Wishlist #10 - Board Games - Pandemic

20 de julho de 2022

Venho tentando diminuir a listinha de jogos de tabuleiro por motivo de grana curta e porque não quero amontoar jogos que não vou jogar só pra aumentar a pilha. Maaaass, nessa saga de procurar jogos pra família e que tenham o diferencial de serem cooperativos, descobri Pandemic, que simula uma série de doenças que começam a eclodir pelo mundo, e o papel dos jogadores, que assumem o papel de especialistas no combate às doenças, é se unir para erradicarem os vírus e encontrarem a cura para impedir uma pandemia global. O tema é interessante, mas a ideia do adversário ser o próprio jogo já me convenceu. Vou incluir as expansões junto na lista, pois elas acrescentam várias coisas tornando o jogo mais dinâmico, mais difícil e com muito mais opções de jogabilidade.

Editora/Fabricante: Galápagos
Criador: Matt Leacock
Idade recomendada: 10+
Jogadores: 2-4
Descrição: Em Pandemic, várias doenças virulentas eclodiram simultaneamente em todo o mundo! Os jogadores combatem as doenças, assumindo o papel de especialistas cuja missão é tratar os focos enquanto pesquisam a cura para cada uma das quatro pragas.
Tomando um papel único dentro da equipe, os jogadores devem planejar a sua estratégia para combinar suas forças de especialistas, a fim de curar as doenças. Se uma ou mais doenças se espalham além da recuperação ou se decorrido muito tempo, todos os jogadores perdem. Se encontrarem a cura das quatro doenças, todos eles ganham!

Expansões

À Beira do Caos
Salvar a humanidade se tornou uma rotina? Leve Pandemic a outros níveis com novas funções e eventos! Acrescente um quinto jogador, tente a dificuldade Lendária ou enfrente um desafio opcional:
E se uma doença for extremamente grave?
Ou uma quinta doença causar um grande estrago?
Sempre pode piorar: e se essa doença for espalhada por um Bioterrorista que ninguém sabe quem é?
À Beira do Caos inclui novos cards de eventos, novos cards de regras, regras para cinco jogadores e desafios opcionais de jogos para aumentar a dificuldade do jogo base Pandemic. Esses novos desafios, que podem ser usados ​​individualmente ou combinados para jogos ainda mais difíceis, são os seguintes:
O desafio da estirpe virulenta faz com que uma doença se torne particularmente mortal de maneiras imprevisíveis.
O desafio da mutação adiciona uma quinta doença (roxa) que se comporta de maneira diferente das quatro originais.
O desafio Bio-Terrorista coloca um jogador contra os outros!

No Laboratório
Em No Laboratório, a segunda expansão para Pandemic, você vai usar um novo tabuleiro que permite mover os peões em um laboratório. O objetivo desta atividade é o mesmo que no jogo base - encontrar curas para doenças - mas desta vez de uma maneira nova. Atrás de portas lacradas, os cientistas correm contra o tempo para sequenciar as doenças, colher amostras e testar as curas.
No Laboratório inclui quatro novos papéis, novos eventos, e um cenário Worldwide Panic Mutation. Os jogadores podem competir individualmente ou em equipes rivais (quando se joga com quatro ou seis jogadores). Pode a sua equipe trabalhar juntos no laboratório para salvar a humanidade?

Estado de Emergência
Salvar o mundo ficou um pouco mais difícil em Estado de Emergência, uma expansão para Pandemic que oferece três novos desafios:
- O Desafio Hinterlands, em que doenças se espalham a partir de animais para seres humanos.
- O Desafio dos Eventos de Emergência, em que os eventos imprevisíveis têm efeitos desagradáveis sobre o jogo e os jogadores tentam usar quarentenas para parar a propagação da doença em todo o mundo.
- O Desafio Superbug, no qual uma quinta doença que não pode ser tratada ameaça o mundo! Para combater esta ameaça, você deve primeiro encontrar a sua cura, em seguida, produzir doses da vacina. Você deve erradicar a doença da superbactéria para ganhar. Isto não é para os fracos de coração...

