conseguir matá-lo por perceber que ele não é nada daquilo que foi levada a acreditar a vida toda e ter se apaixonado por ele, ela segue as ordens de Silas, seu pai, e compartilha informações secretas sobre a defesa do reino. Silas, então, consegue dominar a ponte e Lara não só quebra a confiança do povo de Ithicana, como passa a ser conhecida como a rainha traidora. Lara é exilada e começa a se sentir impotente e culpada por ter iniciado essa guerra onde várias pessoas estão sofrendo e morrendo. E no meio do caos, Lara descobre que Aren foi capturado em batalha.
Agora, como forma de se redimir, Lara vai arriscar a vida para voltar para Ithicana numa tentativa desesperada de libertar seu marido e o próprio Reino da Ponte num jogo político onde ela nunca sabe realmente quem é seu inimigo ou seu aliado.

Mantendo o mesmo padrão do livro anterior, a história é narrada em terceira pessoa com capítulos que se alternam entre os pontos de vista de Lara e Aren, e dá pra perceber uma diferença bem considerável na qualidade da escrita quando comparada ao primeiro volume. A narrativa parece estar bem mais fluída e completa, mantendo um ritmo frenético envolvendo batalhas ferozes, tramas políticas, surpresas e muitas emoções.

Lara e Aren estão melhores desenvolvidos e mais maduros, numa posição onde precisam tomar decisões importantes que vão mudar não só os seus destinos, mas de todo um reino. Vamos acompanhando Lara mostrando suas habilidades letais seja em batalhas ou em brigas corpo a corpo, e em fugas e perseguições tão alucinantes quanto exaustivas em meio ao deserto (com direito a um camelo e tudo). Enquanto luta e tenta sobreviver, fica bem evidente que devido aos erros que cometeu anteriormente, a jornada de Lara está ligada com a ideia dela encontrar uma maneira de se redimir enquanto se culpa e se odeia pelo que fez. Por outro lado, Aren está alí determinado e lutando com todas as suas forças para defender seu reino, mas também fica o tempo inteiro tentando odiar Lara e falhando miseravelmente.

Os personagens secundários, embora tenham sua importância na trama, não são muito aprofundados e deixam aquela impressão de potencial perdido, principalmente com relação às irmãs de Lara.
Gostei da inserção dos personagens Keris e Zarrah. Aqui eles já demonstram terem camadas interessantes, funções importantes, e acho que os livros 3 e 4 da série, que são protagonizados por eles, prometem bastante.

A construção de mundo é cheia de detalhes e é possível nos imaginarmos naqueles cenários de deserto escaldante ou dos mares revoltos. A complexidade do Reino da Ponte, assim como todas as questões políticas que estão envolvidas, é super interessante e torna a leitura bastante imersiva. Por causa das longas viagens que os personagens fazem, eles não se prendem num único lugar, e isso acaba expandindo ainda mais esse universo mostrando detalhes que vão além dos apresentados no primeiro livro. Senti falta da parte do alívio cômico que estava presente no livro anterior, aqui a história está focada na ação e nos conflitos emocionais de Lara e Aren então acaba sendo mais "pesada" e até mais sangrenta. A autora investiu bastante nos detalhes, mas em alguns pontos senti que fiquei perdida com os saltos temporais e não sabia se o tempo decorrido entre uma cena e outra tinham sido dias, semanas ou até meses. Na questão dos detalhes, há uma cena bastante "caliente" que mostra o quanto o casal, apesar de suas diferenças, tem química, mas pra mim foi totalmente dispensável e desnecessária visto que tinha uma guerra acontecendo lá fora.

Enfim, eu gostei do desfecho, achei que as coisas ficaram bem resolvidas e bem amarradas levando todo o contexto em consideração, e apesar dos pequenos infartos que tive a cada tragédia que acontecia, achei que A Rainha Traidora fechou bem o arcos dos personagens e a trama principal. Fiquei curiosa pra ler o conto dos dois e espero que a Seguinte publique nem que seja em formato digital só pra termos um gostinho do que aconteceu depois do final.

Novidades de Outubro - Suma

8 de outubro de 2023

Nós fazemos o Mundo - N. K. Jemisin (05/10/2023)
Na cidade que nunca dorme, as aparências enganam: à primeira vista, é até possível acreditar que tudo vai bem, mas essa não é a verdade.
Já faz três meses que Nova York ganhou vida, e os avatares conseguiram impedir que a Mulher de Branco destruísse seu território. Só que, agora, o inimigo tem poderes mais sutis à disposição: a retórica populista da gentrificação, da xenofobia e das medidas para "manter a lei e a ordem" pode destruir a cidade de dentro para fora. Para impedi-la, os avatares terão de se unir a outras Grandes Cidades para salvar o mundo da destruição iminente.
Em Nós somos a cidade, N. K. Jemisin apresentou uma narrativa original e dinâmica, mostrando como seus personagens se relacionam com as regiões que representam e interagem com os demais. Em Nós fazemos o mundo, volume que encerra a saga, as histórias de cada avatar são desenvolvidas e articuladas com maestria para que, juntos, eles possam lutar por um bem maior.