The Sims 4 - Desafio da Viúva Negra - Marido #1 (parte 1)

14 de julho de 2022

Newcrest, Quarta-feira de Primavera

Eu sei que eu acabei de conhecer o Tomas e que ele ainda não sabe que vai se casar comigo nos próximos dias, mas agora que esse homem se tornou meu pretendente, preciso dar um jeito de conquistá-lo o quanto antes. Pra isso, fui dar uma volta pelo bairro depois do meu expediente nesse emprego que odeio mais do que tudo nessa vida, pra ver se descobria alguma informação que me fosse útil sobre ele.
Logo conheci a Miko, e foi impossível não viraramos amigas. E acredito que ela vai acabar sendo muito útil nessa minha jornada, então, manter essa amizade o mais sólida possível é muito importante...

Como trabalho somente no período da manhã, tenho o resto do dia inteirinho pra me dedicar ao meu plano. Aproveitei minhas horas vagas pra aprender mais sobre Culinária, e a tarde eu dava voltas pelo bairro numa tentativa de aumentar meu círculo de conhecidos. Numa dessas esbarrei com uma velha abusada o bastante pra me afrontar sem o menor motivo. Eu poderia tirá-la do meu caminho a qualquer momento, mas não vou me desviar do meu objetivo pra não levantar suspeitas. Só espero não ver essa mulher outra vez...

Pra dar início ao plano, chamei Miko e Tomas pra nos encontrarmos num bar a noite. Seria minha chance de chamar a atenção dele e fazer com que ele se interessasse por mim... Miko teve que ir embora mais cedo, então fiquei alí usando todo o meu charme enquanto bebia alguns drinks com Tomas. Quando um outro homem, muito simpático por sinal, se sentou ao meu lado e começou a puxar papo, Tomas parece ter caído em si, sentiu um pouco de ciúmes e começou a tomar a atitude que eu esperava.
Tudo sob controle e saindo conforme planejado até aqui. Essa noite não vou ir além do que uma conversa legal e alguns flertes inocentes, mesmo que Tomas tenha tentado beijar minhas mãos e acariciar meu rosto. Já percebi que ele está na minha, mas nosso primeiro beijo precisa ser especial e inesquecível para que ele se jogue aos meus pés.
E já estou preparando tudo pra isso...

Ass. Amber Black

Review - Root

12 de julho de 2022

Título: Root
Editora/Fabricante: MeepleBR
Criador: Cole Wehrle
Idade recomendada: 10+
Jogadores: 2-4
Nota:★★★★★
Descrição: Lançado em 2019 pela Leder Games e aos poucos já se tornando um sucesso mundial, Root esconde por trás de ilustrações fofinhas e personagens bonitinhos, um jogo de guerra de encher os olhos. Cheio de surpresas e possibilidades estratégicas.
Em Root, cada jogador pode comandar uma das quatro facções que lutam pelo domínio da Floresta da Madeira, cada uma delas com objetivos diferentes e estratégias únicas. Portanto, traçar seu jogo necessita de adaptação e inteligência. Os gatos, Marqueses, por exemplo, estão interessados nas riquezas da floresta, enquanto a Aliança lutará através da influência de suas ideias e sonhos nos outros habitantes. Ainda temos as Rapinas que tentam reestabelecer seu reinado. E não podemos esquecer, é claro, do Malandro, um “espírito livre” que não se importa de seguir seu caminho, desde que esteja ao lado de quem ganhar no final das contas.
No jogo, cada facção cria sua própria narrativa, já que é preciso guiá-la enquanto aproveita suas qualidades e leva em conta suas possibilidades. Para cada facção, um jogo inteiramente diferente e com formas únicas de vencer.
A floresta nunca teve uma guerra tão fofinha, bonitinha e, ao mesmo tempo, selvagem e cheia de violência, estratégia e conflitos territoriais.