O Labirinto da Morte (18/10/2023)
Como parte de um projeto de colonização, catorze desconhecidos chegam ao planeta Delmak-O em uma viagem só de ida.
Vasto e amplamente inexplorado, Delmak-O é um território perigoso, ocupado por seres gelatinosos em formato de cubo que dão conselhos enigmáticos por meio de anagramas. É possível contatar divindades por uma série de amplificadores e transmissores de oração -- mas é provável que elas não fiquem felizes com o contato. À distância, os colonos são atraídos por um misterioso edifício, mas, ao se aproximar dele, cada pessoa enxerga na fachada um lema diferente.
Confinados em um planeta cuja própria atmosfera parece induzir a paranoia, os recém-chegados descobrirão que, em Delmak-O, Deus é um ser que está ausente ou disposto a destruir suas próprias criações.



Novidades de Outubro - Seguinte

7 de outubro de 2023

Desenhos de Guerra e de Amor - Flavio de Souza (10/10/2023)
No trajeto entre a escola e sua casa, Gabriel reclama sobre muitas coisas em seu diário, a chatice das aulas, a incompreensão da família, os colegas do ônibus... A lista é longa. Quando volta das férias, o garoto se surpreende ao descobrir que a nova passageira do ônibus, Isabel, também tem um caderno secreto. Ela, no entanto, é sensível e cheia de sonhos. Entre os mistérios e reviravoltas que permeiam a narrativa, os dois acabam desenvolvendo uma amizade improvável.
Desenhos de guerra e de amor alterna passagens dos diários: o dela é lírico e doce; o dele, feroz e amargo. Assim, os mesmos acontecimentos são narrados de maneiras completamente opostas. A grande aventura desse romance é descobrir onde está a verdade -- e se ela existe mesmo.

Heartstopper para Colorir - Alice Oseman (17/10/2023)
Um livro de colorir com as cenas mais memoráveis da série de quadrinhos que conquistou leitores do mundo inteiro.
O universo de Heartstopper é cheio de momentos que nos emocionam e deixam com o coração quentinho, e não à toa tem conquistado leitores do mundo inteiro. Agora, os fãs da série criada por Alice Oseman vão encontrar Nick, Charlie e toda a turma em quarenta ilustrações de cenas icônicas dos livros (além de algumas inéditas!), prontas para ganhar novas cores e estilos -- e nos aproximar ainda mais dos nossos personagens favoritos.

Eu Nasci Pra Isso - Alice Oseman (17/10/2023)
Angel Rahimi está prestes a realizar o sonho de qualquer garota: ir para Londres com a melhor amiga para assistir ao show do Ark, sua boyband favorita. Angel faz parte do fandom da banda há anos, e foi ali -- em meio a fóruns, fanfics e postagens nas redes sociais -- que encontrou amizades verdadeiras e um lugar no mundo.
Jimmy Kaga-Ricci é o vocalista do Ark, e deve tudo o que tem ao grupo. Shows lotados, fãs apaixonados e festas com celebridades são comuns em sua rotina, mas o sucesso cobra um preço caro, e ele sofre cada vez mais com crises de ansiedade e paranoia.
Os caminhos de Jimmy e Angel se cruzam justo quando ele começa a questionar se a fama é algo que realmente deseja, e ela a se perguntar se o amor que sente pelo Ark só é tão grande porque a ajuda a fugir de seus problemas. Entre conversas sobre música e surpresas inesperadas, esta é uma história sobre o poder de acreditar em alguma coisa -- especialmente em si mesmo.

Novidades de Outubro - Paralela

6 de outubro de 2023

Uma Rua no Brooklyn - Jenny Jackson (03/10/2023)
Morar na Pineapple Street, no Brooklyn, é um sonho para muitos residentes de Nova York, mas uma realidade apenas para poucos -- como é o caso da glamorosa e bem relacionada família Stockton.
Darley, a filha mais velha, nunca precisou se preocupar com dinheiro. Ela seguiu seu coração, trocando o emprego e a herança pela maternidade -- mas acabou sacrificando mais de si mesma do que pretendia. Cord, o único filho homem, acaba de se casar com Sasha, que encontra entre os Stockton uma realidade totalmente diferente daquela vivida por sua família de classe média. Ela se sente excluída em meio a tantas tradições impenetráveis e é vista como interesseira. Georgiana, a mais nova dos Stockton, se apaixona por quem não poderia (e nem deveria) e é forçada a se perguntar que tipo de pessoa quer ser.
Espirituoso, divertido e cheio de personagens cativantes -- embora falhos --, Uma rua no Brooklyn é um romance escapista sobre dinâmicas familiares complexas, o cotidiano fascinante dos super-ricos e a insanidade do primeiro amor, e faz uma das perguntas mais antigas do mundo: será que dinheiro traz mesmo felicidade?