Root é um jogo de guerra que requer um bom planejamento e estratégia para vencer. Tudo se passa na Floresta da Madeira, onde os Marqueses, um grande exército de gatos com uma carinha de que estão claramente tramando alguma mirabolância qualquer, invadiram praticamente todo o território que antes pertencia à aristocrática Ditastia das Rapinas. Agora as aves amarguradas e acuadas em um cantinho querem se expandir para reinvidicar a glória e o domínio tomado pelos gatos.
Em meio a rivalidade dessas duas facções, há a fação ascendente da Aliança da Floresta, que representa a resistência. Ela deseja reunir os bichinhos que vão contar com a ajuda de vários apoiadores para organizar revoltas contra seus opressores enquanto as outras facções estão ocupadas demais tentando se matar, assim eles podem ter seu lugar ao sol. Também temos o Malandro, um peão solitário que explora ruínas em busca de itens, cumpre algumas tarefas, e que não está preocupado em conquistar territórios, mas isso não significa que ele não vai tentar se beneficiar no meio do conflito, seja se aliando a quem for conveniente pra ele, ou apunhalando alguma facção pelas costas.

Todas as facções podem pontuar quando criam itens ou removem construções inimigas das clareiras através de ataques, mas eles também tem meios exclusivos e que rendem mais pontos para avançar. Os Marqueses basicamente são construtores, logo eles pontuam usando recursos da floresta para erguer construções. A Dinastia das Rapinas pontua construindo e protegendo seus ninhos no maior número de clareiras possível para aumentar o domínio pelo território, porém, como ela segue o decreto estipulado pelo líder, caso alguma tarefa não possa ser cumprida (o que vai acontecer mais cedo ou mais tarde), um tumulto é iniciado e alguns pontos inevitavelmente serão perdidos. A Aliança da Floresta pontua espalhando simpatia pelas clareiras afora em prol de sua causa, o que futuramente vai permitir que seus guerrilheiros promovam suas revoltas e conquistem espaço. E o Malandro, que pontua realizando tarefas e ajudando/prejudicando as outras facções.


Cada jogador tem três fases em seu turno (amanhecer, dia e anoitecer) com objetivos pré definidos em cada uma delas de acordo com a facção escolhida, e somente depois de terminar todas as ações disponíveis é que ele passa a vez pro próximo jogador. Há um marcador de pontos no tabuleiro principal de 0 a 30, logo o jogador que atingir 30 pontos primeiro, vence imediatamente. Há uma segunda forma de se vencer o jogo através das cartas especiais de domínio, que definem uma quantidade de clareiras que a fação precisa governar para vencer, então fica a critério do jogador escolher seu modo de vitória caso venha a conseguir a carta.

Tendo em mente a forma de pontuação de todas as facções, é possível traçar um plano para ganhar pontos e atrapalhar o inimigo (o que consequentemente vai gerar um pouco de discórdia), por isso a importância de estudar a mecânica de cada uma delas para que, durante o jogo, tudo que está acontecendo seja compreendido por todos. No começo é difícil e um tanto complexo por causa da quantidade de detalhes e informações, é bem comum confundir os naipes das cartas quando é preciso criar ou ativar alguma ação, e ficamos muito dependentes do manual, mas depois que entendemos, principalmente se tiver alguém que vai explicando a medida que as coisas vão acontecendo, fica bem mais fácil. Às vezes o manual é muito direto sobre alguma questão, então acabamos partindo da premissa de que se não existe aviso sobre algum tipo de restrição, é porque tal ação é liberada. Mas já adianto que somente com a prática e com os erros em algumas partidas é que vamos aprendendo, então se certifique que você tenha amigos/familiares comprometidos e pacientes para embarcar nessa saga rootilística. Recomendo que as dicas no final do manual "Aprenda a jogar", sobre cenários e combinações de facções de acordo com a quantidade de jogadores, sejam seguidas, pelo menos até que os jogadores já tenham dominado todos os detalhes e regras. 


Depois de quase 2 meses de enrolação, várias páginas lidas e vários videos assistidos, tomei coragem e chamei as crianças pra podermos jogar o famigerado Root. Vou ser sincera em assumir que a primeira partida foi um fiasco total, fiz tudo errado e fiquei muito perdida, pois assistir videos do jogo sem ter jogado não é a mesma coisa do que botar a mão na massa, e acaba sendo bem difícil assimilar tudo de uma vez. Percebi que, pra aprender a jogar e entender o que se passa, pelo menos pra mim, foi preciso encarar a partida e ver exemplos práticos, ao vivo e a cores. Inclusive indico aqui a playlist do canal The Jhonny is on the Table que iluminou meu caminho, grazadeus e obrigada.