Evidências de uma Traição - Taylor Jenkins Reid (17/10/2023)
Querido estranho...
Uma jovem desesperada no sul da Califórnia se senta para escrever uma carta para um homem que ela nunca conheceu -- uma escolha que mudará sua vida para sempre.
Meu coração está com você, David. Apesar de não nos conhecermos.
Pouco a pouco, a correspondência entre Carrie Allsop e David Mayer revela os detalhes de um caso devastador entre seus cônjuges. Ao longo das cartas, eles confessam seus medos e compartilham sentimentos escondidos no fundo de suas almas, tentando decidir como seguir em frente.
Contada inteiramente por meio de cartas, Evidências de uma traição é uma história de decepções, mágoas e segredos, mas também de perdão e recomeços, e de como, no caso de algumas pessoas, a dor pode libertar.

Parem os Relógios - Kristan Higgins (17/10/2023)
Joshua e Lauren são um casal perfeito. Jovens, recém-casados e loucamente apaixonados, eles acreditam que não poderiam ser mais felizes. Mas então Lauren é diagnosticada com fibrose pulmonar idiopática, uma doença incurável e terminal.
Conforme o quadro dela progride, Joshua tenta aproveitar ao máximo o tempo que lhes resta e aceitar seu futuro. Com um trabalho solitário, poucos amigos, quase nenhum familiar e uma boa dose de ansiedade social, ele não tem ideia de como encarar essa nova e indesejada fase de sua vida. Mas Lauren bolou um plano para ajudá-lo a seguir em frente e atravessar o luto, a raiva e a negação no primeiro ano sem ela: doze cartas que vão guiá-lo em uma intensa e comovente jornada para reencontrar a alegria de viver.
Nessa trajetória, Joshua vai passar por situações banais, como ir ao mercado pela primeira vez desde o velório; e não tão banais assim, como fazer um novo melhor amigo enquanto tem um colapso no provador de uma loja. Conforme sua dor cede espaço para as risadas e as novas relações, Joshua aprende a mais valiosa lição de Lauren: o caminho para a felicidade não é uma linha reta.

Review - Everdell

5 de outubro de 2023

Título: Everdell
Editora/Fabricante: Starling/Galápagos
Criador: James A. Wilson
Idade recomendada: 14+
Jogadores: 1-4
Nota:★★★★★
Descrição: Um vale encantador, assim como nos contos de fadas, está escondido sob os ramos de árvores imponentes e entre riachos serpenteantes, uma vez nele seu coração se encherá de uma vontade perene de nunca mais ir embora.
Em Everdell, você lidera animaizinhos carismáticos na construção de vilas. Para construí-las é necessário alocar seus trabalhadores para obter recursos, com eles você pode baixar cartas de sua mão e utilizar as habilidades da criatura ou construção. A vila mais encantadora e próspera será a vencedora!

Everdell é um eurogame leve com a proposta de levar os jogadores a uma jornada encantadora onde irão se dedicar a missão de erguer construções imponentes, reunir animais simpáticos e formar uma vila em meio a uma floresta mágica e abundante. O jogador vai alocar uma quantidade limitada de trabalhadores em determinados espaços do tabuleiro a fim de coletar recursos especiais com objetivo de construir uma vila próspera ao longo de 4 rodadas, ou 4 estações. O jogo começa no inverno, passa pela primavera, depois pelo verão e termina no outono onde os pontos dos jogadores serão somados, e vence quem fizer mais pontos.



Em cada turno o jogador realiza uma ação dentre as três disponíveis que são: alocar um trabalhador para conseguir o recurso ou benefício daquele local; jogar uma carta pagando seus custos para formar a vila e, quando não há mais ações possíveis ou trabalhadores para serem alocados, preparar-se para a estação. Quando o jogador se prepara para a estação, ele recolhe todos os seus trabalhadores alocados no tabuleiro além dos que estão na estação seguinte indicada na Árvore Perene, o que faz com que ele ganhe um novo trabalhador na próxima rodada. No outono o jogador coleta 2 novos trabalhadores.

Os jogadores não precisam estar na mesma estação enquanto jogam, o que pode fazer com que alguns terminem o jogo primeiro e tenham que ficar esperando os outros. Como o objetivo do jogo é formar a vila que some a maior quantidade de pontos, o jogador vai ficar focado na construção da própria vila e as rodadas vão se desenrolando de forma isolada, pois a interação entre jogadores é praticamente zero. Os trabalhadores do jogador adversário que estão alocados podem bloquear o espaço impedindo que o jogador consiga o benefício que estaria disponível alí, de forma que o outro precise recorrer a outras formas de conseguir os recursos necessários para continuar baixando suas cartas e formando sua vila, ou que acabe tendo que desistir de alguma construção.