Com relação a arte e a qualidade dos componentes, só tenho elogios. As ilustrações num geral trazem um traço super descolado de desenho feito a mão; os meeples de madeira tem carinhas expressivas e são uma graça; as fichinhas e as cartas tem uma textura diferenciada e uma impressão de excelente qualidade; e os tabuleiros, tanto o da floresta quanto os individuais de cada facção, são bem resistentes. E por falar em tabuleiro, o verso traz o mapa do inverno, e pode ser utilizado pra uma partida avançada e bem mais desafiadora (coisa que não fiz ainda por motivos de "não sou experiente").

O que importa é que por mais trabalhoso e demorado que seja esse longo processo de aprender o jogo, no final vale muito a pena e ele vai acabar se tornando um dos favoritos. Root é muito dinâmico, muito competitivo e super divertido. Pode ser que, devido ao sistema de pontos, onde cada facção tem sua forma própria de pontuar, o jogador fique com aquela impressão de que o jogo é desbalanceado e que uma facção é melhor ou mais fácil de jogar do que a outra, mas isso vai de acordo com a estratégia e o quão o jogador entendeu a mecânica daquela facção, pois todas possuem vantagens e desvantagens que devem ser administradas durante a partida para manter um equilíbrio..
No mais, Root tem uma aparência fofinha com meeples carismáticos e bonitinhos que provam que quem vê cara, não vê coração.

Cozinha Literária - Panquecas (Última Parada)

5 de julho de 2022

Faz pelo menos uns 8 anos que venho tentando criar coragem pra começar essa coluna de receitas aqui no blog mas nunca aconteceu. A ideia inicial seria reproduzir uma receita de alguma comida simples e interessante que aparece em algum livro e que, de alguma forma, colabora na experiência com a leitura. Enfim, achei um livro pra poder ser o meu ponto de partida.

Quem leu Última Parada, da autora Casey McQuiston, viu que as panquecas fazem parte do cotidiano dos personagens de um jeito que dá pra imaginar até o cheiro delas saindo das páginas, e por eu sempre fazer panquecas aqui em casa, nada melhor do que começar com essa delícia culinária que protagoniza qualquer café da manhã, ou da tarde (ou as madrugadas em claro, quem sabe?).

Ingredientes
  • 1 e 1/4 xícara de farinha de trigo com fermento
  • 1 c.s. de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 xícara de leite
  • 2 c.s. de manteiga ou margarina derretida
  • Pitada de sal
  • Óleo

Modo de preparo
Misture a farinha, o açúcar e o sal num recipiente.
Em outro recipiente, misture os ovos, o leite e a manteiga.
Acrescente os líquidos aos secos, e quando a massa estiver escorrendo lentamente, está no ponto.
Aqueça e unte a frigideira com um fio de óleo, coloque a massa formando uma camada grossa no centro usando meia concha como medida e, depois que um lado estiver dourado, vire a panqueca para dourar o outro lado.
Empílhe as panquecas e regue com a calda doce de sua preferência, coloque um cubinho de manteiga e, se gostar, adicione banana ou morangos picados. Sirva com aquele café esperto e passado na hora, e bom apetite!

The Sims 4 - Desafio da Viúva Negra - O Início

4 de julho de 2022

Newcrest, Domingo de Primavera

Devo começar dizendo que tenho meus motivos para o que estou prestes a fazer. Depois de ter sido enganada, roubada e largada no altar por um cafageste do pior calibre, não confio em mais ninguém e vou recuperar tudo que me foi tirado, e muito mais. Manter um diário vai me ajudar com meu objetivo agora que me mudei pra essa cidade. 

O pouco e único dinheiro que me sobrou foi suficiente pra comprar esse casebre caindo aos pedaços, e agora preciso me preparar. Não posso levantar suspeitas, então tenho que começar arranjando um emprego qualquer pra eu poder manter as contas até melhorar meu carisma e poder conquistar a primeira vítima.
Vi um anúncio de uma vaga numa cafeteria do bairro e aceitei logo, mas não nego que morro de ódio de ter que ficar servindo mesas e lavando pratos. Mas preciso de dinheiro, e enquanto não dou o bote, tenho que me virar com o que tem. Talvez o ambiente seja propício pra conhecer alguém, quem sabe... 
Ao voltar pra casa acabei sendo surpreendida por um comitê de boas vindas (???) e confesso que foi a coisa mais cafona que já vi na minha vida, mas além de ter ganhado comida, ainda conheci um vizinho que apesar de ser tímido, é bem simpático... Oi, Tomas! Tenho planos pra nós dois...

Ass. Amber Black

Review - Takenoko + Chibis

3 de julho de 2022

Título: Takenoko
Editora/Fabricante: Galápagos
Criador: Antoine Bauza
Idade recomendada: 8+
Jogadores: 2-4
Nota:★★★★★
Descrição: Muito tempo atrás, o imperador da China, em gesto de paz, presenteou o imperador do Japão com um panda-gigante. Foi-lhes designada a delicada tarefa de cuidar desse panda de grande importância política, bem como do ilustre bambuzal do imperador. Você deverá cultivar os terrenos com a ajuda da irrigação e de sua inteligência, para que os bambus, o único alimento do panda, cresçam em abundância. Mas fique atento ao apetite descontrolado do animal sagrado por esses brotos de bambu crocantes.

Falou em jogo fofo e colorido, tô dentro, e Takenoko é mais um desses jogos divertidos e super bonitos que chama a atenção na mesa, desperta a curiosidade de todo mundo pra jogar, e cumpre com o papel de entreter.
Basicamente o jogo traz uma historinha (sim, o manual inclusive parece uma revistinha em quadrinhos) sobre o Imperador do Japão, dono de um enorme bambuzal, ter ganhado um urso panda de presente do Imperador da China. O panda precisa de cuidados, come muito, e o bambuzal é o próprio self-service. Quem vai sofrer com a comilança do barrigudo é o pobre jardineiro, que cuida de todos os bambus que crescem alí, e ele vai plantar o que puder na maior velocidade possível pra manter tudo bonito como o Imperador gosta.




O objetivo do jogo é fazer o maior número de pontos de acordo com as cartas dos jogadores, com tarefas como levar água para irrigar o terreno e os bambus poderem crescer, fertilizar o terreno a fim de duplicar o crescimento dos bambus, fazer com que o panda saia comendo tudo pra encher sua pancinha e aumentar o terreno com as peças modulares, o que promove uma boa variedade de situações diferentes a cada partida já que o tabuleiro nunca será igual. O dado do tempo vai definir algumas vantagens durante o movimento do jogador durante a rodada, e isso ajuda bastante pra cumprir as tarefas e acumular pontos. E embora seja necessário um pouco de estratégia, o jogo tem a mecânica bem simples e é super fácil de aprender.

Expansão

Título: Takenoko: Chibis
Editora/Fabricante: Galápagos
Jogadores: 2-4
Obs.: Requer o jogo base
Nota:★★★☆☆
Descrição: Há muito tempo atrás, o imperador da China ofereceu ao imperador do Japão um panda gigante, um símbolo da paz. Sua missão delicada: Tome cuidado com o animal junto do seu campo de bambu. Agora, como uma recompensa pelo seu grande trabalho, está sendo oferecido a você um segundo panda... fêmea! Takenoko: Chibis inclui uma miniatura de panda fêmea, nove peças diferentes para os pandas bebês, seis tiles, 18 cartas e 17 peças de bambu.

Com a expansão Chibis, o jogo continua com a mesma mecânica, mantendo o limite máximo de 4 jogadores, com a diferença de que agora vai ter uma fêmea que, apesar de não comer os bambus, terá filhotes sempre que os dois pandas pararem no mesmo terreno, e isso vai render mais pontos ao jogador. Também há algumas peças de terrenos novas que estão ligadas a irrigação e ao crescimento dos bambus.
Apesar da expansão ser legal por trazer essas novas peças que promovem esse diferencial, acaba não fazendo muita diferença no jogo em si já que não muda quase nada.


No mais, a arte do jogo é super bonita, os componentes são de excelente qualidade, as peças de bambu e o dado são de madeira, e pra mim é indispensável pra quem curte jogos nesse estilo. Takenoko fez sucesso com as crianças aqui em casa e tá mais do que aprovado!