A vila comporta até 15 cartas, que correspondem às construções e às criaturas, e cada uma delas tem seu custo que dão algum benefício ou valem uma quantidade de pontos ao final da partida. Algumas cartas inclusive podem valer mais se estiverem combinadas com outras, logo, baixar cartas aleatórias sem considerar que elas funcionam melhor em conjunto com outras cartas, pode acabar fazendo com que o jogador deixe de ganhar pontos. As construções ainda tem cores e símbolos indicando seu tipo (bronze/viajante, verde/produção, vermelha/destino, azul/regulamentação e roxa/prosperidade), que além de darem benefícios ao jogador, ainda servem para a pontuação através de eventos, onde é necessário uma quantidade mínima de cartas de um determinado tipo. Um ponto legal é que os benefícios das cartas vão desde a dar descontos na construção de outras, ativar cartas já baixadas rendendo mais recursos, e até baixar criaturas gratuitamente que também dão alguma vantagem.
Talvez a maior dificuldade na formação da vila, o que pode ser motivo de frustração para alguns, é a enorme dependência de sorte pra sair a carta que precisamos para formar os combos que valem mais pontos. Às vezes também é preciso sacrificar algumas cartas para fazer combos melhores ou conseguir algum recurso necessário pra continuar desenvolvendo a vila, então se apegar muito a construções ou criaturas pode deixar o jogador em desvantagem diante daquele que vai desembolando seu jogo sem dó.



Embora a quantidade de cartas seja bem considerável (construções e criaturas somam 128 cartas), elas são repetidas, seja para que os outros jogadores também tenham a oportunidade de incluí-las nas suas vilas, ou para que haja outras chances de se conseguir aquela carta caso outra pessoa a pegue primeiro ou descarte mas, ainda assim, é possível que uma carta desejada não apareça no momento certo fazendo com que o jogador precise rever a própria estratégia constantemente. Cada partida é um desafio, e quanto mais se joga, mais ficamos familiarizados com as cartas e suas funções, e isso acaba tornando o jogo mais fluído e com possibilidade de ser cada vez mais estratégico caso os jogadores assim queiram (é possível contar as cartas pra se ter ideia do que já saiu e o que está por vir).
Em questão de rejogabilidade, além da vila ser sempre diferente a cada partida (o que sempre vai pedir uma estratégia diferente), o jogo oferece um pouquinho de mudanças através das cartas de evento especial e locais de floresta, que variam a cada partida dando opções novas de pontuação e recursos que podem ser coletados.



Falar de Everdell e não mencionar toda belezura que ele tem é quase um crime. Os componentes são lindíssimos e cada um é feito de um material diferente com uma textura diferente, as cartas são de ótima qualidade, o tabuleiro tem um formato diferenciado pra poder encaixar os tabuleiros das expansões (formando um tabuleiro gigantesco e que requer kilometros de mesa pra caber tudo), as ilustrações são a coisa mais linda dessa vida, e a Árvore Perene, apesar de não ser obrigatória, dá todo aquele ar instagramável na aparência do jogo que chama atenção de qualquer um. No jogo base, os bichinhos/meeples de madeira que representam os trabalhadores de cada jogador são camundongos (brancos), esquilos (laranjas), tartarugas (verdes) e ouriços (marrons). Talvez a única coisa que eu tenha sentido falta pra deixar o jogo ainda mais rico nessa questão da beleza dos componentes, seria moedas de metal.
A indicação de idade é +14, mas jogo com meu filho que tem 9 anos e ele não vê nenhuma dificuldade, inclusive já ganhou de mim várias vezes.



Enfim, Everdell é um jogo com investimento um tanto salgado (ainda mais se for considerar as expansões) mas que, pra mim, valeu cada centavo, tanto pela qualidade e beleza dos componentes, quanto pelos bons momentos de diversão que ele proporciona. Não vou negar que a questão da sorte e da limitação com relação a interação entre os jogadores pode ser um ponto negativo pra quem gosta de bolar estratégias a longo prazo e de disputas mais diretas, e mesmo que o início do jogo seja um pouco travado devido a pouca quantidade de trabalhadores disponíveis (o que se ajusta e passa a fluir melhor com o passar das estações) acompanhar a vila crescer é super satisfatório e vale o esforço. Pra quem gosta de jogos de alocação de trabalhadores e engine building com essa temática super fofa de bichinhos e contos de fadas, com certeza vai curtir.
Um dos jogos mais lindos que há e que, com certeza, é um dos queridinhos da minha coleção.